Business -

Abertura de empresas tem alta de 13,4% em novembro, segundo Serasa Experian

8 de Março de 2021

De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, foram criados 292.268 mil negócios no país em novembro de 2020, um avanço de 13,4%, na comparação com o mesmo recorte do ano anterior. Este aumento foi impulsionado principalmente pelas Sociedades Limitadas, negócios que são formados por dois ou mais empreendedores, que totalizaram 40,3 mil no mês analisado. O aumento dos empreendimentos desta natureza jurídica foi de quase 80%, veja abaixo:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, mesmo que o nível de confiança financeira de empresários e consumidores não tenha sido integralmente restaurado aos níveos pré-pandemia, a abertura de um negócio continua sendo uma opção para aqueles que carecem de geração de renda. O salto das sociedades limitadas transparece esse fato. “Muitas vezes, abrir uma empresa com alguém pode ser um incentivo, tanto moral como financeiro, por isso as Sociedades Limitadas vêm a calhar. Duas ou mais pessoas que perderam o emprego durante a crise econômica podem se juntar e começar a empreender, não só por vocação, mas por necessidade”, conclui o economista.

O aumento na análise ano a ano também fez com que a representatividade das Sociedades Limitadas aumentasse cinco pontos percentuais, saindo de 8,8% em novembro do ano passado e atingindo 13,8% neste ano. Os MEIs, pelo grande volume de empresas já abertas na categoria, tiveram redução de 0,8 p.p. Empresas Individuais também tiveram queda, de 3,4 p.p. Confira os dados completos sobre representatividade no gráfico a seguir.

Expectativa de venda faz comércio crescer em novembro

Feita a análise por setor, o indicador revela no ano a ano que o Comércio foi o segmento que mais cresceu em novembro/20 (+27,2%). Segundo Rabi, esse avanço pode ser justificado pela Black Friday e pelas festas de fim de ano, já que muitos empresários costumam enxergar essa época como uma boa oportunidade para iniciar e alavancar novos negócios. Indústrias tiveram alta de 15,8% e Serviços apenas 8,5%, ainda que a área se destaque no percentual de representatividade. Confira:

Ainda no mesmo recorte interanual todas as regiões apontaram crescimento. O destaque fica para região Sul, que registrou alta de 18,3% na abertura de empresas. Em seguida estão Norte (14,0%), Centro-Oeste (13,9%), Sudeste (13,5%) e Nordeste (7,9%).

Pesquisa revela que empreendedores enxergaram oportunidades durante a pandemia

A Serasa Experian realizou um estudo para avaliar os impactos da pandemia de Covid-19 nos negócios e os dados revelam que 90% dos pequenos e médios empreendimentos viram oportunidades no período. Entre as áreas de maior espaço para desenvolvimento citadas pelos participantes estão aprender novas modalidades de vendas e/ou prestação de serviços (38%), empreender e inovar (33%) e rever parcerias e fornecedores (33%).

Confira os dados completos aqui.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.800 pessoas em 45 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Comentários
Assista ao vídeo