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Varejistas aumentam em 68% a análise de vendas no crediário

6 de Janeiro de 2021

Com o maior receio de inadimplência, marcas apostaram em softwares especializados para reduzir riscos da operação em 2020

Para diminuir o risco de inadimplência, as pequenas e médias redes varejistas - que possuem entre 10 e 50 unidades - analisaram neste ano R$ 390 milhões em compras realizadas pelos consumidores no crediário próprio frente aos R$ 232 milhões de 2019, registrando um aumento de 68%. Os dados foram coletados pelo Meu Crediário, empresa que conta com um sistema de gestão on-line voltado ao crediário das marcas varejistas, com cerca de 1.000 lojas em todo o Brasil.

O crescimento vem após a crise econômica provocada pela Covid-19 trazer inúmeros prejuízos ao varejo brasileiro. Em abril, no auge da pandemia, o setor registrou perdas de 16,6%. Porém, desde maio as vendas no varejo crescem de maneira consolidada, trazendo um saldo positivo de 1,3% no acumulado dos últimos 12 meses, segundo a mais recente Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE. 

De acordo com Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, a considerável elevação da análise de crédito nas pequenas e médias redes varejistas é explicada pelo maior receio de algumas marcas em relação ao aumento da inadimplência. “Hoje o crediário é uma fonte de receita considerável para centenas de lojistas. Muitos deles consideraram oportuno aumentar as análises de crédito para tentar mitigar ao máximo os riscos da operação, ainda mais em um ano marcado por tantas incertezas”, afirma. Para 2021, o empreendedor projeta que o índice cresça de maneira semelhante, algo entre 60 e 80%, principalmente se a pandemia não for totalmente resolvida até o 1º semestre.

Além de controlar a inadimplência, Schneider revela ainda que o maior investimento das redes varejistas em sistemas mais atualizados visam a padronização da análise de crédito em todas as suas unidades. “Existem marcas que realizavam políticas de crédito diferentes em cada loja. A pandemia acabou acelerando a obrigação dos empresários em ajustar essa política para conseguir manter a sustentabilidade da operação”, argumenta.

Diante de toda essa movimentação de mercado, o Meu Crediário registrou crescimento de 110% na comercialização de suas soluções em 2020. “Além desses dois itens mencionados, o sistema foi bem requisitado no mercado pelo fato de reduzir sensivelmente a demanda por análises em birôs de crédito e possibilitar a automatização de aproximadamente 85% das vendas realizadas via crediário”, finaliza.

Sobre o Meu Crediário

Lançado em 2016, o Meu Crediário oferece uma solução completa para a concessão de crédito em lojas de diversos segmentos varejistas como calçados, vestuários, óticas, etc. Para isso, a empresa dispõe de um poderoso sistema de análise de crédito, que conta também com a automatização de cobranças e a negativação de devedores. O objetivo é facilitar a gestão, reduzir o risco e aumentar a rentabilidade dos lojistas no crediário próprio. Mais informações em http://meucrediario.com.br.

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