O tão badalado verão chegou, mas apesar do sucesso, há os que prezem os requintes do inverno. Com as estações do ano trocadas, a América do Norte vira referência para quem procura o frio durante o nosso verão. Aspen é um destino famoso para quem curte esportes de neve ou simplesmente querem tentar descer pela primeira vez as íngremes montanhas brancas. O Cartão de Visita buscou o know-how de quem conhece a mais famosa montanha do Colorado, Snowmass, como a palma da mão. Gabriel Ganme é especialista em Medicina de Expedições e Esportiva, e garante: “Qualquer viagem que implique o contato com um ambiente diferente do habitual deve ser devidamente preparada. Mudamos de ambiente quando nos defrontamos com um clima diferente, um ecossistema desconhecido e alguma realidade que não dominamos. Mesmo que o corpo humano tenha uma grande capacidade de adaptação, podemos facilitar o processo reduzindo tempo e sacrifícios físicos. Prevenção é a melhor saída.”
|
Viajantes que têm zonas de altitude como destino, tendem a perder peso nos primeiros dias. Mas tudo não passa do corpo humano lutando para se adaptar à altitude, porém deixando o corpo mais debilitado e com sensação de cansaço. “O sucesso da aclimatação depende de um processo orgânico que envolve os sistemas pulmonar, cardíaco, vascular, excretor, etc. Ao diminuir a pressão de oxigênio em grandes altitudes, o organismo estimula mecanismos que podem levar mais oxigênio às células. Por consequência, respiração e pulsação aumentam, levando ao falso emagrecimento e debilitando o corpo”, diz Ganme, que frequenta o inverno americano há muitos anos e nos garante dicas locais que vão fazer a sua viagem muito mais proveitosa.
Onde se hospedar:
- Snowmass tem condomínios para todos os tamanhos de famílias e a preferência é um que tenha ski in/out, de preferência perto da vila
- Timberline, Wodrun e Enclave são algumas das boas opções
- Para quem prefere um serviço de hotelaria completo, o hotel Viceroy é a dica
Onde comer:
- Na Snowmass Village, o Stewpot é ideal para um lanche caseiro, com roupas e comida típica
- Já mais refinado, a cantina Il Poggio, tem excelente comida italiana
- Para comida contemporânea, o The Edge, dentro do Timberline Suites
- Na montanha (entre esquis), o Gwin's tem excelente culinária
- Up For Pizza merece uma parada rápida para um delicioso cookie.
- Na cidade de Aspen, o Casa Tua tem comida internacional, além de ambiente charmoso
- O Ajax serve excelentes hambúrgueres com uma boa vista da montanha
- Para os aventureiros que querem esquiar em Aspen Highlands, uma parada obrigatória, é para almoçar no Cloud 9. Mas lembre de esquiar tudo que tem direito pela manhã, pois ao fazer o menu degustação do restaurante, você irá aproveitar o fim do dia relaxando e fazendo uma última descida direto para o estacionamento.
Dicas para iniciantes:
- Snowmass tem pistas para todos os níveis e a escola é bastante completa. A melhor dica é não economizar em aulas, para não gastar no médico. Aulas particulares não devem ser divididas por mais de 2 pessoas, senão perdem o sentido.
Dicas para avançados:
- Uma das pistas mais longas, entre árvores, é a LongShot. Requer uma caminhada em subida, cerca de 500 metros, com paisagem espetacular.
- Hanging Walls é a pista (fora de pista) para quem quer muita adrenalina, desde que saiba o que está fazendo e está acostumado ao "free riding”.
- Para quem quer esquiar em terrenos completamente virgens, a empresa Powder Tours fornece programas de Snowcat (trator de neve) com guias de fora de pista para esqui e snowboard, com a garantia de se esquiar em neve tipo Powder e sem qualquer traçado de outros praticantes. O almoço é servido numa cabana do meio da montanha, sem qualquer outro acesso, com comida típica do velho oeste. O tour só sai com boas condições de tempo.
O que vale conhecer:
- Além de um destino de inverno sensacional, Snowmass e Aspen tem uma série de trilhas e passeios. Algumas destas trilhas só são acessíveis no verão, como Maroon Bells, as montanhas mais fotografadas dos EUA.
A partir de qual idade este destino é indicado: Snowmass tem uma excelente escola de esqui para crianças, mas as atividades de neve são melhor aproveitadas a partir dos 4 anos de idade.
Dicas do médico Gabriel Ganme:
“Seja você um novato ou alguém que já pratica esportes de neve, a preparação física é fundamental. Um bom programa de exercícios orientados irá ajudar a prevenir lesões e permitir que a pessoa aproveite muito mais a montanha. O esqui e o snowboard utilizam músculos que podem ser melhor treinados em programas de musculação e de exercícios aeróbios específicos. E é bom obter orientações sobre a prevenção e medidas para minimizar o Mal da Montanha (mal-estar provocado por efeito da mudança de altitude), pois Snowmass fica a cerca de 3000 metros e certos cuidados precisam ser tomados.” Seguem as dicas:
- Uma preparação física adequada para este tipo de viagem fará você aproveitar mais, sem as dores da atividade nova. As condições da neve afetam a forma de esquiar e as contusões. A “neve compacta” gera alta velocidade e contusões de impacto. Já o “powder” está mais associado a torções. Um bom programa de exercícios orientados ajuda na prevenção de lesões (seja novato ou avançado) e permite o melhor aproveitamento da montanha. Deve incluir musculação e exercícios aeróbios por, no mínimo, 2 meses (para quem já tem bom preparo geral), diminuindo a carga gradativamente nos últimos 15 dias para não chegar com os músculos fatigados.
- Ao chegar, comece com atividades leves, tome bastante líquidos não alcoólicos, evite esforços físicos exagerados. Não tenha pressa. Comece devagar e vá progredindo dia a dia.
- Procure minimizar o mal-estar provocado por efeito da mudança de altitude, conhecido por Mal da Montanha. Lembre-se que o pico do ocorre de 24 a 48 horas da chegada à altitude. Nestes primeiros 2 dias, a atividade deve ser diminuída.
- Pode haver insônia, mas remédios para dormir são contraindicados.
- Use umidificador, pois o ar mais seco pode piorar o mal-estar da altitude.
- Cuidado também com a proteção dos olhos no sol, pois existe maior intensidade dos raios UV.
- Se a dor de cabeça vier, Ibupofreno é uma boa opção. Se a dor persistir, procure um médico”.
Agradecimento: Clínica de Medicina Esportiva, Mergulho e Expedições Dr. Gabriel Ganme www.gabrielganme.com.br