Um dos principais autores teatrais brasileiro da segunda metade do século XX, com importantes obras como “Muro de Arrimo” e“A Bolsinha Mágica de Marly Emboaba”, o dramaturgo Carlos Queiroz Telles terá sua vida e obra lembrada em uma exposição multimídia no Teatro Aliança Francesa.
A Exposição Multimídia ficará em cartaz durante o mês de Novembro no hall do Teatro, através de diversos televisores em que o público poderá assistir a vários depoimentos, entrevistas e debates sobre sua vida e obra.
Entre os entrevistados estão Antônio Fagundes (ator), Alcides Nogueira (dramaturgo e autor de telenovelas), Alexandre Borges (ator e diretor), Renato Borghi (ator), Jorge da Cunha Lima (ex-secretário de Cultura do Estado de São Paulo e presidente da TV Cultura), Mario Masetti (diretor), Renata Pallotini (dramaturga), Ety Freiser (atriz) entre outros.
Todos os depoimentos são de amigos e pessoas que trabalharam com ele. Destaque para os de Ety Fraser que atuou em “A Ponte”, texto inaugural do Teatro Oficina, Jorge da Cunha Lima que o conheceu na Faculdade São Francisco e Renata Pallotini que escreveu com Carlos Queiroz Telles “O Julgamento”. Uma telenovela brasileira produzida pela extinta TV Tupi e exibida às 20h, entre 04 de outubro de 1976 a 30 de abril de 1977, com 178 capítulos.
Paralelo à exposição estará em cartaz no Teatro Aliança Francesa, o espetáculo Muro de Arrimo de Carlos Queiroz Telles, com direção de Alexandre Borges e protagonizado por Fioravante Almeida.
A trama baseada numa notícia de jornal traz o momento do Brasil e da seleção brasileira, por meio do personagem Lucas. Ele está no alto de um arranha céu ouvindo ansiosamente no seu radinho de pilha o locutor falar sobre o pré-jogo, enquanto tenta concentrar-se em sua tarefa de construir um muro no alto de um prédio. Durante o trabalho, Lucas revela seus sonhos, desejos, vontades e suas desilusões. Ele contrasta momentos de euforia e meditação, já que apostou meio salário na vitória do Brasil.
O espetáculo teve uma montagem clássica em 1975, no Teatro Aliança Francesa, com Antônio Fagundes fazendo o pedreiro e direção de Antônio Abujanra, que renderam a peça diversos prêmios como Molière e Anchieta de melhor autor e APCA para a direção.
SERVIÇO:
LOCAL: Teatro Aliança Francesa, Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque. 226 lugares+ 04 PNE. (Estacionamento conveniado em frente)
DATA: 31/10 até 30/11, (Segunda à Sábado das 09h às 21h, Domingos 16h às 19h e horários especiais nos feriados, conferir no site da Aliança.)
INFORMAÇÕES: 3017 5699 - r. 5602 e www.teatroaliancafrancesa.com.br
INGRESSOS: Gratuito
CLASSIFICAÇÃO: Livre