A APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e o SEBRAE(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizam workshop de apresentação do Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual, voltado às produtoras de micro e pequeno portes de todo o País. Após passar por São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, o evento chega a Salvador nos dias 31 de julho e 01 de agosto, no Hotel Pestana, localizado na Rua Fonte do Boi, 216. O projeto conta com a parceria do SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) e da ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão).
O workshop OBJETIVA – “Empreendedorismo em Foco” terá a abertura institucional de Odete Cruz, Gerente Executiva de Capacitação da APRO, que explicará sobre a metodologia do Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual. Na sequência, Débora Mazzei, Analista Técnica da Unidade de Atendimento Coletivo – Serviços - do SEBRAE, explanará sobre a atuação da entidade no mercado.
Erick Krulikowski, consultor em Gestão de Negócios Audiovisuais, abordará no primeiro dia do evento questões sobre empreendedorismo, plano de negócios criativos, desenvolvimento e modelagem de negócios e ferramentas de gestão. O profissional tem 15 anos de experiência em gestão executiva de projetos e negócios nas áreas de cultura e educação, com ênfase em plano de negócios, planejamento estratégico, administração financeira, captação de recursos e desenvolvimento institucional. Assessor de Estratégia de Negócios e Cooperação Internacional do Polo Audiovisual da Zona da Mata/MG, Krulikowski é professor convidado do MBA de Bens Culturais da FGV e do pós-MBA do BI International, além de sócio diretor da iSetor.
No dia 01 de agosto, Débora Ivanov, advogada e sócia-diretora da Gullane Entretenimento S.A., produtora de conteúdo para cinema e televisão, falará sobre fontes de financiamento, destacando o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que é destinado ao desenvolvimento articulado de toda a cadeia produtiva da atividade audiovisual no Brasil. No mesmo dia haverá um seminário com Deborah Calla, produtora, escritora e roteirista brasileira, que reside há 19 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, sobre roteiro e a importância da relação entre o produtor e o roteirista para o desenvolvimento de pilotos para televisão e cinema. Os tópicos abordados na apresentação de Deborah abrangem como trabalhar com um roteirista, estrutura de longa-metragens, estrutura de seriado de televisão, “writer’s room” (TV), novos modelos, transmídia, “loglines e pitching”, ferramentas de vendas e “packaging”.
Deborah Calla é diretora do comitê de diversidade do Producers Guild of America, membro do sindicato de roteiristas americanos Writers Guild of America (WGA) e produtora de um dos mais bem sucedidos workshops daquele país: The Producers Guild of America Power of Diversity Workshop. A profissional também já produziu eventos com a presença e participação de Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy, Scandal), Vince Gilligan (Breaking Bad), Conchata Ferrell (Two and a Half Men), Jimmy Kimmel (Late Night With Jimmy Kimmel), entre outros.
O workshop tem entrada gratuita e vagas limitadas com inscrições até 29 de julho pelos e-mails regina@apro.org.bre paulasanches@apro.org.br. Depois de Salvador, está previsto workshop similar do Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual na cidade de Belo Horizonte, em datas e locais ainda não definidos.
Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual
Lançado em outubro do ano passado, o Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual busca oferecer às produtoras do audiovisual cursos de capacitação em gestão empresarial, distribuição, formatação de projetos para leis de incentivo e editais, roteiro, desenvolvimento de projetos transmídia, aspectos jurídicos para direitos autorais, modelos de contratos referenciais, entre outros conteúdos. O Projeto é aberto para todo o mercado de produção audiovisual nacional.
A iniciativa, que na primeira etapa deverá durar dois anos, é voltada não apenas a São Paulo e ao Rio de Janeiro, mas também Porto Alegre, Recife e Brasília. Além da capacitação das produtoras, será feito uma pesquisa de mapeamento nacional do setor, para diagnosticar a realidade do mercado de produção em todo o Brasil, com suas ameaças e oportunidades.