Informes - GERAIS

Após atirar e jogar granada contra policiais, Roberto Jefferson se entrega e é preso

23 de Outubro de 2022

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) se entregou à prisão na noite deste domingo (23/10). A informação foi confirrmada pela assessoria de imprensa do PTB. A prisão aconteceu na casa de Jefferson em Levy Gasparian, no Rio de Janeiro.

Mais cedo, Jefferson atirou contra policiais federais que foram cumprir uma ordem de prisão contra ele expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.  Segundo nota da Polícia Federal, "dois policiais foram feridos por estilhaços de granada arremessada pelo alvo". Eles receberam atendimento médico e passam bem.

Moraes expediu duas ordens de prisão contra o deputado. Na primeira, assinada no sábado (22), o ministro apontou que o ex-deputado descumpriu medidas cautelares “em diversas ocasiões”. Em prisão domiciliar e com tornozeleira eletrônica, Jefferson recebeu visitas e passou orientações partidárias a dirigentes do PTB, concedeu entrevista e compartilhou informações falsas.

Na segunda ordem, assinada na noite deste domingo (23), Moraes determinou a prisão em flagrante por, "em tese", Jefferson ter cometido dupla tentativa de homícídio ao atirar contra os policiais. O flagrante permite a prisão depois das 18h, horário limite a outros crimes.

Depois da prisão, Moraes parabenizou a Polícia Federal pelo Twitter e lamentou o ataque a tiros comandado por Jefferson. "Parabéns pelo competente e profissional trabalho da Polícia Federal, orgulho de todos nós brasileiros e brasileiras. Inadmissível qualquer agressão contra os policiais. Me solidarizo com a agente Karina Oliveira e com o delegado Marcelo Vilella que foram, covardemente, feridos", disse o ministro.

Violência contra policiais - Nota de repúdio

Associação de Delegados de SP repudia violência contra policiais federais

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) repudia a violência contra policiais federais que cumpriam mandado de prisão contra o ex-deputado Roberto Jefferson, neste domingo (23/10).

Para a ADPESP, é inaceitável e injustificável qualquer violência contra policiais no exercício de suas funções. A Associação se solidariza com os agentes federais que estavam na diligência em que houve o ocorrido, e deseja pronta recuperação aos policiais feridos.

Comentários
Assista ao vídeo