Colunistas - Rodolfo Bonventti

Maitê Proença conquista na TV Manchete o seu melhor papel nas telenovelas

21 de Junho de 2022

Segunda superprodução da teledramaturgia da TV Manchete, a primeira havia sido a minissérie “Marquesa dos Santos”, a novela “Dona Beija” se transformou em um dos maiores sucessos da emissora e da TV brasileira nos anos 1980.

Escrita por Wilson Aguiar Filho com a colaboração de Carlos Heitor Cony, “Dona Beija” estreou em 31 de março de 1986, e teve apenas 90 capítulos, mas que foram suficientes para darem ânimo para a emissora investir em outras grandes produções e assustou a concorrente com a audiência que a novela deu, principalmente em praças como São Paulo e Minas Gerais.

A novela, baseada nos romances “Dona Beija, a Feiticeira de Araxá” e “A Vida em Flor de Dona Beija” teve a perfeita direção de Herval Rossano, que assim como Maitê Proença e outros atores, trocaram a TV Globo pela TV Manchete e fizeram um bom negócio.

O enredo falava da corajosa trajetória de Ana Jacinta de São José, a Dona Beija, apaixonada por Antonio Sampaio, que após a morte do avô é cortejada por Mota, o ouvidor do rei que a sequestra e a leva para a corte como sua amante. Lá ela, para se vingar de Mota, se deixa ser cortejada e seduzida por outros homens em troca de jóias e ouro.

Com uma boa quantia de ouro, ela volta para Araxá para encontrar sua grande paixão, Antônio, que no entanto se casara com a frágil Aninha e, portanto, rejeita Ana Jacinta. Para se vingar ela inaugura a Chácara do Jatobá, um bordel refinado onde ela se transforma na cortesã Dona Beija e vira uma lenda em toda Minas Gerais.

A vingança de Beija não impede, no entanto, que ela continue apaixonada por Antonio, e ele por ela, mantendo um romance que gera uma filha e muitos dissabores na vida dos dois.

Maitê Proença, muito linda e segura, fez de Dona Beija o seu melhor papel nas novelas e se consagrou como uma das mais importantes atrizes da década de 1980. Ao seu lado, Gracindo Junior como Antonio também teve um de seus melhores papéis e se transformou em galã na TV Manchete. Os dois atores já haviam contracenado como par central na minissérie “Marquesa dos Santos”, e em “Dona Beija” tiveram uma química perfeita.

No grande elenco, onde estiveram muitos nomes que fizeram sucesso nas produções da TV Globo, destaque para Bia Seidl como Aninha; Sérgio Britto como o Padre Aranha; Renato Borghi no papel de Fortunato; Marcelo Picchi como João Carneiro; Maria Fernanda interpretando dona Cecilia; Jonas Mello vivendo José Carneiro de Mendonça; Maria Isabel de Lizandra como dona Josefa; Jayme Periard como Avelino e o casal interpretado pelos veteranos Marilu Bueno e Lafayette Galvão como Costa Pinto e dona Augusta.

“Dona Beija” teve um investimento de perto de US$ 2 milhões na sua produção, e foi totalmente gravada nos estúdios do complexo de Água Grande, no município de Vista Alegre, no Rio de Janeiro. O alto investimento valeu a pena porque a novela chegou a triplicar a audiência da emissora nas principais capitais brasileiras.

O elenco ainda contou com nomes expressivos da nossa teledramaturgia como Mayara Magri, Sérgio Mamberti, Nina de Pádua, Arlete Salles, Abrahão Farc, Mário Cardoso, Léa Garcia, Julciléa Telles, Castro Gonzaga, Breno Bonin, Haroldo Botta, Fernando Eiras, Monah Delacy, Antonio Pitanga, João Signorelli, Isaac Bardavid, Virginia Campos e Haroldo de Oliveira, além das participações especiais de Carlos Alberto como o ouvidor Mota e de Edwin Luisi, Miriam Pires, Ary Coslov, Silvia Buarque e Aldo César.

Comentários
Assista ao vídeo