Depois de muito tempo com restrições devido à Covid-19, o retorno ao trabalho presencial vem ocorrendo aos poucos, sendo necessário adequações para evitar dificuldades e ruídos no ambiente corporativo
Em 2020 o mundo precisou lidar com um grande problema: a pandemia de coronavírus. Isso implicou em diversas mudanças na rotina das pessoas, como isolamento social, trabalho em casa e formas diferentes de se divertir, mas algo que também precisou se adequar foi a comunicação. Se antes estávamos acostumados a nos comunicar de uma maneira, depois disso tudo precisou mudar.
Depois de muito tempo com restrições devido à Covid-19, o retorno ao trabalho presencial vem ocorrendo aos poucos, sendo necessário adequações para evitar dificuldades e ruídos no ambiente corporativo | Foto: Pexels |
“No momento da pandemia, tivemos que lidar com mudanças de diversas formas, e na comunicação não foi diferente. As reuniões, congressos, palestras, tudo isso precisou ser feito virtualmente e dentro de casa, o que não era de conhecimento de boa parte da população, e se adaptar a essa mudança não tem sido fácil. Porém, depois de 2 anos, estamos nos acostumando com essa nova forma de se comunicar”, comenta Larissa Elmôr Silva, Consultora em Comunicação Humana.
Após essa adaptação que as pessoas precisaram passar, agora é a vez de outro choque de realidade: o retorno ao trabalho presencial ou ao trabalho híbrido. Com a vacinação em níveis altos, e a retirada de medidas de prevenção ao contágio do coronavírus, muitas empresas estão voltando a trabalhar em seus escritórios.
Para esse retorno, a especialista em Comunicação Humana e mestre em Psicologia pela USP e em Desenvolvimento de Recursos Humanos & Consultoria pela Birkbeck University of London, Larissa Elmôr Silva, preparou três dicas para que esse retorno seja melhor para todos.
Acolhimento
Durante todo o período em que as pessoas precisam ficar isoladas, diversas dificuldades e problemas pessoais precisam ser enfrentados. Muitos profissionais voltarão diferentes de antes da pandemia. O cuidado com a saúde e a possibilidade real de estarem vivendo a síndrome pós-covid (com sintomas como falhas de memória, dores, cansaço excessivo, falta de ar, problemas de concentração, dentre outros), luto pela perda de familiares e amigos, transtornos mentais (como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno do pânico, etc), o distanciamento dos colegas de trabalho e da família distante, além de todas as notícias que estavam ao redor da pessoa durante este momento.
Por isso é importante profissionais e líderes proporcionarem um ambiente acolhedor neste momento de retorno da equipe, procurando escutar e compreender como foram esses anos, além de fornecer o melhor apoio individual. Desta forma, cada profissional poderá se sentir ainda mais à vontade para se comunicar da forma mais assertiva e transparente no ambiente de trabalho.
Alinhar a comunicação da equipe
Outro problema que surgiu durante a pandemia foi como a equipe e líderes iriam se comunicar durante o isolamento. A grande parte optou por reuniões virtuais, e grupos em aplicativos de mensagens, e com isso um novo hábito foi criado.
Então é fundamental que neste novo retorno, a comunicação interna seja realinhada com a equipe: como pas reuniões e definições vão ocorrer na prática, qual a forma mais estratégica da equipe comunicar e alinhar internamente as informações e como comunicar, de forma efetiva, essas mesmas informações aos clientes e profissionais externos à empresa, tudo para que não haja ruídos na comunicação e impacto no sucesso das transações, vendas de produtos ou dos serviços prestados
Contato Social
Por último, mas não menos importante, o contato social. Foram anos de total isolamento, sendo que muitas pessoas não viam seus colegas há muito tempo; novos contratados não passaram pelo processo de integração presencial na empresa e atualmente só conhecem seus colegas de trabalho pela internet, por meio de troca de mensagens em grupos e chamadas de vídeo ou call. Então nesta volta, é muito importante que profissionais e líderes ofereçam espaços abertos de conversas e trocas de experiências, para que haja oportunidade concreta das pessoas conhecerem seus parceiros de trabalho de uma forma verdadeira.
Eventos de confraternização como uma reunião de boas-vindas, um café da manhã ou da tarde organizado pela empresa, um almoço da equipe ou uma outra forma de reunir todo o time, pode não somente favorecer novas oportunidades de comunicação empática, mas principalmente de potencializar a criação de novos laços e do fortalecimento das relações profissionais e pessoais de todos os envolvidos no processo.