Cultura - Cinema

O filme: A Testemunha, de R.F Lucchetti e Rogério Takashi, estreia hoje no Youtube às 19hrs

28 de Março de 2022

O filme A Testemunha é resultado da Oficina Avançada de Cinema Meu Primeiro Filme, realizada na cidade de Batatais.

O projeto recebeu o reconhecido do Ministério da Cidadania e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e foi contemplado pela Lei Aldir Blanc e foi realizado com recursos limitados, equipe técnica e elenco batataense.

Foto: Divulgação

O média-metragem é uma adaptação de  um roteiro escrito por Rubens F. Lucchetti, apresentado e dirigido por José Mojica Marins a mais de 50 anos para o seriado “ALÉM, MUITO ALÉM DO ALÉM”, sucesso entre 1967 na recém inaugurada TV Bandeirantes.

O Roteirista

Rubens Francisco Lucchetti, ou R. F. Lucchetti como é conhecido, nasceu na pequena cidade de Santa Rita do Passa Quatro, em 29 de janeiro de 1930). Um roteirista autodidata que publicou seu primeiro texto, “A Única Testemunha” em outubro de 1942 e desde então se dedica a escrever roteiros de mistério, suspense e horror. Já escreveu mais de cem obras, muitas ainda inéditas e teve como grande parceiro o José Mojica Marins, com quem realizou vários trabalhos. Lucchetti se tornou o pai da PulpFiction no Brasil.

A Inspiração

Considerado um dos cineastas mais importantes do cinema brasileiro, faleceu em 19 de fevereiro de 2020, mas deixou um legado com inúmeros trabalhos no cinema como À Meia-Noite Levarei Sua Alma' (1964), 'Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver'(1967), 'O Estranho Mundo de Zé do Caixão' (1968), 'O Despertar da Besta' (1969), 'Exorcismo Negro' (1974), 'Delírios de um Anormal' (1978), 'Encarnação do Demônio' (2008), entre outros trabalhos.

A Referência

Em 15 de dezembro de 1967, na recém-inaugurada TV Bandeirantes, estreava o programa Além, Muito Além do Além que teve a direção de R.F. Lucchetti, produção de José Mojica Marins e apresentação de seu icônico personagem Zé do Caixão.
A série com episódios de 30 minutos de duração era exibido as sextas-feiras e traziam diferentes histórias de terror e suspense. Foi um dos primeiros sucessos da recém inaugurada TV Bandeirantes, alcançando muitas vezes o primeiro lugar em audiência. 
O elenco era composto pelos próprios alunos da escola de interpretação do Mojica e apesar do sucesso teve apenas 1 ano de duração, por conta da mudança de Mojica e Lucchetti para a TV Tupy onde estrearam O Estranho Mundo de Zé do Caixão. 
Mas esse programa não ficou apenas na história mas trouxe a inspiração, e manteve preservado os roteiros escritos por Lucchetti na época, um deles tivemos a honra de dar vida através do média-metragem inédito “A Testemunha”, hoje sob a apresentação da Liz Marins, que deu vida e voz a essa produção.

A Equipe

A oficina teve duração de 3 meses com início das aulas realizadas de forma remota devido a pandemia, e após a liberação encontros presenciais. O responsável pela oficina e também diretor do filme Rogério Takashi (Cine7 Filmes), com a assessoria de Bel Muniz, contou com 10 participantes na oficina que após participação fizeram parte da equipe técnica do filme. 

A  Apresentadora

Liz Marins é cineasta, atriz, escritora, e apresentadora de TV. Também é a criadora da personagem Liz Vamp, uma vampira que estreou em 2001. A personagem é filha de uma vampira inglesa com o personagem Zé do Caixão.
Liz é filha de dois importantes artistas brasileiros, a já falecida atriz e produtora teatral Maria Prado e o cineasta e ícone, também falecido, José Mojica Marins, criador e intérprete do cultuado Zé do Caixão.

Comentários
Assista ao vídeo