Hotel catarinense tem ganhado a atenção de clientes em todo o país por usar a culinária mundial em seus pacotes e pensar em casos de restrições alimentares.
Imagens: Divulgação/Fazzenda Park Hotel |
A gastronomia no meio hoteleiro é de extrema importância, para os clientes e para o hotel. Segundo uma pesquisa da Universidade Rockfeller, em Nova Iorque, o ser humano é capaz de lembrar-se de 35% dos aromas e sabores que sente, uma quantidade relevante se levar em conta a memorização de imagens (apenas 5%) e dos sons (2%). Sendo assim, uma boa refeição pode trazer ao hóspede ótimas recordações no futuro, fazendo-o voltar a frequentar o local, graças à memória afetiva criada ali. O Fazzenda Park Hotel, que fica localizado em Gaspar, na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, já é considerado o melhor hotel fazenda do país e vem pensando nesses cuidados ao trabalhar com a gastronomia para seus hóspedes, trazendo o máximo de inovação e qualidade nos produtos que oferece. Isso tem gerado grande destaque para o Fazzenda Park Hotel na área hoteleira.
Em seus pacotes mais recentes, o Fazzenda tem trabalhado com diversos sabores diferenciados, proporcionando aos seus hóspedes uma verdadeira viagem gastronômica por todo o mundo. Segundo Cássia Treuk, gerente geral do hotel, a ideia de trazer pratos de outros países vem da vontade de apresentar um pouco mais das culturas que chegaram ao Brasil e, assim, chamar atenção do público para a gastronomia regional, que é muito influenciada pelos imigrantes, como em Gaspar, que tem muito da culinária italiana, ou até mesmo Blumenau (cidade vizinha a Gaspar), que possui grande influência alemã. Outro fator importante é trazer a alegria e diversão aos clientes, com jantares temáticos que possuam uma gastronomia com sabores mais marcantes, como a comida mexicana, remetendo a um cenário muito mais alegre e festivo.
Imagens: Divulgação/Fazzenda Park Hotel |
Criação e produção
Tudo o que é produzido na cozinha do Fazzenda é muito bem pensado pela equipe, passando pelos nutricionistas e chegando ao pessoal da cozinha, que prepara tudo com todos os cuidados necessários para que as refeições sejam aproveitadas e apreciadas pelos clientes. “Depois de decididas as noites, a gente leva, aproximadamente, de 15 a 25 dias para poder definir o cardápio. A gente faz um estudo de cada história, de cada gastronomia, de cada país, das culturas e aí começamos a trabalhar nos pratos. Temos que ter um cuidado, porque todas as noites, independente de trabalhar bem o forte da gastronomia do país, a gente tem que pensar nas crianças. Então também é preciso ter algo agradável ao paladar delas, que possam curtir, aproveitar um pouquinho do gosto delas, sem sair muito do cardápio que elas estão acostumadas no dia a dia.”, explica Cássia.
Além disso, os alimentos usados na cozinha do hotel são, muitas vezes, naturais e produzidos na horta do próprio Fazzenda. A iniciativa de ter a horta surgiu do casal de sócios, o Sr. Jaime e a D. Neide, que sempre gostaram de colher seus próprios alimentos, mesmo enquanto moravam no hotel. Com o crescimento e a abertura para hóspedes que não fossem da família, a tradição foi mantida e os produtos passaram a ser usados também pela cozinha do hotel para os frequentadores.
Imagens: Divulgação/Fazzenda Park Hotel |
Restrições
Assim como os pratos tradicionais são produzidos com muito esmero e qualidade, a equipe do Fazzenda Park Hotel inclui receitas para as pessoas que possuem determinadas restrições. Trabalhando, assim, com formas rígidas de controle para que o melhor seja entregue a seus hóspedes. Dessa forma, quando o cliente chega ao hotel, recebe uma ficha que deve ser preenchida. Lá deverão conter todas as restrições do cliente, para que os chefs e cozinheiros possam organizar as operações e preparar os pratos especiais.
Caso o cliente ainda tenha dúvidas ou prefira não se arriscar a se servir direto no buffet por receios com relação às suas restrições, podem procurar alguém da equipe, seja a nutricionista ou um dos chefs, e orientá-los sobre seus impedimentos. Dessa forma, o hóspede receberá um prato feito com todos os cuidados, com utensílios e espaços higienizados e separados dos demais para que não haja contaminação cruzada. “No nosso buffet é destacado a presença de glúten e lactose, que é a particularidade que mais aparece para nós. Mas, quando vemos que existe alergia ao leite, à soja, ou algum outro produto mais específico, fazemos pratos individuais e servimos o cliente direto na mesa. A gente procura conversar bastante com o hóspede, entender o caso e fazer de forma individual, bem exclusiva, para cada um”, complementa Treuk.
Sobre o Fazzenda
Com mais de 20 anos no mercado da hotelaria, o Fazzenda Park Hotel vem se consolidando o melhor hotel fazenda do país. São mais de 2 milhões de metros quadrados de áreas de lazer que podem ser usadas durante todo o ano, equipes de recreação preparadas para o entretenimento de adultos e crianças, com espetáculos temáticos produzidos por eles mesmos. Além disso, a gastronomia ganha destaque pelas variedades e pelos cuidados dados a essa área.
Imagens: Divulgação/Fazzenda Park Hotel |