Cultura - Educação

Crescem o número de brasileiros que vão estudar fora para dar um Up Grade na carreira

18 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cresce o número de brasileiros que investem para melhorar o currículo através de uma especialização fora do país, para se ter uma ideia cerca de 300 mil brasileiros fizeram algum tipo de curso no exterior em 2012. Não é só por conta de High School e cursos de idiomas que os brasileiros colocam o pé na estrada. Pelo contrário, 60.000 de brasileiros foram fazer especialização no exterior no ano passado. Portanto, hoje temos uma grande procura por cursos de pós-graduação para aprimorar a vida profissional, o que permite que esses profissionais agreguem novas experiências ao currículo como também deem um salto qualitativo nas suas vidas ao ampliar os ho rizontes, respirando outra cultura.

O mercado é tão promissor que cerca de 70  instituições de ensino de mais de 18 países (Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Emirados Árabes, Espanha, EUA, Finlândia, França, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e República Tcheca) participarão no mês de outubro da 2ª edição do Salão do Universitário, feira de graduação e pós-graduação no exterior. Pela primeira vez estarão presentes a Finlândia, Índia, China, República Tcheca e Itália. A feira também contará com a presença dos governos da República Tcheca, Irlanda, Finlândia, EUA, França e Coréia do Sul. O evento, que no ano passado recebeu cerca de 4 mil pessoas, será realizado este ano em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro e espera receber um público de mais de 10 mil pessoas em todas as cidades. 

“Um dos fatores mais decisivos na procura de uma especialização é se a universidade é reconhecida e gabaritada para o tipo de curso escolhido, por isso, os expositores estarão presentes no evento para tirar todas as dúvidas sobre cursos, requisitos para entrar numa universidade estrangeira e acomodação. Além disso, haverá palestras e seminários esclarecedores, inclusive com a presença de  ex-alunos brasileiros que já estudaram fora”, afirma Samir Zaveri, coordenador do evento.

Além do excelente ensino ofertado pelas grandes instituições do exterior, outra coisa que vem fazendo com que haja mais adeptos ao ensino fora do Brasil é o valor da pós-graduação. O investimento empregado em uma pós no exterior é semelhante ao empregado em universidades particulares do nosso país. “Dessa forma, a grande diferença não está no investimento, mas sim no ensino, no networking no e no valor agregado ao curso, ou seja, nas experiências que a vivência no exterior traz para a vida pessoal do estudante”, completa Samir Zaveri.

A oferta é grande e a procura também, não é a toa que hoje as empresas têm uma nova forma de recrutar os candidatos que pleiteiam uma vaga no mercado de trabalho. Além de valorizarem um segundo idioma, buscam pessoas que tenham uma vivência internacional com cursos de especialização. Por isso as áreas mais procuradas são as de Ciências, Tecnologia, Negócios e Administração. Já os países mais disputados são: EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Irlanda, França, Alemanha e Espanha.

Ciência Sem Fronteiras

Para quem já fala inglês, francês, italiano ou espanhol e a área de estudo está ligada à ciência, tecnologia, engenharia e matemática, o programa Ciência Sem Fronteiras, do governo brasileiro, já forneceu bolsas integrais para graduações no exterior a 44 mil estudantes.  Agora, a meta é chegar em 101 mil bolsas para brasileiros irem fazer graduação no exterior até 2015. Visitando o Salão do Universitário é possível descobrir, através de palestras, como este e outros programas de bolsa de estudo podem ajudar na realização do sonho de estudar no e xterior.

Quem deve visitar o Salão do Universitário?

Quem pretende realizar um curso de graduação e pós-graduação em outro país.

O que encontrar?

Todas as dicas para que sua viagem. O visitante encontrará informações sobre as instituições de ensino, possibilidades de acomodação e poderá pesquisar preços e oportunidades em um único lugar.

Quanto custa para entrar?

Não será cobrado ingresso, mas é necessário imprimir o convite no site: www.salaodouniversitario.com.br

 

SERVIÇO – 2º SALÃO DO UNIVERSITÁRIO

SÃO PAULO

Data: 19 e 20 de Outubro

Horário:  14h às 19h

Local: Hotel Tivoli Moffarrej - Al. Santos, 1437 - Jardim Paulista

 http://www.salao-universitario.com/

CURITIBA

Data: 22 de Outubro

Horário:  15h às 20h

Local:  Hotel Four Points Sheraton – Av. Sete de Setembro, 4211 –  Água Verde

 http://www.salao-universitario.com/

 

RIO DE JANEIRO

Data: 24 de Outubro

Horário:  15h às 20h

Local:  Windsor Barra Hotel - Av. Lucio Costa, 2630 - Barra da Tijuca

 http://www.salao-universitario.com/

 

 

Comentários
Assista ao vídeo