Cultura - Educação

Dia do Nordestino: literatura de cordel

8 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A região Nordeste foi a grande herdeira, no Brasil, da literatura de Cordel, que recebe este nome por ser tradicionalmente exposta à venda em cordas, barbantes ou cordéis.

Neste dia 08 de outubro, quando se comemora o Dia do Nordestino, a Editora FTD oferece como dica de leitura para as crianças o livro Cordel Adolescente, ó xente!, de Sylvia Orthof, que faz parte dos lançamentos de 2013.

No livro, da coleção Quero Mais, a garota Doralice, de 13 anos, é uma contadora de histórias em cordel que retrata a primeira desventura amorosa de Bertulina.

 Bertulina se apaixona perdidamente por um cangaceiro que descreve como tendo olhos de lonjura e estrelas faiscantes em seu sorriso. Ele lhe rouba o primeiro beijo em uma noite de luar, mas no encontro seguinte, antes do segundo beijo, Bertulina descobre que o cangaceiro não está apaixonado. No final, o leitor é surpreendido com a notícia de que Doralice e Bertulina são a mesma garota.

 No texto, Sylvia descreve, de forma poética, como o primeiro amor de um adolescente e o primeiro beijo são sempre especiais.

 A autora:

Nascida no Rio de Janeiro em 1932, Sylvia Orthof é considerada uma das mais criativas escritora de literatura infantil brasileira. Frequentou a Escola Educação pelo Teatro, em Paris, França, onde fez cursos de mímica, desenho, pintura, arte dramática e teatro. Seu primeiro livro foi publicado em 1981. Durante sua carreira, escreveu cerca de 120 títulos para crianças e jovens, entre contos, peças teatrais e poesia. Sylvia faleceu julho de 1997, em Petrópolis.

 A Ilustradora:

A artista gráfica pernambucana Joana Lira realizou sua primeira exposição de pinturas e cerâmicas em 1997, em Recife. Dois anos depois se mudou para São Paulo, onde começou a trabalhar como ilustradora em editoras. É autora do livro Outros carnavais, indicado ao Prêmio Jabuti de 2009.

Comentários
Assista ao vídeo