Notícias - Viralizou na Internet

Idosa de 87 anos tem costurado máscaras para doar para os vizinhos no Maranhão

30 de Março de 2020

Conheça Dona Bernarda Costa, de Santa Quitéria, município a 350 km da capital São Luís, no Maranhão. Uma idosa de 87 anos que tem costurado máscaras para doar para os vizinhos que também estão no grupo de risco da doença. 

Ela conta que se sensibilizou com a falta de máscaras no mercado e resolveu dedicar o talento que tem na costura para ajudar a combater o vírus.

A maranhense confecciona as máscaras costurando em TNT e depois coloca os elásticos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Oi gente! Essa é minha avó, tem 87 aninhos e se chama Bernarda Costa . Estar aqui confeccionando máscaras (EPI) para doação.. Pois já não encontramos mais no mercado para venda. Inclusive álcool gel também. Então teve a ideia de fazer com tnt e elásticos, mas nossa produção ainda é pouca, devido a idade dela. Mas vamos produzindo. Vamos doar para pessoas vulneráveis aqui do bairro. Peço que quem puder faça o mesmo, é fácil e prático de fazer. #fiquememcasa #amorpeloproximo #cuidedoseuidoso #fequevamosvenceressapandemia. #epi #mascara #proteção

Uma publicação compartilhada por Renatha Costa- Rê ❣️ (@renathc) em

Cuidado

É importante ressaltar que as máscaras de profissionais da saúde precisam ser esterilizadas e ter um filtro, mesmo aquelas que são fabricas em TNT.

O médico infectologista Francisco Ivanildo Oliveira Júnior alerta que as máscaras caseiras podem não ser tão eficazes para prevenção ao coronavírus.

“Sobre máscaras improvisadas, e temos visto muitos tutoriais delas na internet, elas não funcionam. Quando a pessoa começa a respirar dentro daquela máscara, ou principalmente falar, ela vai ficar úmida rapidamente e vai perder a eficácia. Nem papel, tecido ou qualquer outra forma improvisada”, disse.

Comentários
Assista ao vídeo