Sabemos que o ano de 2018 foi crônico para o empreendedorismo, e as retrospectivas dos grandes veículos mostrarão com mais detalhes...
Diante desses percalços, não podemos deixar de mencionar uma ótica geral... Que nos fez valorizar um trabalho tão sério como é dos caminhoneiros, afinal Greve nunca mais pelo Amorrr de CRISTO!
2018 foi um ano que percebemos o quanto precisamos mudar a cultura brasileira com relação à Copas, (sim, por que um copo de chopp, uma taça de vinho, uma garrafa de pinga, assar um "churras" e reunir os amigos, a família, pode ser feito todo final de semana, ou vão dizer que não fizeram isso quando o palmeiras jogava? (gente muito difícil escrever esse detalhe, para uma corintiana roxa!) o que não se pode mais, é parar um país por conta de um jogo! (que ganhando ou perdendo não impacta nada na vida da maioria) sem polêmica, sem mimimi, só a verdade nua e crua por favor!
E na mudança de MINDSET vai também os receios das eleições, meus queridos leitores, muita atenção nesse detalhe gente!!!
Não seremos Monarquia nunca mais...de 4 em 4 anos teremos que escolher representantes, não esperem passar o dia da decisão das urnas, nem os cumprimentos internacionais ao novo presidente para poder investir, consumir, negociar, aquecer o mercado, o comércio, claro que não podemos generalizar, mas é difícil de esquecer que nesse ano, quando começava-mos a levantar de uma pancada, vinha outra, e como não dá para ficar à espera, nos reiventamos, buscamos parcerias, pensamos fora da caixa, dentro da caixa e do lado da caixa para nos manter!
Que 2019 seja atípico, e que não comece depois do carnaval, neh meu povo?! E eu preciso aproveitar o ensejo e nessa reflexão, pedir ao SENHOR das causas impossíveis, que faça os empreendedores entender que o profissional de Marketing, embala o negócio, que existe marca além do lead, que existe um processo de fidelização até converter o virtual no real,e que marketing, atua com ferramentas para potencializar resultados, não é fechar uma prestação de serviços hoje, para cair 50 mil na conta depois de 30 dias... ahhh.. Já creio na resposta... dores e dores à parte, 2018 foi um ano que se manteve de pé quem teve "sangue no zoio" principalmente para quem é do varejo, mas não podemos negar...muita coisa boa aconteceu! Para nosso crescimento individual, profissional, como mulheres que encaram e superam grandes desafios! Que venha 2019 pois quem sobreviveu nos negócios 2018... encara e supera qualquer outro ano!
Na galeria algumas fotos de eventos marcantes da Arena!
Marlene Marques é Radialista, jornalista e marketing fundadora da Arena empreendedora br, grupo que promove va União de empreendedoras em Ribeirão Preto/SP. Embaixadora da Rede Mulher empreendedora em Ribeirão Preto/SP.