A talentosa designer Solange Campos elaborou a decoração de uma mesa de Natal, em importante evento na Capital, com uma leitura rústica fundamentada em referências regionais.
Foto: Acervo Pessoal |
Com inspiração em um casal paulistano, recebendo um casal de amigos nova iorquinos para a ceia, a disposição de 4 (quatro lugares) aconteceu com um “mix” de taças entre o cobre e o vinho, em perfeita consonância com a louça, toalhas e guardanapos.
O arranjo de sementes, do acervo pessoal da designer, foi o perfeito coadjuvante para o lindo centro de mesa em capim dourado.
O capim dourado é uma espécie de sempre-viva que ocorre na região do Jalapão, localizado no estado do Tocantins, uma palha da qual se faz artesanatos.
O artesanato de capim dourado chegou ao Jalapão em meados de 1920 pelas mãos de índios Xerente. A arte foi aprendida por moradores da comunidade quilombola da Mumbuca e, desde então, é passada de geração em geração nas comunidades jalapoeiras.
Os pequenos maços de hastes do capim dourado eram costurados com uma fibra fina e resistente obtida de folhas novas da palmeira buriti. Essas duas espécies ocorrem naturalmente no Cerrado do Brasil Central e são muito abundantes no Jalapão.
Crédito: André Lima/ Agência Pack |
O Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de setembro e 20 de novembro para que não entre em extinção. Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.
Essa peça, lindamente tecida, trouxe à mesa a riqueza cultural e artística de nosso País.
Crédito: André Lima/ Agência Pack |
Um arranjo conjugando frutas e elementos típicos da decoração de Natal trouxe frescor à recepção.
O requinte dos talheres com cabos cobre, os castiçais e taças trouxeram equilíbrio e sofisticação à mesa natalina.
Certamente o casal americano teria ficado encantado com esta recepção.
By Valéria Calente