A comédia “O Empréstimo”, de Jordi Galceran, estreou dia 03 de março no Teatro Folha e tem no elenco os atores André Mattos e Leonardo Miggiorin, sob a direção de Isser Korik.
A peça traz situações hilárias que beiram o absurdo. Tudo acontece na sala do gerente de um banco, quando atende um homem desesperado em obter um empréstimo absolutamente necessário para seguir com sua vida. O possível cliente não tem garantias nem propriedades. Oferece apenas a sua palavra de honra para o banco, o que coloca o gerente em uma situação delicada. O resultado desse conflito é um dinâmico e engraçado diálogo, que leva as personagens a um caminho inesperado, contagiando o espectador do início ao final do espetáculo.
Divulgação |
O homem desconhecido usará todas sua possíveis cartadas para conseguir o empréstimo, cujas intenções nada ortodoxas levam o gerente ao desespero.
O texto “El Crédito é o famoso autor de “O Método Gronholm”, já encenado no Brasil com o ator Lázaro Ramos. O diretor Isser Korik dez que o texto “O Empréstimo” lhe chamou a atenção pela atualidade da história. A crise econômica no Brasil como em todo o mundo tornou comum a necessidade de, em algum momento, as pessoas solicitarem empréstimos a uma instituição financeira. Mas o que na peça surpreende é o argumento que o cliente encontra para convencer o gerente a conceder os recursos.
Isser Korik conta que a encenação dá total foco aos atores e ao texto. Temos um texto muito bem escrito e excelentes atores. Não há necessidade de muitos recursos de cenário ou qualquer efeito visual. O mais importante é desenvolver o jogo na atuação de André Mattos e Leonardo Miggiorin. Eles são atores de gerações diferentes e cada um carrega influencia diversas. Cada um tem seu estilo e por isso decidi trabalhar com este contraste, inclusive energético”, explica.
O ator André Mattos conta que se interessou pelo projeto imediatamente após a leitura do texto. “Gosto porque é comédia bastante contemporânea. O texto mostra o conflito entre o indivíduo e a instituição financeira. Antigamente a palavra era valorizada. Hoje a palavra não vale nada. Minha personagem não é o banqueiro, é um homem que tem o poder de tomar decisões. Mas ele está amarrado a uma série de regulamentos que determinam e limitam o seu poder!, comenta o ator que atualmente mora em Los Angeles e voltou ao Brasil especialmente para fazer “O empréstimo”; gravar Belaventura”, próxima novela da TV Record; e divulgar quatro longas-metragens: “O nome da Morte”, de Henrique Goldman; “Divórcio 190”, de Pedro Amorim; “Aconteceu na Quarta-feira”, de Domingos Oliveira; e “Ninguém Entra, Ninguém Sai”, de Hsu Chien.
Leonardo Miggiorin, que vive o cliente do banco, diz que encontra no texto todos os ingredientes para fazer uma comédia ágil e muito inteligente. “O início do texto apresenta uma situação engraçada. Depois a peça vai mostrando aspectos das personagens, como as diferenças sociais e o sentimento de impotência do indivíduo diante da força institucional. Todas as informações vão entrando na peça para valorizar ainda mais o efeito cômico”, diz.
Ficha Técnica
Texto – Jordi Galceran
Tradução e direção- Isser Lorik
Elenco- André Mattos e Leonardo Miggiorin
Cenografia e figurinos- Paula de Paoli
Cenotécnico- Wagner José de Almeida
Serralheria- Kalango
Trilha sonora composta- Jair Oliveira
Criação gráfica- Lab 212
Fotografia- João Caldas
Equipe Técnica- Jardim Cabine
Coordenação de produção- Izabel Gomez
Assistente de produção- Pedro Pó
Administração- - Izabel Gomez e Pedro Pó
Assistente de direção- Ian Soffredini e Mariana São João
Iluminação- Isser Korik
Realização- Conteúdo Teatral
SERVIÇO: O EMPRÉSTIMO
Local: Teatro Folha
Estreia: 03 de março de 2017
Temporada: 25 de junho de 2017
Apresentações: sexta-feira, às 21:30; sábado, às 20h e 22h; domingo, às 20h.
Ingresso: R$ 40,00 (setor 2) e R$ 60,00 (setor 1)
Duração: 80 minutos
Classificação etária: 14 anos
A jornalista e Colunista do Portal Cartão de Visita foi prestigiar a Peça e esteve com os atores para parabeniza-los pela bela apresentação.
A colunista Patricia Fernandes e Leonardo Miggiorin |
Arquivo Pessoal |
André Mattos |
Arquivo Pessoal |