Cultura - Educação

Obra de Zaffaroni explica as origens da violência

4 de Julho de 2013

Por Ligia Braslauskas

A Palavra dos Mortos, do jurista argentino Eugenio Raúl Zaffaroni, trata-se  de uma obra essencial para quem busca entender o problema da violência na atualidade, sendo operador de direito ou não.

Em linguagem clara e simples, Zaffaroni faz um panorama do desenvolvimento da criminologia desde a inquisição na Idade Média até o estado policial e a criminologia midiática dos dias atuais.

Com uma abordagem precisa e crítica, demonstra o estímulo da paranoia social como discurso do Estado para a restrição dos direitos individuais do cidadão. O autor também aborda a violência estatal elevada a seu grau máximo, o massacre e o genocídio, que dizimam milhares de vidas, sem que seja condenado qualquer culpado.

Por fim, faz uma análise das funções do sistema penal, entendido como o conjunto de agências que operam no exercício do poder punitivo e suas anomalias geradas pelo próprio funcionamento de cada um de seus entes, e as drásticas consequências desse modelo.

É uma obra obrigatória para quem busca entender as raízes da violência, e estimula a reflexão acerca de sua origem e repressão.

(Indicado por Ligia Braslauskas, gerente de jornalismo do R7, @ligiakas)

 

Comentários
Assista ao vídeo