Cultura - Educação

Redação nota máxima exige bons argumentos e capacidade de articular o raciocínio

5 de Agosto de 2015

Seguir a proposta da prova de redação, apresentar uma tese clara e objetiva, utilizar argumentos inteligentes, extrair ideias relevantes dos textos motivadores e ter a capacidade de articular todoselementos dentro de uma linha de raciocínio progressiva. Esses são alguns dos fatores considerados cruciais pelo professor e diretor do Criar Redação, Luiz Cláudio Jubilato, para que o candidato consiga elaborar um texto autoral, capaz de alcançar a nota máxima em qualquer vestibular e garantir a tão sonhada vaga.

 
 

A redação, tão temida por muitos estudantes, exige muito treino, leitura, repertório cultural e preparação extra. “O aluno tem de escrever uma dissertação uma vez por semana e corrigi-la com um professor qualificado. Refazer o texto toda vez que for necessário”, explica Jubilato. O professor defende que o vestibulando precisa usar argumentos consistentes e, para que isso ocorra, é fundamental frequentar debates, assistir a filmes, ler artigos selecionados e navegar por sites especializados em vestibulares, completa.

 

Segundo o especialista em Língua Portuguesa, não existem milagres na hora de escrever uma boa redação. Em primeiro lugar, o aluno deve conhecer as especificidades dos critérios de elaboração e correção das redações de cada vestibular e saber adequar seu texto às exigências deles. “Cada banca examinadora usa critérios diferentes para corrigir. A dissertação não é mais unanimidade, portanto o aluno tem de mostrar marcas claras do tipo de texto ou gênero textual exigido e apresentar-se capaz de entender a proposta da prova”, afirma.

 

Fugir dos erros comuns que a maioria dos estudantes comete também é um fator essencial para alcançar uma boa nota. “Muitos alunos não têm interesse em adquirir bagagem cultural, portanto investem em um modelo pronto de escrita. Alguns, por exemplo, supervalorizam a citação de autores famosos para impressionar os corretores, ao invés de se atentarem à argumentação”, avalia o professor.

 

Para Jubilato, é preciso entender que passar no vestibular é apenas o primeiro passo de um processo. Ele acrescenta que, para se manter dentro da faculdade, o aluno precisa se preparar investindo na bagagem própria cultural. “É preciso sincronizar a experiência de leitor, aluno, cidadão, espectador, telespectador e internautacom a de autor. Isso sim faz a diferença”, conclui.

 

Sobre o Prof. Luiz Cláudio Jubilato

É professor de Língua Portuguesa e Redação. Especialista em vestibulares, fundador e diretor do Criar – Língua Portuguesa  e Redação. É licenciado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em vestibulares. É autor de materiais didáticos para várias instituições de ensino.

Criar Redação -  Fundado pelo professor de Língua Portuguesa e especialista em vestibulares, Luiz Cláudio Jubilato, o Criar Redação possui 24 anos de tradição e conta com 21 unidades nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. O sistema de ensino reúne, a cada ano, recorde de aprovações nos mais importantes e concorridos vestibulares do país. Uma grande quantidade de seus mais de 1000 estudantes matriculados ano a ano conseguem redações nota máxima em exames como Enem, Fuvest, Unicamp, Unesp. Somente, nos dois últimos anos, o Criar também acertou mais de 50 temas. 

Trata-se da única rede de franquias especializada exclusivamente em Língua Portuguesa e redação no país.  Referência em Língua Portuguesa e Redação, o Criar oferece cursos para todas as idades, desde o ensino fundamental até o ensino médio e cursinhos. Prepara profissionais de todas as áreas para o mercado de trabalho e concursos. Oferece capacitação para que empresas possam qualificar melhor seus funcionários e, assim, alcançar excelência no seu sistema de comunicação interna e externa com programa de cursos para seus funcionários.

Em 24 anos de existência, o Criar ajudou mais de 15 mil alunos a ingressar nas mais importantes universidades do Brasil. A metodologia própria prevê aulas de redação, linguagens e códigos, humanidades (Filosofia, Sociologia, História da Arte e geopolítica), obras literárias, atualidades e os plantões individuais para a correção dos textos e o tira-dúvidas para sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos. O modelo padrão do sistema de ensino é interdisciplinar, por isso o Criar promove palestras, seminários, exposições, viagens culturais, simulados, pesquisas e atividades que aliam aquisição de bagagem cultural, informação e troca de ideias.

Todo o material didático é apostilado e exclusivo, atualizado semestralmente e complementado semanalmente seguindo os temas atuais.

A equipe de professores especializada reúne experiência e juventude (constantemente capacitada via web ou atividades presenciais), sob a direção do seu idealizador. Aulas dinâmicas, interdisciplinares e intertextuais. No segmento empresarial, tem, entre seus clientes, associações, universidades, empresas públicas, bancos, cooperativas e outras franquias.

Comentários
Assista ao vídeo