Colunistas - Rodolfo Bonventti

Carinhoso terminou antes do tempo porque Regina Duarte ficou grávida

5 de Março de 2015

A primeira novela completa que o autor Lauro César Muniz escreveu para a TV Globo foi “Carinhoso”, em 1973. Para viver o casal central mais uma vez foram escolhidos Regina Duarte e Cláudio Marzo, que faziam assim a quarta novela como par romântico. A primeira foi “Véu de Noiva” e depois vieram “Irmãos Coragem” e “Minha Doce Namorada”.

Anúncio da novela "Carinhoso", exibida em 1973

A novela de Lauro César Muniz teve como ponto de partida um filme romântico de muito sucesso no final dos anos 50 que foi “Sabrina”, e falava dos encontros e desencontros amorosos, com personagens muito reais e que não se importavam em mostrar as suas fragilidades.

Cláudio Marzo e Regina Duarte eram o par central
Lúcia Alves, Cláudio Cavalcanti e Rosamaria Murtinho em "Carinhoso"

Ao substituir “Uma Rosa Com Amor”, que foi um grande sucesso no horário das 19h, a obra de Lauro César tinha uma responsabilidade muito grande e não fez por menos. Caiu logo no gosto das telespectadoras, e só não ficou mais tempo no ar porque a estrela Regina Duarte ficou grávida e precisou de repouso, assim como as câmeras não tinham mais como esconder a sua gravidez, que naquele momento não condizia com a situação da sua personagem na trama.

Regina Duarte, Cláudio Marzo e Débora Duarte na novela
 

A novela acabou saindo do ar um mês antes do previsto, mas ajudou a marcar o horário das sete da noite na TV Globo como um espaço para histórias e comédias românticas. A direção de Daniel Filho e Wálter Campos contribuiu para dar à história uma leveza que conquistou os telespectadores.

Mais uma vez a química entre Regina Duarte e Cláudio Marzo funcionou muito bem e todo mundo torceu para o final feliz entre as personagens Cecília, uma aeromoça romântica e Humberto, um milionário cuja família atravessa uma situação econômica difícil. Entre eles havia ainda o irmão mais novo de Humberto, Marcos, vivido por Marcos Paulo, e o sofisticado Santiago, interpretado por Herval Rossano, e que acabou se transformando no vilão da história.

Em um elenco cheio de estrelas globais, os destaques ficaram para Cláudio Cavalcanti, Débora Duarte, Rosamaria Murtinho, Fulvio Stefanini e Célia Biar que brilharam com seus personagens. O triângulo amoroso formado por Cavalcanti, Rosamaria e Fulvio foi um dos pontos altos da trama.

Herval Rossano viveu o vilão Santiago
 

Ainda completando o elenco estavam Lúcia Alves, Gilberto Martinho, Jorge Cherques, Suzana Faini, Mauro Mendonça, Marco Nanini, Reinaldo Gonzaga, Lícia Magna, Irma Alvarez, Germano Filho, Zeni Pereira, Riva Blanche e Ademir Rocha.

 

Na próxima semana: Renato Aragão e Os Insociáveis.

Comentários
Assista ao vídeo