Colunistas - Rodolfo Bonventti

Beto Rockfeller voltava ao horário nobre da Tupi, mas o sucesso não foi o mesmo

20 de Fevereiro de 2015

Quase cinco anos após o retumbante sucesso da novela “Beto Rockefeller”, a TV Tupi, o autor Bráulio Pedroso e o ator Luiz Gustavo investiam de novo no personagem, e em 26 de março de 1973, no horário das 20h30, logo após “Mulheres de Areia”, a emissora paulista estreou “A Volta de Beto Rockfeller”.

Anúncio da novela da TV Tupi em março de 1973

A novela pretendia ser uma continuação da primeira, inclusive utilizando vários atores e personagens do original, e marcou também a volta do autor Bráulio Pedroso para a TV Tupi, depois de conseguir um sucesso (“O Cafona”) e um fracasso (“O Bofe”), na TV Globo.

Luiz Gustavo ao lado de Elke, Pepita e Elizabeth Gásper

Com Luiz Gustavo marcando mais uma vez grande presença na telinha com o seu Beto Bicão, a nova história era dirigida pelo também ator Oswaldo Loureiro e promovia a interação do personagem com novas aventuras, algumas inclusive internacionais.

As primeiras cenas de “A Volta de Beto Rockfeller” foram gravadas na Via Veneto e na Fontana de Trevi, locais turísticos da capital italiana. O que demonstrava o “apetite” da emissora em investir no produto, que foi também o primeiro a utilizar recursos cinematográficos em cenas externas, o que a deixou com um ritmo mais veloz em relação ao que era produzido anteriormente na nossa televisão.

Com Luiz Gustavo, Plínio Marcos, Bete Mendes, Irene Ravache, Jofre Soares e Eleanor Bruno do elenco original, a nova produção da TV Tupi foi também a primeira novela colorida da emissora. Mas tudo isso parece não ter conquistado o telespectador, já que todo esse investimento não se traduziu em audiência.

O diretor Oswaldo Loureiro também era um dos principais atores

Enquanto “Mulheres de Areia” conquistava cada semana mais telespectadores, ao terminar cada capítulo, boa parte do público dela se deslocava para a TV Globo para ver as últimas semanas de “Cavalo de Aço” e a estréia de “O Semideus”. E assim a nova novela da Tupi registrava índices que eram a metade do conquistado pela novela de Ivani Ribeiro.

Bete Mendes retornava como a antiga namorada do Beto

 

 

A Volta de Beto Rockfeller” teve uma duração de pouco mais de sete meses, não deu a audiência esperada, mas trouxe para a telinha da TV Tupi grandes nomes, que além dos já citados incluíam Raul Cortez, Odete Lara, o próprio diretor Oswaldo Loureiro, Elaine Cristina, Pepita Rodrigues, Flávio Galvão, Yolanda Cardoso, Teresa Sodré, Renato Borghi, Marcelo Picchi, Elizabeth Gásper, Gésio Amadeu, Yara Lins, Renato Consorte, Elke Maravilha, Fredi Kleeman, Esther Góes, José Policena, Ricardo Petraglia e Lígia Goulart.

 

 

 

Luiz Gustavo e Elaine Cristina em cena da novela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Odete Lara, recentemente falecida, atuou também na novela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima semana: A sexta que virou uma quarta nobre

Comentários
Assista ao vídeo