Colunistas - Rodolfo Bonventti

A maior voz feminina deste país

6 de Fevereiro de 2015

Ela nasceu Elis Regina Carvalho Costa na capital gaúcha, em março de 1945. Aos onze anos, já dona de um timbre de voz admirável, começou sua carreira no programa “O Clube do Guri”, na Rádio Farroupilha.

A interpretação da música "Arrastão" é inesquecível 
 

Aos 14 anos, Elis Regina foi contratada pela Rádio Gaúcha e não demorou muito para lançar o primeiro disco, “Viva a Brotolândia”. O disco não fez sucesso mas ela não esmoreceu e lançou outro, ainda na época morando em Porto Alegre.

Com Jair Rodrigues apresentou "O Fino da Bossa"
 

Foi em 1964 que ela veio primeiro para o Rio de Janeiro e depois para São Paulo, certa de que era nesse eixo que estavam as melhores oportunidades para se lançar como cantora. O primeiro contrato foi com a TV Rio para se apresentar no programa “Noite de Gala”, e foi lá que conheceu uma dupla que seria muito importante na sua vida: Ronaldo Bôscoli e Luiz Carlos Miéle.

O tumultuado casamento com Ronaldo Bôscoli
 

Em 1965 ela se mudou para São Paulo e foi indicada por Edu Lobo para defender a sua música com Vinícius de Moraes, “Arrastão”, no Iº Festival da Música Popular Brasileira, promovido pela TV Excelsior, Canal 9. O sucesso foi total e o público e a crítica musical ficaram impressionados com o timbre vocal e a desenvoltura da cantora em um palco.

A partir daí, Elis Regina se tornou um nome nacionalmente conhecido e admirado, e ganhou todos os prêmios como melhor cantora, inclusive o Troféu Roquette Pinto por várias vezes como a melhor intérprete do ano. Se apresentou no exterior várias vezes ainda no final da década de 60, sendo duas vezes no Olympia de Paris.

Ao lado do cantor Jair Rodrigues, Elis Regina comandava, de São Paulo, “O Fino da Bossa”, programa semanal da TV Record, Canal 7, considerado até hoje como um dos melhores programas musicais apresentados na nossa TV. Foram dois anos no ar e três discos gravados a partir do sucesso do programa. O primeiro deles, “Dois na Bossa”, vendeu na época a incrível marca de mais de um milhão de cópias.

Da união com César Camargo nasceu Maria Rita

 

Nessa época Elis se casou com o produtor e diretor do programa, Ronaldo Bôscoli, e desse casamento tumultuado, que muitas vezes levou as brigas do casal para as páginas das revistas e dos jornais, nasceu João Marcelo Bôscoli, hoje compositor e cantor muito respeitado.

A popularidade e o talento musical de Elis Regina fizeram com que muitas vezes ambos superassem os vários problemas que o gênio difícil e a língua afiada lhe traziam. Elis foi sempre uma grande crítica do regime militar que se implantou no Brasil e por duas vezes foi salva da prisão justamente por ser considerada a nossa maior intérprete.

Credita-se a Elis, além da grande qualidade de todos os discos que gravou e das brilhantes e inesquecíveis interpretações, o fato de ter sido generosa em fazer questão de lançar sempre novos compositores. Foi ela a responsável pelos lançamentos de Milton Nascimento, João Bosco, Aldir Blanc, Renato Teixeira e Ivan Lins, entre outros. Como esquecer as suas interpretações em “Arrastão”; “Madalena”; “Como Nossos Pais”; “O Bêbado e a Equilibrista”; “Casa no Campo” ou “Romaria”.

 

Elis foi a maior voz feminina da nossa MPB
 

Do segundo casamento, com o arranjador, pianista e maestro César Camargo Mariano, Elis teve dois outros filhos, também hoje nacionalmente conhecidos na música popular brasileira: Pedro Camargo Mariano e a cantora Maria Rita, uma herdeira da voz e da afinação da mãe.

Ela lançou canções e compositores brilhantes

 

Polêmica e geniosa, mas muito profissional, Elis Regina ficou entre nós por apenas 36 anos, mas deixou um legado inesquecível e é, até hoje, considerada a maior voz feminina que a indústria fonográfica e os nosso palcos conheceram. Ela morreu, inesperadamente, a 19 de janeiro de 1982, vitimada por complicações decorrentes da mistura de cocaína com whisky e tranqüilizantes. E o seu enterro, seguido por milhares de pessoas, parou a cidade de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo