Colunistas - Rodolfo Bonventti

A Vida de Cristo, produzido pela TV Globo, inaugurou a TV a cores no Brasil

5 de Janeiro de 2015

Foi em uma sexta-feira santa, 31 de março de 1972, que uma rede nacional se formou na televisão brasileira para anunciar, oficialmente, a chegada da TV a cores em todo o nosso território. Naquela época, as emissoras, ainda sob uma forte censura federal, não criavam o menor problema para formar uma rede nacional e transmitirem todas, ao mesmo tempo, a mesma programação.

Jean Manzon dirigiu o filme "Brasil a Cores" em 1972

 

Todos os canais que estavam no ar em São Paulo: Cultura, Tupi, Globo, Record, Gazeta e Bandeirantes exibiram uma programação colorida naquela sexta-feira. A transmissão em rede nacional começou as 15 horas, com a transmissão de um documentário produzido em cores, pela TV Globo sobre “A Vida de Cristo”. Em seguida, toda a rede levou ao ar o filme “Brasil a Cores”, realizado pelo cineasta Jean Manzon.

Por volta das 17h30 daquele dia, a rede se desfez para voltar novamente às 20h30, com um pronunciamento oficial de meia hora, exatamente isso, 30 minutos de discurso, realizado pelo presidente da República, general Emilio Garrastazu Médici, para falar do grande feito que a chegada da televisão a cores iria representar para a cultura nacional.

Novamente a cadeia se desfez às 21h para retornar às 22h com uma transmissão ao vivo, diretamente da capital norte-americana, Nova York, de uma apresentação do “Holliday on Ice”, que no Brasil era mais conhecido como o “Carnaval no Gelo”.

A TV Tupi transmitiu a Via Crucis comandada pelo Papa Paulo VI
 

Entre uma transmissão em cadeia e outra, as emissoras levaram ao ar programação própria e também a cores. A TV Tupi, como era uma sexta-feira santa, transmitiu diretamente de Roma, via satélite, a Via Crucis, oficializada pelo Papa Paulo VI, no Vaticano. Já a TV Gazeta também transmitiu cerimônias religiosas, só que as realizadas na capital paulista, o filme nacional “Os Cangaceiros de Lampião” e um show dos Periquitos em Revista.

General Medici 
 

A TV Bandeirantes preferiu investir em levar ao ar filmes coloridos como “O Cardeal” ou a série “Bonanza”, além dos seus telejornais. Já a TV Globo fez testes com filmes e com os programas apresentados pelo Chacrinha.

Para segurar o público com a novidade, no dia seguinte, 1º de abril, a mentira não vingou e novamente alguns programas eram transmitidos a cores, como por exemplo, uma sessão especial de cinema, na TV Tupi, com um filme campeão de audiência nos cinemas, a aventura “A Volta ao Mundo em 80 Dias” com Cantinflas, David Niven e um grande elenco internacional.

E, a partir daí, as emissoras, em especial a TV Globo, investiram pesado em uma programação completa a cores para sensibilizar, ainda mais, os telespectadores.

 

O show do Holliday on Ice fez sucesso na chegada da TV colorida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cantinflas foi a atração no filme "A Volta ao Mundo em 80 Dias"
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima semana: Séries americanas coloridas invadem a tela da nossa TV.

 

Comentários
Assista ao vídeo