Colunistas - Rodolfo Bonventti

Grandes papéis no cinema, teatro e TV

12 de Dezembro de 2014

Ele nasceu como Jaime Jaimovich na cidade do Rio de Janeiro, em 1930, e era descendente de judeus. Mas no final da década de 40 se transformou em Jaime Barcelos e se tornou um dos maiores atores brasileiros, brilhando nos palcos, no cinema e nas nossas telenovelas.

Jaime Barcelos e Norah Fontes em O Grande Momento
 

Primeiro Jaime brilhou no teatro, onde participou da fundação do Teatro dos Doze, em 1950, junto com Sérgio Cardoso, Sérgio Britto, Luiz Linhares, Elisio de Albuquerque e Beyla Genauer, entre outros atores. As encenações da Companhia foram um grande sucesso e revelaram esses atores para o cinema e para a televisão.

Jaime Barcelos em Aritana 1979 TV Tupi
 

Jaime estreou no cinema em 1951 no filme “Presença de Anita” e foi  destaque em outros como “Suzana e o Presidente”; “O Comprador de Fazendas”; “Appasionata”; “Uma Pulga na Balança”; “Floradas na Serra”; “Absolutamente Certo” e “O Grande Momento”, todos eles da década de 50.

Nessa mesma época estreou também na televisão realizando vários teleteatros na TV Tupi. Na década de 60, entre uma peça de teatro e outra resolveu fazer novelas e estreou na TV Excelsior, em 1965, vivendo o Dr. Ronald de “Os Quatro Filhos”, novela de J. Silvestre. Chamou a atenção e foi convidado a fazer parte do primeiro elenco fixo de novelas da TV Globo, onde nessa mesma década, esteve em “O Rei dos Ciganos”; “A Rainha Louca” e “A Gata de Vison”.

Foi na TV Tupi que Jaime Barcelos teve grandes oportunidades de mostrar todo o seu talento e versatilidade, ficando na emissora de 1968 a 1971 e trabalhando em novelas de sucesso como “Beto Rockfeller”; “Super Plá”; “A Gordinha”; Toninho On The Rocks”; “A Selvagem”; “Hospital”; “O Preço de um Homem” e “Jerônimo, o Herói do Sertão”. 

Jaime Barcelos em Gabriela na TV Globo
 

 

Premiado e considerado um dos grandes nomes da nossa televisão, Jaime Barcelos voltou para o Rio de Janeiro e para a TV Globo em 1972 onde participou de “Bicho do Mato”; “Fogo Sobre Terra”; “Gabriela”, no seu papel mais marcante na TV, o do dr. Ezequiel; “A Moreninha”; “Anjo Mau”; “Duas Vidas”; “Sem Lenço e Sem Documento” e “Olhai os Lírios do Campo”, sua última novela em 1980. Também teve atuação de destaque em “Aritana”, uma das últimas novelas de Ivani Ribeiro na TV Tupi, em 1979.

No cinema ainda deixaria sua marca em filmes como “A Marcha”; “Os Pastores da Noite”; “Crueldade Mortal”; “O Pai do Povo”; “Os Amores da Pantera” e “A Volta do Filho Pródigo”. No teatro esteve em espetáculos que foram sucesso de crítica e de público: “Tango”; “O Preço”; “Abelardo e Heloisa” e “De Bocage a Nelson Rodrigues”, entre muitos outros.

Jaime Barcelos em Hospital 1971
 

 

 

 

 

Jaime foi casado com a garota propaganda e atriz da TV Tupi, Sonia Greiss, e deixou dois filhos, um deles o ator Daniel Barcelos, que atua constantemente na TV e no teatro. Nos deixou precocemente, aos 50 anos, vitimado por um edema pulmonar no Rio de Janeiro, onde vivia com a mulher e os filhos.

 

 

 

 

 

Jaime Barcelos na TV Globo
 
Comentários
Assista ao vídeo