Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: Um programa que dependia 100% do humor e dos chavões de Golias

18 de Novembro de 2014

 Golias chegou a atuar em "Bronco Total" e na "Praça" ao mesmo tempo

 

O sucesso do programa humorístico “Família Trapo”, nos anos 60, na TV Record, detentor de muitos prêmios e que revelou o talento de Ronald Golias, Otelo Zeloni e Jô Soares, entre outros, marcou um momento definitivo no humor brasileiro.

Com o término do programa, na década de 70, cada um dos três humoristas citados acima seguiu por outros caminhos, e enquanto Jô foi se consagrar na Globo com o seu “Faça Humor, Não Faça a Guerra”, Otelo Zeloni se dedicou a seriados e novelas cômicas na TV Tupi e Ronald Golias se manteve na Record como um dos nomes mais importantes da “Praça da Alegria” de Manoel de Nóbrega.

Em "Bronco Total" a grande atração eram as gags do humorista

 

Mas em 1971, além da sua participação na “Praça”, Golias ganharia um programa solo que se transformou em um grande sucesso de audiência para a emissora paulista. Tratava-se de “Bronco Total”, um programa semanal que era exibido em São Paulo às quartas-feiras, no horário das 20h45 e no Rio de Janeiro e em outras praças aos sábados às 20h.

Renato Consorte também atuava com Golias no "Bronco Total"

 

“Bronco Total” se tornou um programa que dependia 100% do humor livre e cheio de gags e chavões do grande humorista paulista. Escrito por Carlos Alberto de Nóbrega e por um grupo de roteiristas da TV Record, o programa tinha alguns humoristas fixos como o próprio Carlos Alberto e Renato Consorte, e muitos convidados, entre eles, durante um período, a comediante Maria Teresa, que fez uma dupla perfeita com Golias.

Para os comentaristas de televisão da época, o programa de verdade só começava quando Ronald Golias entrava no ar, o que às vezes demorava alguns minutos, e só ele era capaz de segurar a audiência e a história do dia. Aliás, roteiro era apenas para os outros comediantes acompanharem Golias, que muitas vezes inventava gags e saía totalmente do texto original, aí sim criando situações inesperadas e um humor mais ao seu estilo.

Ronald Golias era um dos maiores salários da TV Record nessa época

 

O programa “Bronco Total” ficou mais de dois anos no ar e garantiu definitivamente para Ronald Golias o título de principal astro do humor da TV Record. Na emissora paulista ele ficou ainda por alguns anos até se mudar com Carlos Alberto de Nóbrega e a Praça para o SBT.

 Carlos Alberto de Nóbrega escrevia e atuava também no "Bronco Total"

Na próxima semana: Negrão e uma novela que sofreu com a censura.

Comentários
Assista ao vídeo