Cultura - Teatro

Restreeia Muro de Arrimo

31 de Outubro de 2014

 

Uma das peças mais importantes da história do Teatro Aliança Francesa, “Muro de Arrimo” do autor Carlos Queiroz Telles ganha uma nova montagem a partir do dia 31 de outubro. O espetáculo faz parte das comemorações dos 50 anos do Teatro.

Na peça a história do pedreiro Lucas, será vivido pelo ator Fioravante Almeida e a direção será de Alexandre Borges, marcando seu primeiro trabalho nessa nova função na cidade de São Paulo.

A trama baseada numa notícia de jornal traz o momento do Brasil e da seleção brasileira, por meio do personagem Lucas. Ele está no alto de um arranha céu ouvindo ansiosamente no seu radinho de pilha o locutor falar sobre o pré-jogo, enquanto tenta concentrar-se em sua tarefa de construir um muro no alto de um prédio. Durante o trabalho, Lucas revela seus sonhos, desejos, vontades e suas desilusões. Ele contrasta momentos de euforia e meditação, já que apostou meio salário na vitória do Brasil.

O espetáculo teve uma montagem clássica em 1975, no Teatro Aliança Francesa, com Antônio Fagundes fazendo o pedreiro e direção de Antônio Abujanra, que renderam a peça diversos prêmios como Molière e Anchieta de melhor autor e APCA para a direção.

A peça que já foi traduzida para 12 idiomas e montada em 20 países, trará nessa nova versão além do foco no social, a presença do humor do povo e a sua enorme paixão pelo futebol. As referencias originais do texto que eram de 1974 foram transportadas para 2014, no dia do jogo da semifinal Brasil e Alemanha em Belo Horizonte.

Um dos grandes destaques da peça é a narração do jogo feita pelo locutor Cléber Machado, a trilha sonora assinada pelo cantor Otto, o cenário de andaimes imitando uma construção e as projeções no fundo da cidade de São Paulo.

 

FICHA TÉCNICA:

Texto: Carlos Queiroz Telles

Direção: Alexandre Borges

Elenco: Fioravante Almeida

Produção: Camila Bevilacqua
Trilha Sonora: Otto
Luz: Guilherme Bonfanti
Cenário: Carila Matzenbacher
Direção de vídeo: Rubens Rewald e Laysa Diniz
Preparação Vocal:Madalena Bernardes
Preparação Corporal: Wolfegang Parnek
Fotos: Lenise Pinheiro
Assessoria de Imprensa: Fabio Camara
 

SERVIÇO:

LOCAL: Teatro Aliança Francesa, Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque. 226 lugares+ 04 PNE. (Estacionamento conveniado em frente)

DATA: 31/10 até 30/11, (Sexta e sábado às 20h30 e domingo às 18h)

INFORMAÇÕES: 3017 5699 - r. 5602 e www.teatroaliancafrancesa.com.br

INGRESSOS: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada). Aceita todos os cartões.

VENDAS PELA INTERNET: www.ingressorapido.com

DURAÇÃO: 50 min

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

 

CARLOS QUEIROZ TELLES:

Carlos Queiroz Telles, paulista, 40 anos. Poeta e dramaturgo teve sua primeira peça apresentada pelo Grupo Oficina, em 1958. Nos últimos quatro anos foram encenadas diversas peças de sua autoria: Frei Caneca (72), A Semana (72), A Viagem (72), O Jogo do Poder (74), Porandubas Populares (75), O Processo de Joana (75), Muro de Arrimo (75). Por estes trabalhos recebeu os prêmios Moliére e APCA referentes aos anos de 72 e 75. Tem dois textos mantidos inéditos (“O Vestibular” e “A Heróica Pancada”) e, em ensaios, “A Bolsinha Mágica de Marly Emboaba”, texto já apresentado pelo Rádio France, em janeiro deste ano. Muro de Arrimo e A Bolsinha Mágica, já traduzidos para o francês estão com montagens programadas para França e Holanda.

 

ALEXANDRE BORGES:

Nas últimas décadas tem se destacado como um dos maiores atores do Brasil. Do elenco fixo da Rede Globo, já atuou em 25 novelas e 22 especiais na emissora. Além disso, 28 filmes marcam a sua trajetória nas telas de cinema. No teatro, Alexandre tem em seu currículo espetáculos apresentados no Brasil e no exterior e foi um dos fundadores do revolucionário Grupo Boi Voador; dirigido por Ulysses Cruz. Em “Muro de Arrimo”, ele retorna aos palcos, agora como diretor. Muito conhecido no Brasil como ator, sua direção neste projeto é um marco de novos tempos na carreira do artista.

FIORAVANTE ALMEIDA:

Em MURO DE ARRIMO, Fioravante interpreta LUCAS, nosso protagonista.  Integrou a Cia. Uzyna Uzona no Teatro Oficina, por 10 anos e ao lado de Zé Celso participou de inúmeros espetáculos, como a celebrada adaptação de OS SERTÕES, onde seu trabalho foi reconhecido pela revista alemã Theaterheute. No cinema atuou em “A Montanha”, “Augusta”, “A Encarnação do Demônio” e “Doze trabalhos”. Já na televisão participou das séries “9mm” na FOX, “Descolados” na MTV além de novelas como “Tititi” da Globo e “Vende-se um Véu de noiva” no SBT.

 

Aliança Francesa:

Única instituição reconhecida internacionalmente pelo Ministério de Educação da França para o ensino de francês, a Aliança Francesa está presente em São Paulo há 80 anos. Com uma rede de 40 associações e nove centros correspondentes, a instituição atua em quase todos os estados brasileiros e, embora sua atuação seja independente, a coordenação dos programas de ensino de toda a rede é garantida por uma Delegação Geral. Na cidade de São Paulo, a Aliança Francesa possui sete unidades, com método de ensino adaptado para diversos públicos. Além dos cursos de língua e de cultura francesa, a Aliança Francesa também promove atividades culturais voltadas ao teatro, cinema, música, entre outros.

Comentários
Assista ao vídeo