Uma das peças mais importantes da história do Teatro Aliança Francesa, “Muro de Arrimo” do autor Carlos Queiroz Telles ganha uma nova montagem a partir do dia 31 de outubro. O espetáculo faz parte das comemorações dos 50 anos do Teatro.
Na peça a história do pedreiro Lucas, será vivido pelo ator Fioravante Almeida e a direção será de Alexandre Borges, marcando seu primeiro trabalho nessa nova função na cidade de São Paulo.
A trama baseada numa notícia de jornal traz o momento do Brasil e da seleção brasileira, por meio do personagem Lucas. Ele está no alto de um arranha céu ouvindo ansiosamente no seu radinho de pilha o locutor falar sobre o pré-jogo, enquanto tenta concentrar-se em sua tarefa de construir um muro no alto de um prédio. Durante o trabalho, Lucas revela seus sonhos, desejos, vontades e suas desilusões. Ele contrasta momentos de euforia e meditação, já que apostou meio salário na vitória do Brasil.
O espetáculo teve uma montagem clássica em 1975, no Teatro Aliança Francesa, com Antônio Fagundes fazendo o pedreiro e direção de Antônio Abujanra, que renderam a peça diversos prêmios como Molière e Anchieta de melhor autor e APCA para a direção.
A peça que já foi traduzida para 12 idiomas e montada em 20 países, trará nessa nova versão além do foco no social, a presença do humor do povo e a sua enorme paixão pelo futebol. As referencias originais do texto que eram de 1974 foram transportadas para 2014, no dia do jogo da semifinal Brasil e Alemanha em Belo Horizonte.
Um dos grandes destaques da peça é a narração do jogo feita pelo locutor Cléber Machado, a trilha sonora assinada pelo cantor Otto, o cenário de andaimes imitando uma construção e as projeções no fundo da cidade de São Paulo.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Carlos Queiroz Telles
Direção: Alexandre Borges
Elenco: Fioravante Almeida
Produção: Camila Bevilacqua
Trilha Sonora: Otto
Luz: Guilherme Bonfanti
Cenário: Carila Matzenbacher
Direção de vídeo: Rubens Rewald e Laysa Diniz
Preparação Vocal:Madalena Bernardes
Preparação Corporal: Wolfegang Parnek
Fotos: Lenise Pinheiro
Assessoria de Imprensa: Fabio Camara
SERVIÇO:
LOCAL: Teatro Aliança Francesa, Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque. 226 lugares+ 04 PNE. (Estacionamento conveniado em frente)
DATA: 31/10 até 30/11, (Sexta e sábado às 20h30 e domingo às 18h)
INFORMAÇÕES: 3017 5699 - r. 5602 e www.teatroaliancafrancesa.com.br
INGRESSOS: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada). Aceita todos os cartões.
VENDAS PELA INTERNET: www.ingressorapido.com
DURAÇÃO: 50 min
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
CARLOS QUEIROZ TELLES:
Carlos Queiroz Telles, paulista, 40 anos. Poeta e dramaturgo teve sua primeira peça apresentada pelo Grupo Oficina, em 1958. Nos últimos quatro anos foram encenadas diversas peças de sua autoria: Frei Caneca (72), A Semana (72), A Viagem (72), O Jogo do Poder (74), Porandubas Populares (75), O Processo de Joana (75), Muro de Arrimo (75). Por estes trabalhos recebeu os prêmios Moliére e APCA referentes aos anos de 72 e 75. Tem dois textos mantidos inéditos (“O Vestibular” e “A Heróica Pancada”) e, em ensaios, “A Bolsinha Mágica de Marly Emboaba”, texto já apresentado pelo Rádio France, em janeiro deste ano. Muro de Arrimo e A Bolsinha Mágica, já traduzidos para o francês estão com montagens programadas para França e Holanda.
ALEXANDRE BORGES:
Nas últimas décadas tem se destacado como um dos maiores atores do Brasil. Do elenco fixo da Rede Globo, já atuou em 25 novelas e 22 especiais na emissora. Além disso, 28 filmes marcam a sua trajetória nas telas de cinema. No teatro, Alexandre tem em seu currículo espetáculos apresentados no Brasil e no exterior e foi um dos fundadores do revolucionário Grupo Boi Voador; dirigido por Ulysses Cruz. Em “Muro de Arrimo”, ele retorna aos palcos, agora como diretor. Muito conhecido no Brasil como ator, sua direção neste projeto é um marco de novos tempos na carreira do artista.
FIORAVANTE ALMEIDA:
Em MURO DE ARRIMO, Fioravante interpreta LUCAS, nosso protagonista. Integrou a Cia. Uzyna Uzona no Teatro Oficina, por 10 anos e ao lado de Zé Celso participou de inúmeros espetáculos, como a celebrada adaptação de OS SERTÕES, onde seu trabalho foi reconhecido pela revista alemã Theaterheute. No cinema atuou em “A Montanha”, “Augusta”, “A Encarnação do Demônio” e “Doze trabalhos”. Já na televisão participou das séries “9mm” na FOX, “Descolados” na MTV além de novelas como “Tititi” da Globo e “Vende-se um Véu de noiva” no SBT.
Aliança Francesa:
Única instituição reconhecida internacionalmente pelo Ministério de Educação da França para o ensino de francês, a Aliança Francesa está presente em São Paulo há 80 anos. Com uma rede de 40 associações e nove centros correspondentes, a instituição atua em quase todos os estados brasileiros e, embora sua atuação seja independente, a coordenação dos programas de ensino de toda a rede é garantida por uma Delegação Geral. Na cidade de São Paulo, a Aliança Francesa possui sete unidades, com método de ensino adaptado para diversos públicos. Além dos cursos de língua e de cultura francesa, a Aliança Francesa também promove atividades culturais voltadas ao teatro, cinema, música, entre outros.