Logo do telejornal "Rede Tupi de Notícias" |
No início da década de 1970, os Diários Associados já viviam um processo de crise com problemas financeiros e uma administração que não tinha recursos para realizar grandes investimentos. Nessa mesma época, enquanto a emissora ganhava mais telespectadores em São Paulo com o fim da TV Excelsior, perdia os mesmos no resto do país com a rápida ascensão da TV Globo.
Uma grande discussão começa, a partir daí, entre todos os dirigentes e as emissoras que faziam parte da Rede Associada por todo o país. A primeira discussão era sobre quem seria a cabeça dessa rede, e, no início desse processo o canal 4 de São Paulo e o canal 6 do Rio de Janeiro saíram na frente.
Com o telejornal se criava uma rede nacional da emissora
|
Houve até uma tentativa de divisão de poder, com a TV Tupi do Rio comandando e ficando responsável pelos programas de auditório e de toda a linha de shows, enquanto a TV Tupi de São Paulo se responsabilizava pela produção das novelas e teleteatros. Enquanto isso, o telejornalismo ficava por conta de cada rede e sem uma formatação padrão.
Não deu certa a idéia de divisão de poder, ao contrário, os ânimos nas emissoras associadas pelo país ficaram ainda mais acirrados, e a Tupi via sua situação ficar cada vez mais inferior ao patamar que alcançava a TV Globo em âmbito nacional.
Íris Lettieri comandava o noticiário nacional
|
Foi assim que, em 1972, surgiu o “Rede Tupi de Notícias”, o primeiro noticiário nacional da emissora, gerado a partir de São Paulo, em uma clara estratégia para enfrentar o avanço da TV Globo.
O ”Rede Tupi de Notícias” tinha um bloco de notícias regionais, utilizando as praças de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e um bloco nacional para toda a rede. No Rio, o comando das notícias locais era do jornalista Gontijo Teodoro, que foi titular do “Repórter Esso” e diretor do Departamento de Telejornalismo da Tupi carioca.
Gontijo Teodoro comandava o telejornal do Rio de Janeiro |
Já em São Paulo, o comando do bloco regional do telejornal ficou com uma jovem jornalista chamada Ana Maria Braga. Sim, ela mesma, a loira apresentadora que hoje comanda parte da manhã da TV Globo. No comando da parte nacional do “Rede Tupi de Noticias” estava a locutora e jornalista Íris Lettieri, que marcou toda uma época do nosso telejornalismo com sua voz rouca e sensual, que tempos depois ficou conhecida como a moça que anunciava os vôos nos principais aeroportos do País.
Ana Maria Braga apresentava as notícias regionais |
Na próxima semana: Jô Soares ganhava um novo humorístico na Globo.