Notícias -

Escritório de Advocacia faz alerta no Dia Mundial do AVC

28 de Outubro de 2014

 

Pesquisas na área de saúde revelam que uma pessoa morre a cada seis segundos no mundo devido ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. No Brasil, o AVC é um dos principais indutores à morte e atinge pessoas de diferentes faixas etárias. Só no ano de 2010, foram registrados 33.369 óbitos de pessoas com idade variáveis de até 70 anos em decorrência da doença. O próximo dia 29 de outubro é historicamente destinado ao Dia Mundial de Combate ao AVC. Nesta data, organizações de saúde, empresas, ONGs e entidades intensificam alertas para a prevenção e para se identificar os primeiros sintomas da doença. Em Ribeirão Preto, o Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia promoverá uma palestra educativa sobre o assunto com o tema "Dia Mundial de Combate ao AVC. Saiba como prevenir e tratar o Acidente Vascular Cerebral”, que será ministrada pelo fisioterapeuta Pitterson Stochiero, no auditório do Centro de Estudos Jurídicos Brasil Salomão, na mesma data, às 8h15.

A proposta do Escritório é alertar seus colaboradores e a comunidade, pois a palestra é aberta e gratuita, sobre os riscos, formas de prevenção, bem como deve ser o atendimento a uma pessoa que sofra o AVC e as formas de tratamento mais adequadas.

O palestrante explica que dentre os principais cuidados que devem ser tomados para  se evitar um AVC estão: manter hábitos saudáveis, controlar a hipertensão e diabetes, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, evitar o fumo e também o sobrepeso.  “Mesmo mantendo esses cuidados, é necessário observar a presença de alguns sintomas como alterações de movimento, visão, dificuldade para engolir, tonturas ou dor de cabeça intensa”, afirma.

 

O fisioterapeuta alerta ainda que qualquer pessoa pode sofrer um AVC, por isso é importante saber identificar a ocorrência do acidente vascular cerebral. Para quem se deparar uma pessoa sofrendo um AVC, ele recomenda que o mais indicado é encaminhá-la ao pronto socorro imediatamente. “Ao contrário de convulsões, por exemplo, no caso de um AVC não existe uma forma de posicionar a pessoa adequadamente”, revela Stochiero. “O correto é buscar o auxílio de um local com equipe neurológica de plantão o mais rápido possível”, completa.

O que é o AVC?

Essa é a terceira causa de morte nos EUA e na Inglaterra e causa 10% das mortes ao redor do mundo. Trata-se de um distúrbio do fluxo de sangue para o cérebro. A vítima de um derrame pode sofrer danos cerebrais graves quando as pessoas próximas a ela não conseguem reconhecer os seus sintomas.

É importante que você saiba como reconhecer um caso do acidente vascular cerebral, especialmente se você passa tempo com alguém que tenha fatores de risco associados a derrames. Existe tratamento disponível para minimizar os danos causados pelo derrame, mas a pessoa deve ir a um hospital para ser avaliada e receber o tratamento dentro de 60 minutos do início dos sintomas.

Sintomas do AVC


Súbita dormência ou fraqueza no rosto, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo

Súbita inabilidade de falar ou entender o que está sendo dito para você

Súbita confusão ou desorientação

Súbita dificuldade em ver com um ou ambos os olhos

Dificuldade súbita em caminhar, tontura,  perda de equilíbrio ou coordenação

Dor de cabeça súbita e aguda sem causa aparente. Esta dor é mais comum em casos de derrames hemorrágicos, mas ela pode acompanhar qualquer tipo de derrame.

Atenção: o tempo é precioso para socorrer uma vítima do AVC. Quanto mais tempo você esperar para ligar para a emergência, menos provável será que o paciente se recupere. Muitas vezes os pacientes "não se sentem bem" e acham que vão melhorar na manhã seguinte, ou se fizerem uma pausa. O ideal é que a pessoa com suspeita de um AVC seja atendida por uma equipe médica o mais rápido possível.

A Fisioterapia no tratamento do CVC

A fisioterapia tem um papel importante na recuperação de uma pessoa que sofreu um AVC. “De acordo com a fase a fisioterapia atuará de diversas maneiras diferentes, desde a alta hospitalar até os tratamentos e terapias para recuperação de funções físicas”, explica o fisioterapeuta Pitterson Stochiero.

Segundo o especialista, o AVC ou acidente vascular cerebral, pode se apresentar como AVC-I ou AVC-H ou seja isquêmico ou hemorrágico. “Trata-se de uma urgência medica e é muito importante que as pessoas saibam identificar o quadro agudo e encaminhar o paciente rapidamente ao pronto socorro para tratamento inicial e manutenção da vida”, acrescenta.

Stochiero esclarece que a fisioterapia inicia o tratamento ainda em regime hospitalar prescrevendo órteses para prevenção de deformidades ou atividades de acordo com a condição e o risco apresentado pelo paciente. “A fisioterapia ainda pode entrar em contato dentro da UTI para melhorar os parâmetros respiratórios e condições necessárias a boa manutenção cardiorrespiratória”.

Toda vítima do AVC precisa de um tratamento adequado. Quando o indivíduo recebe alta hospitalar, o recomendado é que ele faça um regime de reabilitação neurológica - preferencialmente em regime clínico podendo utilizar de equipamentos mais modernos e que surtam um melhor resultado. “O tratamento é realizado tanto no aspecto preventivo como também no aspecto de manutenção e recuperação funcional”, conclui.

A palestra é aberta e gratuita para interessados no assunto. O auditório do Cejur fica na matriz do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia. Endereço: Av. Presidente Kennedy, 1255.

 

Sobre o palestrante

Pitterson Clay  Stochiero Leocadio

Fisioterapeuta responsável pelo Centro de Medicina Física Stochiero. É especialista Neuromuscular e em Reabilitação Neurologia Hospitalar (Unicamp), e em Osteopatia pela ATMS (Académie de Thérapie Manuelle et Sportive – Bélgica) Tem formação em: Mulligan Concept MTCA pelo The Mulligan Concept Theachers Association; Conceito Maitland certificado pela MPAA (Manip. Physio. Assoc. Of Australia); Estabilização Vertebral e Periférica MPAA (Manip. Physio. Assoc. Of Australia), entre outras. 

 

Sobre Brasil Salomão e Matthes Advocacia

Fundado em 1969, a maioria dos sócios do escritório possui mestrado, o que está previsto no plano de carreiras da banca, que contempla essa realização. A banca prima pela excelência no atendimento focado nas necessidades e expectativas dos clientes de forma imediata, eficaz, confiável e com certeza de continuidade, sustentabilidade da organização com ética e respeito à tradição com responsabilidade social, ambiental e financeira. O escritório preza pela Governança Corporativa, por isso investe constantemente em treinamento, além de possuir possui um Centro de Estudos com uma série de ações e palestras. A banca busca a contínua atualização tecnológica e de processos de trabalho, e esses são alguns dos valores do escritório. A banca atua em todas as áreas do Direito: Tributário, Civil, Comercial e Societário, Trabalhista, Penal, Administrativo, Recuperação de Créditos/Cobrança, Ambiental e Biodireito, Cooperativismo e Desportivo. Atende grandes, médias e pequenas empresas de vários setores, entre eles, varejo, agroindústria, construção civil, aviação, biodiesel, convênio médico, educação, transporte, indústrias (farmacêutica, bebida, alimentação, têxtil, automotiva, moveleira), energia, agropecuária, laboratório médicos, entre outros.

Com inúmeras realizações sociais, ambientais e culturais, o Escritório criou o Núcleo de Responsabilidade Social Brasil Salomão  e está entre as exclusivas bancas jurídicas que conquistaram o ISO 9001:2008 pela BSI Brasil.  Acesse: www.brasilsalomao.com.br.

 

Comentários
Assista ao vídeo