A logomarca do programa musical da TV Globo |
Em dezembro de 1970, a TV Globo levou ao ar, pela primeira vez, um programa semanal musical que tinha como principal missão oferecer o melhor da música popular brasileira, daquele período, para os telespectadores. Era o “Som Livre Exportação”.
O programa lembrava os grandes musicais produzidos até então pela TV Record de São Paulo, e tinha no seu comando o cantor e compositor Ivan Lins, então conhecido nacionalmente pelo sucesso da música “Madalena”, gravada por Elis Regina e utilizada na trilha sonora da novela “A Próxima Atração”.
Elis Regina com Ivan Lins ao piano cantam "Madalena" |
E o tímido Ivan Lins até que se deu bem na condução do programa, que no Rio de Janeiro chegou a dar 46% no Ibope, ficando por muitas semanas entre os dez programas mais vistos. Também em São Paulo o musical fez sucesso conquistando bons índices. Enquanto no Rio o programa era exibido às quintas-feiras a partir das 20h45, em Sampa a exibição era sempre às sextas-feiras, no mesmo horário.
Pelo programa “Som Livre Exportação” passavam os grandes nomes da MPB como Os Mutantes, Marcos Valle, Aldir Blanc, Chico Buarque de Hollanda, Toquinho, Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, Elis Regina, Moreira da Silva, Paulinho da Viola, Nonato Buzar, Clementina de Jesus, Tim Maia, Tony Tornado e Gonzaguinha, só para citar os mais freqüentes.
Ivan Lins foi uma revelação como apresentador do programa |
Algumas edições do programa foram realizadas em espaço abertos, ao invés de ser nos estúdios da TV Globo. Uma delas ao vivo no Parque Anhembi, em São Paulo; outra no estádio Canto do Rio, em Niterói, no Rio de Janeiro; mais uma em Brasília, na comemoração dos 11 anos da inauguração da capital federal e um outro em Ouro Preto, Minas Gerais.
Os Mutantes eram atração constante do "Som Livre Exportação" |
No programa transmitido do Anhembi, em São Paulo, mais de 100 mil pessoas viram, ao vivo, Roberto Carlos e Wilson Simonal como as principais atrações do “Som Livre Exportação”, um dos melhores musicais que a televisão brasileira já produziu, e que inovou a forma como até então esse tipo de programa era apresentado, incluindo não só música no palco, mas também depoimentos de personalidades da MPB e a opinião de populares.
O programa era produzido por Nelson Motta, Wálter Lacet e Eduardo Ataíde, com direção de Solano Ribeiro, Augusto César Vanucci e Carlos Alberto Loffler.
Milton Nascimento em apresentação no programa da Globo |
Na próxima semana: Ivani Ribeiro e uma brilhante adaptação de “O Avarento”.