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O mundo corporativo por meio de histórias

25 de Setembro de 2014

 

Saber contar uma boa história se tornou essencial para empresas que buscam a valorização de seus produtos, serviços e colaboradores. Seguindo esse conceito, o Storytelling, ferramenta que agrega valor à empresa e pode ser utilizado em diversas áreas, como o marketing e gestão de pessoas, está ganhando força em todo o mundo. Em Curitiba, a B! Storytelling, primeira empresa brasileira voltada exclusivamente para o assunto, está levando esse importante conceito para o universo corporativo.

Nos últimos meses, as vantagens do Storytelling têm sido destacadas por grandes nomes do mercado. Recentemente, em uma palestra na cidade de São Paulo (SP), o chamado papa do marketing, Philip Kotler, destacou que essa ferramenta é essencial para o segmento. Para ele, esse processo está intimamente ligado à construção da marca e modifica a relação do consumidor com ela.

O fortalecimento da marca, valores, princípios, além da resolução de impasses, educação, instrução e formação são algumas das áreas que o Storytelling ajuda no mundo corporativo. “Não se deve mais pensar que a informação chega somente pelo aspecto racional. É preciso também considerar o lado emocional das pessoas para gerar impacto e é isto que o Storytelling faz, leva conhecimento e conteúdo ao intelecto emocional, para que assim quem recebe estas historias possa filtrar emocionalmente este conhecimento”, diz Gisele Meter, da B! Storytelling.

A relação com o público alvo se torna diferente, já que o conhecimento não é imposto, mas apresentado, construído e compartilhado de forma mutável e adaptável. Para tal, são utilizadas técnicas de manipulação dos elementos que compõem a história. Entre elas está o uso de arquétipos, como na jornada do herói, que conta uma história de transformação, a qual todos nós nos identificamos. É simples pegar uma narrativa e aplicar a sua própria história.

 Uso do Storytelling

Fellipe Machiavelli, da B! Storytelling, explica que o Storytelling pode ser aplicado em diferentes áreas dentro da empresa, no marketing a ferramenta é subjacente a qualquer ação. “As histórias da marca ou dos produtos precisam estar muito bem consolidadas para só depois serem vendidas para o consumidor através das campanhas. Isso porque a intenção é trabalhar a emoção da audiência com mais profundidade, para que assim possam alcançar resultados mais efetivos, alcançados de maneira consciente e estruturada”, destaca.

Já na gestão de pessoas, ele pode ser usado em aspectos como o desenvolvimento e formação de liderança, engajamento da equipe, desenvolvimento de processos seletivos direcionados e condizentes com a cultura da empresa, elaboração e aplicação de programas de integração, assim como na resolução de conflitos dentro do ambiente de trabalho. O Storytelling também pode ajudar nas fusões empresariais, especialmente para apresentar e disseminar e cultura da empresa para clientes e colaboradores.

 

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