Cultura - Cinema

IV Encontro do Patrimônio Fluminense - Programação II Mostra de Filmes

21 de Agosto de 2014

 

Local - CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL

Avenida Rio Branco, 241, Cinelândia/RJ

Telefone: (21) 3261-2550

Capacidade: 56 lugares

Entrada - Gratuita

Quarta-feira (20/08/2014)

14h30 (Sessão Escolas I)

DOCINHOS (L)

Direção: Frederico Pinto

Animação/2002/6 min.

Balões, apitos e línguas de sogra. Por trás de tudo isso se esconde uma história de amor impossível entre dois doces de aniversário.

MARÉ: NOSSA HISTÓRIA DE AMOR (14)

Direção: Lúcia Murat

Ficção/2007/104 min

Livre atualização da tragédia shakesperiana de Romeu e Julieta, o filme narra a história do amor proibido entre dois jovens moradores da comunidade da Maré (Analídia e Jonatha), envolvidos na disputa pelo controle do tráfico entre duas facções rivais. Influenciado também pela versão musical de Robert Wise “Amor Sublime Amor”, o filme exibe o ritmo das favelas (rap, funk, hip-hop, pagode), onde música, dança e sonhos de sucesso contrapõem-se à violência do cotidiano.

 

17h30

 

O COCO, A RODA, O PNEU E O FAROL (10)

Direção: Mariana Brennand Fortes

Documentário/2007/80 min.

O coco, samba de coco ou coco de roda, é um ritmo tradicional do nordeste do Brasil. Sua batida contagiante invade as casas e toma conta das ruas do Amaro Branco, bairro nos arredores de Olinda, Pernambuco, onde há mais de 100 anos, o coco faz história. O filme mostra os personagens, a tradição e a riqueza deste ritmo nordestino. 

 

19:30

 

DESIRELLA (18)

Direção: Carlos Eduardo Nogueira

Animação/2004/11 min.

Vivendo num conto de fadas, a velha Desirella obtém um par de sapatos mágicos que a torna jovem e bela. Em sua busca desesperada pela transcendência, essa mulher superproduzida enlouquece os homens e a si mesma, alcançando o auge do sucesso como passista de uma escola de samba.

 

RITA CADILLAC, A LADY DO POVO (18)

Direção: Toni Venturi

Documentário/2007/77 min

O filme revela os momentos mais importantes da carreira de Rita Cadillac por meio de depoimentos e imagens inéditas, além de material de arquivo dos anos de dançarina no Cassino do Chacrinha e de sua carreira no cinema. Da Rita, é mostrado tanto o lado midiático do símbolo sexual brasileiro quanto o caseiro e cotidiano, numa reflexão sobre a linha que separa o personagem e a pessoa, a celebridade e a mulher falível e humana.

Quinta-feira (21/08/2014)

14:30 (Sessão Escolas II)

PATATIVA (L)

Direção: Ítalo Maia

Animação/2001/10 min.

Vida e obra de Patativa do Assaré: a trajetória desse homem, personagem, mito, poeta embevecido pela compreensão crítica do mundo.

 

O LOBISOMEM E O CORONEL (L)

Direção: Elvis K. Figueiredo e Ítalo Cajueiro

Animação/2002/10 min.

Um violeiro cego dedilha um repente e conta uma história passada na fazenda de um rico coronel da região.

 

TROPICÁLIA (12)

Direção: Marcelo Machado

Documentário/2012/87 min

Em plena ditadura militar, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, Tom Zé, entre outros, misturaram desde velhas tradições populares a muitas das novidades artísticas surgidas pelo mundo afora, criando o Tropicalismo. Com depoimentos reveladores, raras imagens de arquivo e canções daquele período, “Tropicália” nos dá um panorama definitivo de um dos mais fascinantes e influentes movimentos culturais brasileiros.

 

17:30

O UNIVERSO DE MOJICA MARINS (18) 

Direção: Ivan Cardoso

Documentário/1977/26 min.

Documentário sobre a vida e a obra do ator, diretor e produtor paulista José Mojica Marins. O filme penetra em seu estúdio, desvendando seu mundo e a origem de sua persona cinematográfica: Zé do Caixão.

 

MAZZAROPPI (L)

Direção: Celso Sabadin

Documentário/2013/97 min

A vida e obra de Amácio Mazzaropi, tido como um dos maiores cômicos do Cinema Brasileiro. Um fenômeno de público por mais de três décadas, que conseguiu ficar milionário fazendo filmes no Brasil e transformou em realidade o sonho da indústria cinematográfica.

 

19:30

 

TROPICÁLIA (12)

Direção: Marcelo Machado

Documentário/2012/87 min

Em plena ditadura militar, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, Tom Zé, entre outros, misturaram desde velhas tradições populares a muitas das novidades artísticas surgidas pelo mundo afora, criando o Tropicalismo. Com depoimentos reveladores, raras imagens de arquivo e canções daquele período, “Tropicália” nos dá um panorama definitivo de um dos mais fascinantes e influentes movimentos culturais brasileiros.

 

Sexta-feira (22/08/2014)

 

14:30 (Sessão Escolas III)

 

DADÁ (L)

Direção: Eduardo Vaisman

Ficção/Documentário/2001/20 min.

Dilson, Dadá e Denis são três personagens fictícios e amigos inseparáveis. Jonathan, Thaísa e Jésus são três atores que participam de um curta-metragem. Como pano de fundo para ficção e realidade, o morro do Vidigal.

 

FALA TU (12)

Direção: Guilherme Coelho

Documentário/2003/75 min

O filme acompanha o cotidiano de quatro moradores da Zona Norte carioca que, em comum, têm a paixão pelo rap. 'Fala tu' é testemunha dos sonhos, dramas e transformações vividas pelos personagens, construindo assim uma crônica do Rio de Janeiro no início do século XXI.

 

17:30

 

PRETÉRITO PERFEITO (14)

Direção: Gustavo Pizzi

Documentário/2006/71 min

O documentário traz de volta à Casa Rosa, famoso prostíbulo carioca que funcionava num casarão em Laranjeiras, antigos freqüentadores e funcionários, como o cartunista Lan, o músico Lobão e Ivanilda, prostituta sexagenária que trabalhou no local por 15 anos. A partir de suas memórias e impressões, reconstrói-se um outro tempo que evoca diferentes valores e comportamentos na sociedade carioca.

 

19:30

 

PAJERAMA (L)

Direção: Leonardo Cadaval

Animação/2008/9 min.

Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço.

 

 

PARALELO 10 (L)

Direção: Silvio Da-Rin

Documentário/2012/87 min.

Distribuição: Bretz Filmes

Documentário que registra um trabalho pioneiro realizado em uma pequena base da FUNAI, próxima ao Paralelo 10º Sul, oeste do Acre, na fronteira com o Peru. Em instalações simples, no meio da selva, o sertanista José Carlos Meirelles leva adiante a difícil missão de proteger os índios isolados da região, contando com o auxílio do antropólogo Terri Aquino. Além de realizarem uma negociação permanente com as populações ribeirinhas da área, eles também enfrentam traficantes e posseiros que tentam invadi-la.

 

Sábado (23/08/2013)

 

19:30

 

CONTOS DA MARÉ (L)

Direção: Douglas Soares

Documentário/2013/18 min.

Lendas urbanas, memórias de uma família e do local onde moram. Uma história de lobos, cobras e porcos para uma complexa Maré.

 

O MESTRE E O DIVINO (Pré-estréia) (L)

Direção: Tiago Torres

Documentário/2013/83 min

Dois cineastas retratam a vida na aldeia e na missão de Sangradouro, Mato Grosso: Adalbert Heide, um excêntrico missionário alemão, que, logo após o contato com os índios, em 1957, começa a filmar com sua câmera Super-8, e Divino Tserewahu, jovem cineasta Xavante, que produz filmes para a televisão e festivais de cinema desde os anos 90. Entre cumplicidade, competição, ironia e emoção, eles dão vida a seus registros históricos, revelando bastidores bem peculiares da catequização indígena no Brasil.

 

Domingo (24/08/2014)

 

15:30

 

DESCAMINHOS (L)

Direção: Alexandre Baxter; Armando Mendez; Cristiano Abud; João Flores; Leandro HBL; Luiz Felipe Fernandes; Maria de Fátima Augusto; Marília Rocha

Documentário/2009/75 min

Um road movie sobre trilhos contado em seis episódios através de quatro estados, 55 cidades e 8.000 km de linhas férreas. Moradores às margens de ferrovias lembram o passado e comentam o presente a partir de um elemento comum: o trem.

 

 

 

 

 

 

17:30

 

 

O MILAGRE DE SANTA LUZIA - UMA VIAGEM PELO BRASIL QUE TOCA SANFONA (L)

Direção: Sérgio Roizenblit

Documentário/2010/105 min

O filme é uma viagem pelo Brasil que toca sanfona, conduzida por Dominguinhos, conhecido sanfoneiro do país. Entre encontros acompanhados de muita música e reunindo depoimentos de diversos sanfoneiros brasileiros, o filme guarda registros de personalidades da música popular brasileira, como o poeta Patativa do Assaré, Sivuca e Mário Zan, falecidos pouco tempo depois de sua participação no filme.

 

19:30

 

MESTRE ADORCINO E O ESTUQUE ORNAMENTAL

Direção: Cristiana Grumbach

Documentário/2013/26 min.

O documentário destaca o legado de Mestre Adorcino Pereira da Silva, mais conhecido como “Seu” Adorcino, que trabalhou como estucador desde os 19 anos de idade e dedicou seus últimos 25 anos de vida à Fundação Oswaldo Cruz, onde atuou como mestre estucador em obras de restauração e instrutor na formação de novos artífices.

 

PALAVRA ENCANTADA (L)

Direção: Helena Solberg

Documentário/2008/84 min

Palavra (En) Cantada percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, o filme traça um panorama da música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos, performances musicais e rica pesquisa de imagens.

Comentários
Assista ao vídeo