Cultura - Teatro

A noite em que Blanche Dubois chorou sobre a minha pobre alma

18 de Agosto de 2014

 

Inês Aranha e Daniel Morozetti protagonizam texto vencedor do Prêmio de Dramaturgia da Funarte.


“A Noite em que Blanche Dubois chorou sobre a minha pobre Alma”, peça do paulista Jarbas Capusso Filho e vencedora do Prêmio de Dramaturgia da Funarte 2003, finalmente faz sua primeira temporada. A montagem, dirigida por Renato Andrade e estrelada pelos atores Inês Aranha e Daniel Morozetti, estreia no dia 4 de julho e fica em cartaz até 31 de agosto, às sextas, sábados e domingos na Sala Experimental do Teatro Augusta.
Na peça, Estela é uma atriz decadente e frustrada por ter perdido o papel de Blanche Dubois, personagem de “Um Bonde Chamado Desejo”. Sozinha há oito anos, desde a morte de seu marido, ela contrata os serviços de Johnny, um garoto de programa. O jovem viveu a infância em cemitérios e também tenta esquecer seu triste passado. Neste encontro, os dois compartilham seus sonhos e vivencias e se revelam dois solitários dependentes da bondade de estranhos.
Estela é interpretada pela atriz Inês Aranha, formada no Piccolo Teatro de Milão, com trabalhos realizados com Heiner Muller, Antunes Filho, Eduardo Tolentino, e Zé Henrique de Paula, com quem esteve em “As Troianas – Vozes da Guerra. Em “A noite em que Blanche Dubois chorou sobre minha pobre alma”, Inês dá vida à uma personagem amargurada e que compartilha sua instável profissão. Johnny, o garoto de programa, é interpretado pelo ator Daniel Morozetti, que além de cinema e televisão, já atuou em inúmeras montagens como “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” e “De Profundis”, dirigido respectivamente por Vladimir Capella e Rodolfo Garcia Vazques.


Jarbas Capusso Filho é autor de mais de trinta textos, como "Sábado: Assassinos, Suínos & Outras Histórias da Praça Roosevelt", dirigido por Marcos Loureiro e “O Céu é Cheio de Uivos, Latidos e Fúria dos Cães da Praça Roosevelt”, drama dirigido por Alberto Guzik. Jarbas escreveu e foi premiado pela “A Noite em que Blanche Dubois chorou sobre a minha pobre Alma” em 2003. Desde então, algumas montagens foram esboçadas e inúmeras leituras realizadas, mas só agora a peça cumpre sua primeira temporada. Uma das razões para esta montagem é a cumplicidade entre o autor e o diretor Renato Andrade, ambos admiradores de personagens marginalizados e solitários. Segundo o autor, Johnny e Estela habitam dois universos que se atraem e se repelem, são duas personagens que insistem em viver algo que nunca existiu.


A NOITE EM QUE BLANCHE DUBOIS CHOROU SOBRE A MINHA POBRE ALMA


SINOPSE: Estela é uma atriz decadente e frustrada por ter perdido o papel de Blanche Dubois, personagem emblemática de “Um Bonde Chamado Desejo”. Sozinha há oito anos, desde a morte de seu marido, ela contrata os serviços de Johnny, um garoto de programa. O jovem viveu a infância em cemitérios e também tenta esquecer seu triste passado. Neste encontro, os dois compartilham seus sonhos e vivencias e se revelam dois solitários dependentes da bondade de estranhos.
GÊNERO: Drama.
TEXTO: Jarbas Capusso Filho
ELENCO: Inês Aranha e Daniel Morozetti
DIREÇÃO: Renato Andrade
CENOGRAFIA: Cristiano Panzarin
FIGURINOS: David Parizotti
ILUMINAÇÃO: Cecilia Lusz
PRODUÇÃO: Luciana Paz
FOTOS: Jô Capusso
TEMPORADA: De 4 de julho a 31 de agosto.
Sextas às 21h30, Sábados às 21h e Domingos às 19h.
LOCALIZAÇÃO: Sala Experimental Teatro Augusta - Rua Augusta, 943 – Cerqueira César.
DURAÇÃO: 70min
INGRESSOS: R$40 e R$20 (meia entrada)
CAPACIDADE: 50 lugares
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
TELEFONE: 3151-4141

Comentários
Assista ao vídeo