Colunistas - Rodolfo Bonventti

Adriano Reys virava um alpinista social e um colunista de prestígio em Bel Ami

13 de Agosto de 2014
Adriano Reys vivia colunista social baseado em Ibrahim Sued

 

Depois do relativo sucesso de “O Preço de um Homem”, adaptação do romance “Senhora” de José de Alencar para os anos 70, e com os índices de sua concorrente, a TV Globo, cada vez maiores no horário das 20 horas, a TV Tupi resolveu investir em uma história moderna e original. Foi assim que surgiu a telenovela “Bel Ami”.

O enredo de “Bel Ami” misturava o livro do mesmo nome do autor francês Guy Maupassant, um sucesso internacional de vendas desde o seu lançamento em 1885, com pitadas da história do colunista social mais famoso dos anos 60 e 70 no Brasil, Ibrahim Sued.

A novela marcou a estreia de Maysa como atriz na TV Tupi

 

No enredo central da telenovela, como um jovem pobretão adquiria prestígio social e o respeito de toda uma sociedade, além de viver rodeado de mulheres e namoradas lindas e ricas. Esse era Bel Ami, muito bem caracterizado por Adriano Reys, que fazia sua segunda novela seguida na TV Tupi e se firmava como um dos principais atores da emissora paulista.

Márcia Maria, Adriano Reys e Elaine Cristina eram os atores centrais da novela

 

A novela ficou cinco meses no ar (de julho a dezembro de 1972) e enfrentou a concorrência bravíssima de “Selva de Pedra”, um sucesso extraordinário de audiência no mesmo horário. Para tentar alterar um pouco essa situação, o autor Ody Fraga foi substituído no meio da novela por Teixeira Filho, que acabou alterando o rumo da história e de alguns personagens.

Capa do compacto simples com o tema da novela "Bel Ami"

 

 

"Bel Ami” marcou algumas estreias interessantes na TV Tupi: foi a primeira novela na carreira do ator Antonio Fagundes e a estréia na emissora da atriz Márcia Maria que vinha de cinco novelas seguidas na TV Record, bem como a primeira novela da cantora Maysa na emissora paulista. Maysa aliás não gostou dos rumos da sua personagem e acabou saindo quando Ody Fraga foi substituído por Teixeira Filho.

Fulvio Stefanini e Adriano Reys em cena da novela de 1972

 

 

No grande elenco além de Adriano, Fagundes, Márcia Maria e Maysa estavam Elaine Cristina, Márcia de Windsor. Oswaldo Loureiro, Fulvio Stefanini, Joana Fomm, Rildo Gonçalves, Castro Gonzaga, Marisa Sanches, Luiz Carlos de Moraes, Tereza Teller, Abrahão Farc, Carmen Silva, Aracy Cardoso, Carlos Imperial e Cynira Arruda.

 

Na próxima semana: Globo contratava João Saldanha pensando na Copa do Mundo.

Comentários
Assista ao vídeo