Zanoni em cena da peça "Castro Alves Pede Passagem" |
Ele nasceu em uma pequena cidade do interior paulista, Tupi Paulista, de uma família muito humilde de lavradores.
Aos 15 anos já era locutor de uma rádio local e em 1964, aos 18 anos, veio para a cidade de São Paulo para cursar a Escola de Arte Dramática (EAD). Fez parte do Teatro de Arena e lá chamou a atenção de todos ao estrelar “Arena Conta Tiradentes”.
Zanoni Ferrite foi um dos atores mais premiados do teatro brasileiro na década de 1970 no teatro, tendo participado de montagens importantes como “As Alegres Comadres de Windsor”; “A Longa Noite de Cristal”; “O Interrogatório”; “Castro Alves Pede Passagem”; “A Noite dos Campeões” e “O Santo Inquérito”.
Em cena da novela "Escalada" com Tarcísio Meira |
Depois de ganhar o Prêmio Moliére de melhor ator teatral, Zanoni, apontado na época como uma das maiores revelações dos palcos, foi para a televisão onde não demorou para ganhar papéis de destaque. A primeira novela não fez sucesso, era uma produção modesta da TV Record: “Pingo de Gente”, levada ao ar em agosto de 1971.
Mas em 1975 ele foi para a TV Globo e esteve com destaque no elenco de “Escalada”, novela de Lauro César Muniz. Em seguida vieram as participações em “Pecado Capital” de Janete Clair, onde também estava no elenco sua esposa, a atriz Malu Rocha, e “Anjo Mau” de Cassiano Gabus Mendes, onde conquistou o público fazendo par romântico com a atriz Neila Tavares.
Na TV Globo ele fez boas novelas como "Pecado Capital" |
Já respeitado também na televisão, Zanoni ainda fez “Estúpido Cupido” na TV Globo antes de retornar a São Paulo e ir para a TV Tupi interpretar o principal papel masculino da novela “Um Sol Maior”.
Quando em 1978 a TV Tupi resolveu fazer uma nova versão de “O Direito de Nascer”, Zanoni foi contratado para viver o papel importante de Dom Jorge Luiz, mas ele pode gravar apenas as primeiras cenas do seu personagem na novela.
Na novela "Anjo Mau", seu grande momento na TV Globo |
O ator foi vitimado por um acidente automobilístico na Avenida Radial Leste, uma das principais da capital paulista, quando ele bateu seu carro com um caminhão enguiçado, parado no meio da pista. Ele ficou em coma por 12 dias até falecer aos 32 anos.
Na capa da revista Amiga durante a novela "Estúpido Cupido" |
Sempre identificado como um grande ator e um líder na sua categoria profissional, Zanoni Ferrite foi homenageado em 2010, pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, que deu seu nome a um teatro na Zona Leste.