Texto de estreia de Tracy Letts na literatura teatral, Killer Joe foi escrita em 1991 em homenagem a Holly Wantuch, companheira do dramaturgo. Dois anos mais tarde, em 1993, Killer Joe fez a sua estreia mundial no pequeno espaço Lab de Evanston, Illinois, em Chicago, e depois disso já foi encenada em 15 países em temporadas concorridas em Edimburgo, Nova Iorque, Londres, recebeu prêmios e foi traduzida para 12 idiomas.
Em São Paulo, Killer Joe ganhará a primeira montagem, com direção de Mário Bortolotto e elenco formado pelos atores Aline Abovsky, Ana Hartmann, Carcarah, Fernão Lacerda e Gabriel Pinheiro.
Tudo se passa num trailler. Chris Smith, 22 anos, é filho de Ansel e irmão de Dottie e está devendo dinheiro a traficantes de Dallas, cidade onde mora. Com a ajuda do pai e da madrasta elabora um plano mortal para se livrar dos problemas. Para isso, contrata Joe Cooper, o Killer Joe, detetive que é também matador para começar o trabalho, iniciando assim uma série de eventos que levam a trama a um clímax chocante. Todos, porém, são socialmente imprestáveis.
Tracy Letts (nascido em 04 de julho de 1965) é um dramaturgo americano, roteirista e ator, vencedor do Prêmio Pulitzer de Drama de 2008 por sua peça August: Osage County e de um Tony Award 2013 de Melhor Ator por sua interpretação como "George" em “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?”.
É também autor de 'Bug’ (Possuídos), ‘Homem de Nebraska’ (finalista do Pulitzer), ‘Superior Donuts’ e de uma adaptação de ‘Três Irmãs’ de Chekhov. Atuou como ator em 'American Buffalo’, ’Traição’, ’The Pillowman', 'Last of the Boys', e muitos outros. É autor e roteirista do recente filme Álbum de Família, com a atriz Meryl Streep.
Em São Paulo a peça Bichado, também escrita por Letts esteve em cartaz no CIT-Ecum.
Escreveu os roteiros dos três filmes adaptados de suas próprias peças: Possuídos e Killer Joe, ambos dirigidos por William Friedkin, e August: Osage County, dirigido por John Wells. Tracy Letts também é conhecido por sua interpretação de Andrew Lockhart na 3 ª temporada de Homeland, da Showtime.
A temática de Letts trata de questões como o amor, aa desagregação familiar e os sonhos desfeitos dos velhos hippies e dos esperançosos imigrantes.
KILLER JOE, de Tracy Letts
Estreia 13/06/2014
Sextas e sábados 21h30 – domingo 20h30
Duração- 90 minutos
Indicação de faixa etária – 16 anos
Serviço:
Direção: Mário Bortolotto
Elenco: Aline Abovsky, Fernão Lacerda, Ana Hartmann, Gabriel Pinheiro, Carcarah
Iluminação: Fernando Azevedo
Operação técnica: Ademir Muniz e Contrera
Produção e Figurino: Letícia Madeira
Fotos: Hudson Motta
Assistentes de direção: Gabriella Spaciari e Valentine Durant
Cenário: OSD Works
Programação Visual: André Kitagawa
Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro
Trilha: Mário Bortolotto
Sonoplastia: Ninguém
Inserções sonoras: Gabriella Spaciari
Local: Teatro & Bar Cemitério de Automóveis
Rua Frei Caneca, 384 – Consolação. São Paulo – SP
Tel: (11) 2371-5744
Acesso a cadeirantes
Lotação: 32 lugares
Entrada: R$ 20,00
Apoio: Nenhum