Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: A TV Cultura muda de dono e vira um presente de cultura para o povo paulista

25 de Junho de 2014
 Ônibus da TV Cultura na época de Diários Associados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Canal 2 de São Paulo, a TV Cultura, foi fundada em 20 de setembro de 1960 e pertencia aos Diários Associados, mas enfrentou vários problemas, entre eles um grande incêndio em 1965, e Assis Chateaubriand resolveu vender o canal para o Governo do Estado de São Paulo.

Foi assim que em 15 de julho de 1969, às 19h30, entrava no ar a segunda emissora pública de TV do Brasil e a primeira no eixo São Paulo-Rio, já que a primeira emissora pública do País foi a TV Universitária de Pernambuco, com um discurso do governador Roberto de Abreu Sodré e outro do presidente da Fundação Padre Anchieta, José Bonifácio Coutinho Nogueira.

Logo da TV Cultura nos anos 70 como emissora educativa

 

 

 

 

 

 

 

 

A Fundação Padre Anchieta, também identificada como Centro Paulista de Rádio e TV Educativa, passou então a ser a responsável pela programação da emissora, bem como da Rádio Cultura AM.

Nos seus primeiros meses, a programação da emissora começava às 19h30 e se encerrava às 23h30. O primeiro programa da emissora foi o “Planeta Terra” e depois dele vinham “A Moça do Tempo”; “Curso de Madureza Ginasial”; “Quem faz o Quê”; “Sonatas de Beethoven” e “O Ator na Arena”, este último apresentado pelo ator e diretor Ziembinski.

Curso de Madureza Ginasial foi um dos primeiros programas

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde o início, a emissora paulista que tinha como slogan ser “um verdadeiro presente de cultura para o povo”, investiu em documentários, programas sobre meio ambiente, esportes, educação, teledramaturgia e uma programação voltada para o público jovem e infantil.

Vila Sésamo" foi um dos primeiros sucessos da emissora

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os programas “História do Esporte”; “È Hora de Esportes”; “Jovem Urgente” e o teleteatro “O Feijão e o Sonho” também constituíram a grade da emissora nos primeiros tempos. Com o programa “Curso de Madureza Ginasial”, a emissora trouxe para a TV aulas diárias sobre os mais variados assuntos e uma das primeiras professoras foi a depois primeira dama do País, Ruth Cardoso.

 
 Ziembinski apresentava o programa "Ator na Arena"  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E em 1972, a TV Cultura se une à TV Globo para produzir a versão brasileira do programa norte-americano “Sesame Street”, que aqui se chamou “Vila Sésamo” e foi um grande sucesso junto ao público infantil.

Na próxima semana: Zeloni vive o divertido Dom Camilo.

Comentários
Assista ao vídeo