Para os organizadores da próxima Copa do Mundo em 2018, ou seja, os russos, a experiência de estar no Brasil é vista como uma grande oportunidade de divulgar sua cultura, e ainda adquirir conhecimento na organização de um dos maiores eventos esportivos do mundo.
Para garantir uma aproximação cultural entre os dois países, a Rússia chega ao Rio de Janeiro mais cedo e abre as portas de seu QG oficial no dia 13 de junho. Com o apoio do Ministério do Esporte Russo e a Federação Russa de Futebol, durante a Copa 2014, a estrutura será montada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Centro do Rio, em uma área exclusiva de 1.120 metros quadrados, em localização privilegiada: de frente para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar, ao lado do Aeroporto Santos Dumont e a 15 minutos do Estádio Maracanã, palco da final do Mundial.
O projeto visa divulgar a imagem do país e intensificar as atividades de networking e colaboração em economia, turismo, cultura, tecnologia e inovação com o Brasil. Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a hospitalidade russa, degustando sua gastronomia típica, saber um pouco mais da historia de futebol russo e obter as informações sobre a Copa do Mundo 2018, na Rússia.
Durante os dias 13 de junho e 13 de julho o público poderá comparecer à Casa da Rússia, assistir em tempo real todos os jogos nos telões em poltronas super charmosas, com Dj´s russos conceituados, e degustar o menu assinado pelo autêntico chef russo Syrnikov, conhecido por sua cozinha tradicional e fiel, e pelo renomado chef Ricardo Lapeyre, do restaurante Laguiole. Entre as delícias estarão o legítimo Strognaff russo, que vem com purê de batata em vez do arroz, Blini, panqueca típica da Rússia, o Pigojki, com recheios diversos e muito mais, Na carta de bebidas estarão a famosa cerveja Lager da Rússia, a Baltika, e vodka Tsarskaya, conhecida mundialmente por ser uma vodka premium, eleita como umas das melhores do país, com harmonização perfeita nas degustações de caviar. A mixologista exclusiva da Tsarskaya irá criar drinks especialíssimos com a bebida. Além disso serão servidos três drinks criados com a Tsarskaya, servidos em copos com as cores que remetem à bandeira da Rússia (R$ 29,00). São eles: Moscow Motion, que leva a Tsarskaya, frutas vermelhas e suco de cramberry; o Siberian Ice, com a Tsarskaya, Midori, pepino, hortelã e soda; e a Russian Skys, com Tsarskaya, suco de abacaxi, capim limão e Aperol. Quem assina o som é a Anja Womso, badalada DJ de Londres, e DJ KTO, que tocou na abertura e encerramento de Olimpíadas de Inverno de Sochi. Sextas e sábados a Casa da Rússia oferece festas a partir das 21h com o conceito guest list. Para entrar basta mandar email para olista@houseofrussia.org e a entrada é gratuita.
O espaço receberá uma programação especial durante todo o mês, com muita música, atividades e animação. O MAM será o palco perfeito para quem quer conhecer mais sobre a cultura dos próximos anfitriões. Jogos interativos com a história da Copa do Mundo; cabine de fotos; exposição com fotografias do futebol russo; bolas gigantes que poderão ser pintadas pelos visitantes e as Matryoshka, as famosas bonecas russas estarão na Casa da Rússia à espera do público. Além disso, um dos jogadores mais importantes da história do futebol russo, o lendário goleiro Lev Tashin, será lembrado através de uma estátua que será doada ao Museu de Arte Moderna. No dia 14, Vitaly Mutko (Ministro do Esporte da Federação Russa) apresentará os planos de conceito para a Copa do Mundo de 2018. Além de conferências para promover o diálogo e troca de experiências, a Casa da Rússia terá atrações de entretenimento, como um carnaval e festa junina ao estilo russo e diversas festas.
Segundo Varvara Zaytseva - Diretora Executiva da Casa da Russia & Eventica Communications, a ideia é ter uma ampla gama de eventos relacionados não apenas a negócios, mas também com festas, jantares e torneios de futebol. Autoridades russas também darão entrevistas coletivas no local. "A Casa da Rússia será o ponto não apenas para russos que estiverem no Brasil durante a Copa do Mundo, mas também para os brasileiros e estrangeiros”, afirma.
Serviço:
Casa da Russia no MAM
De 13 de junho a 13 de julho
Rua Infante Dom Henrique, 85
De segunda a quinta-feira e domingo, das 12h às 22h
Sextas-feiras e sábados, das 12 às 20h. A partir das 21h, começam as festas com os renomados Dj´s russos
Baixo Suíça, no Palaphita Kitch
Swissando no Rio de Janeiro - A Suíça aporta em terras brasileiras com o lançamento da Campanha de Comunicação Swissando 2014-2016. Criada pela Presença Suíça, que faz parte do Departamento Federal Suíço de Assuntos Estrangeiros (FDFA), e a Embaixada da Suíça no Brasil. O projeto visa fortalecer a imagem do país e intensificar as atividades de networking e colaboração em economia, turismo, cultura, tecnologia e inovação com o Brasil.
Orgulhosa de suas tradições, o país da Europa Central aproveitará a participação de sua seleção de futebol na Copa do Mundo da FIFA de 2014™ para inaugurar uma divertida Fan Zone oficial e centro de acolhida, chamada de Baixo Suíça. No Rio de Janeiro, o Baixo Suíça estará localizada no hypado Palaphita Kitch, em um dos cartões postais mais emblemáticos da cidade, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, abençoado pelo Cristo Redentor, cercado pelo Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea.
Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a hospitalidade suíça, degustando sua gastronomia típica, como raclette, rösti, bratwurst, vinho ou cerveja. Também será servido uma culinária fusion suíço-brasileiros. Para transmitir a atmosfera do autêntico savoir-vivre suíço, o Palaphita Kitch se transformará com uma ambientação típica, com direito a trenós gigantes, toalhas quadriculadas, vacas cenográficas e uma iluminação especial. Para se divertir os visitantes poderão fazer fotos de dentro de uma bola de neve real e no clássico bondinho com o fundo retratando as charmosas paisagens locais, jogar totó onde as vaquinhas fazem às vezes de jogadores.
No Baixo Suíça, a gastronomia faz a ponte sensorial entre os dois países. Da parceria entre o chef suiço Christian Zueger, que já cozinhou para a rainha da Inglaterra, e o Mario “Maluco”, do Palaphita Kitch, surgiram várias receitas inéditas que envolvem tradições suíças com o toque brasileiro, como a rosti com pirarucu.
Experimentando o que há de melhor em dois mundos tão distintos, teremos clássicos da culinária para dar aos brasileiros a experiência original de experimentá-la: raclette, roeschti, bratwurst, cervelat, zuerigeschnetzeltes, chaesspaetzli, quiche vaudoise, tortas suíças, tudo isso às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.
No quiosque ao lado será montado outro cenário, com a cara do Rio, onde os comensais podem comprar as comidinhas e pode fazer seu próprio piquenique nos gramados entorno.
O espaço receberá uma programação especial durante todo o mês, com muita música e animação. Nos dias de jogos da Suíça, a festa estará ainda mais completa. Serão sorteados brindes com o apoio dos patrocinadores, como os tradicionais canivetes da Victorinox, chocolates Lindt, ingressos para os jogos – cedidos pelos Mc Donalds Suíço. Nos intervalos a banda Manissadu, formada pela suíça Anissa Damali e os brasileiros Eduardo Costa e Magros Borges, assume a pista e anima os convivas com seu som de melodias e harmonias amazônico.
A tradição de um centro suíço para convidados remonta a 1998, quando a Casa da Suíça (nome adotado nas edições anteriores) celebrou seu evento inaugural nos Jogos Olímpicos de Inverno em Nagano, no Japão.
O espaço é um projeto gerenciado pelo departamento de relações exteriores Presença Suíça e atua como um ponto de encontro e centro social para o Fã Suíço. Também é utilizado para recepções, entrevistas coletivas e eventos.
A campanha de comunicação se estenderá até os Jogos Olímpicos no Rio em 2016™, com mais uma edição do espaço.
Além desta campanha, será lançado o web site www.swissando.com.br para apresentar diferentes atrativos, tais como gastronomia, turismo e futebol, e outros temas serão apresentados posteriormente.
Mais ainda, a fim de compartilhar atualizações diárias sobre as atividades de Swissando e as atividades no Baixo Suíça, estarão presentes no FB, Twitter, Instagram e G+, onde todos serão convidados a curtir.
Hashtags oficiais:
#HoppSwiss
#Otherofficial #
Serviço: Baixo Suíça: Palaphita Kitch - Avenida Epitácio Pessoa, s/nº - Quiosque 20 – Parque do Cantagalo, Lagoa Rodrigo de Freitas. Tel.: 2227-0837.
Horário de funcionamento: todos os dias a partir das 13h. De 12/06 a 13/07.