![]() |
| Foto: Divulgação |
O curta-metragem independente "Virtualidade", da cineasta Marta de Oliveira Torres, foi selecionado para a programação oficial do 12º Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO). O evento acontece entre os dias 18 e 21 de junho de 2026, com programação simultânea em Goiânia e Anápolis. O curta concorre na mostra DIGO Prompt, dedicada a tecnologias emergentes e inteligência artificial.
Com uma trajetória consolidada no circuito internacional, o filme já passou pelo Chelsea Film Festival, em Nova York, e foi premiado com o Best Staff Pick no Around International Film Festival (ARFF), em Paris. Recentemente, integrou a programação do NOX Film Fest, dedicado a filmes de suspense e horror, no Uruguai.
Sobre o filme
“Virtualidade" conduz o espectador a uma imersão nas fronteiras difusas entre o mundo digital e a realidade concreta. A narrativa acompanha dois personagens que iniciam uma conversa pelo aplicativo fictício "Socialverse" e são confrontados com uma questão central: o que é real no mundo virtual e o que é ilusão na realidade? A partir dessa provocação, o curta convida o espectador a repensar a própria natureza das relações, da identidade e da verdade do que se vê nas telas na era da inteligência artificial.
Com uma linguagem visual marcante, o filme é uma homenagem ao cinema mudo combinado a reflexões sobre as novas tecnologias. O curta utiliza trilha sonora clássica, ausência de diálogos e uma fotografia que remete a um preto e branco amarelado.
Ficha técnica e elenco
Dirigido, roteirizado, produzido, fotografado e protagonizado por Marta de Oliveira Torres, o curta conta ainda com a atuação do ator Alan Pellegrino. As externas foram gravadas em pontos emblemáticos do Rio de Janeiro, com destaque para o pôr do sol no Arpoador.
Sobre o festival
O DIGO – Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás chega à sua 12ª edição como um dos principais eventos do gênero no Centro-Oeste do Brasil, promovendo conscientização e respeito integral aos direitos humanos por meio do cinema. Esta edição inova ao realizar atividades simultâneas em Goiânia (Teatro Zabriskie e Centro Audiovisual do Museu Nacional dos Povos Indígenas) e em Anápolis (Cine Prime do Anashopping).
Ao todo, 52 filmes foram selecionados para as mostras competitivas, que incluem as frentes DIGO Jovem, DIGO Prisma (com curadoria universitária) e DIGO Prompt.
Declaração da diretora
Marta comemora a seleção:
"É uma honra integrar a programação do DIGO, especialmente na mostra DIGO Prompt, que dialoga diretamente com a proposta de 'Virtualidade': recriar o real para melhor questioná-lo. O filme nasce dessas inquietações – o que ainda é real no que vemos quando tudo pode ser simulado? O que é ilusão naquilo que chamamos de 'vida real'? No que podemos acreditar, o que devemos duvidar? Levar esse debate ao público goiano, em um festival tão relevante, é motivo de grande alegria."
Serviço
· Evento: 12º Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO)
· Datas: 18 a 21 de junho de 2026
· Locais: Goiânia (Teatro Zabriskie e Centro Audiovisual do Museu Nacional dos Povos Indígenas) e Anápolis (Cine Prime do Anashopping)
· Filme: "Virtualidade" (curta-metragem experimental, 8min35s)
· Classificação indicativa: Livre
· Entrada: Gratuita (sujeita à lotação dos espaços)
GALERIA DE FOTOS: