Colunistas - Rodolfo Bonventti

Eterna Memória: Big Boy

23 de Maio de 2014
Big Boy e sua irreverência no programa da Rádio Tamoio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele nasceu Newton Alvarenga Duarte na cidade do Rio de Janeiro, e desde pequeno se mostrou um apaixonado pela música. Ainda adolescente já possuía uma coleção de milhares de discos, a maior parte deles do gênero rock.

Um dia, de tanto andar pelos corredores das rádios cariocas, recebeu um convite para substituir um programador da Rádio Tamoio, e aí começava a carreira breve mas de sucesso de um novo tipo de locutor radiofónico.

Irreverente, assumiu o nome de Big Boy e introduziu uma linguagem jovem, nova e revolucionária no rádio da década de 1970, aproximando o público jovem da Rádio Mundial AM, onde foi trabalhar e atuou primeiro como disc jockey e depois como apresentador.

 Ele criou o bordão "Hello Crazy People" no inicio dos anos 70

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Big Boy criou o bordão "hello crazy people!" para começar o seu programa e para se dirigir ao seu público, e sua maneira irreverente acabou se tornando sua marca registrada, criando um estilo próprio, muito diferente do que se estava acostumado a ouvir no rádio brasileiro.

Ele trazia novidades mundiais e nacionais do rock e fazia questão de acrescentar notícias e informações sobre os intérpretes, compositores e as histórias que haviam influenciado aquelas composições, e dessa forma ajudou a transformar a Rádio Mundial AM do Rio de Janeiro em uma das maiores audiências da capital carioca, nos primeiros anos da década de 1970.

O sucesso foi tão grande que Big Boy passou a apresentar dois programas diários na Mundial: o “Big Boy Show” e o “Ritmos de Boite”, além de um na Rádio Excelsior de São Paulo, outra emissora de rádio que caiu no gosto dos jovens.

Muito requisitado, ele passou a escrever também para colunas de jornais e revistas voltados o público jovem e passou a comandar como DJ os famosos “Bailes da Pesada”, que ele conduzia na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Foi para a televisão na metade dos anos 70, e na TV Globo participou do “Jornal Hoje”, onde criou a onda dos vídeo clipes na televisão, conduzindo depois o programa “Papo Pop” na TV Record de São Paulo, onde lançou alguns grupos de rock.

Big Boy também era dono de uma discoteca imensa

Big Boy também participou do “Chico Anysio Show” contracenando com o personagem Linguinha, e morreu repentinamente aos 33 anos de idade, vitimado por um ataque de asma, em um hotel de São Paulo, onde estava hospedado.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo