Cultura - Música

Ebony lança "Dona de Casa" e antecipa a versão deluxe de "KM2"

16 de Dezembro de 2025

Música amplia o universo do novo álbum e aprofunda temas como autoestima, autonomia e origens

Depois de apresentar ao público o álbum intimista “KM2”, em que mergulha na adolescência vivida em Queimados, na Baixada Fluminense, e nas complexidades de ser uma jovem mulher negra no Brasil, a rapper e compositora Ebony se prepara para um novo capítulo da carreira com o single “Dona de Casa”, já disponível nas plataformas digitais.

Ouça aqui.

O lançamento antecipa a versão deluxe do último trabalho de Ebony, expandindo o universo do projeto e abrindo caminho para novas faixas e colaborações.

Antes do lançamento oficial, a faixa ganhou uma estreia ao vivo em clima especial: no dia 12 de dezembro, Ebony apresentou “Dona de Casa” pela primeira vez no palco do Viaduto de Madureira, no Rio de Janeiro. O encontro marca o primeiro contato do público com a faixa e reforça a relação da artista com a cena carioca.

Em “Dona de Casa”, Ebony parte do cotidiano para falar sobre autoestima, autonomia e origens, tensionando expectativas colocadas sobre mulheres periféricas. A canção atualiza a narrativa potente que a cantora aprofundou em “KM2”, em que transforma vivências pessoais em históricas, atravessando uma geração.

“Foi a primeira música escrita para ‘KM2’, e acabou ficando de fora da versão experimental. Ela foi pensada para ser uma forma de interlúdio, mas acabou sendo um dos versos mais potentes que já fiz na vida, e a escolhi para anunciar a versão completa do álbum”, comenta a artista.

“Eu decidi fazer esse deluxe, porque eu sinto que "KM2" ainda não estava pronto quando ele veio ao mundo. Eu gosto de considerar ele a versão completa do álbum, porque eu sinto que teve muitas coisas que por ser a minha primeira vez me abrindo tanto, eu tive dificuldade de trabalhar e de expor mais e de dar a minha cara à tapa mesmo; Foi um projeto muito pessoal meu, que eu nunca achei que fosse tocar em tantas pessoas assim, principalmente por não ser um álbum feliz propriamente dito. Ter a oportunidade de reabrir, revisitar, reacessar, recriar e implementar é uma honra pra mim. Eu espero que todos gostem da versão completa de KM2. É muito mais do que um deluxe”, completa.

O novo single mantém a assinatura sonora de Ebony, que mistura rap com referências de outros gêneros musicais, criando um universo próprio, ao mesmo tempo urbano e íntimo.

SOBRE EBONY

Nascida e criada em Queimados, no Rio de Janeiro, Ebony começou a registrar guias sozinha e colocar as primeiras faixas no SoundCloud aos 17 anos. O primeiro lançamento oficial veio aos 18 anos, e, aos 25 anos, a cantora é reconhecida como uma das principais vozes do rap feminino no Brasil.

A artista acumula em seu repertório músicas que já chegaram ao topo do charts do Spotify e apresentações em alguns dos maiores festivais do país, como Rock The Mountain e The Town. Além de ser citada em alguns dos principais veículos de música do Brasil, como O Globo, Roling Stone, Elle e o Prêmio Multishow.

Em seu mais recente álbum, “KM2”, Ebony revisita a própria história e as vivências da Baixada Fluminense em um trabalho pessoal, que fala sobre identidade, vivências periféricas, traumas e família, combinando rap, funk, drum and bass, gospel, indie e MPB.

Com uma marcante presença de palco, escrita forte e uma estética que dialoga com moda, juventude, internet e cultura, Ebony vem consolidando seu nome na nova música brasileira e abre uma nova fase em sua carreira.

Comentários
Assista ao vídeo