Informes - GERAIS

POW Festival conecta moda artesanal e Inteligência Artificial em experiência inédita

1 de Dezembro de 2025

Artista, designer de moda e pesquisadora, Hanna Inaiáh cria bordados e estampas com IA a partir de técnicas têxteis manuais

A oficina ensina ao público a se aproximar de referências ligadas ao Brasil e à América Latina, por meio da IA, que explora cores, volumes e tramas do fazer manual como vocabulários visuais para algoritmos

Nos dias 6 e 7 de dezembro, Ribeirão Preto se torna ponto de encontro entre tecnologia, arte e futuro na 3ª edição do POW Festival, que acontece no espaço A Fábrica, com experiências imersivas, oficinas criativas e ações que aproximam o público do impacto da inovação no cotidiano. Entre os destaques da programação, está a palestra que une moda, técnicas manuais e Inteligência Artificial com a participação de Hanna Inaiáh, profissional que vem ganhando relevância nacional ao explorar o universo têxtil através do digital.
 
No sábado, 6 de dezembro, das 17h30 às 18h30, Hanna apresenta “Inteligência Artificial aplicada à moda e estamparia”, compartilhando seu método de criação no qual treina modelos de IA para gerar rendas, bordados e crochês a partir de técnicas manuais reais. O processo revela como o gesto artesanal pode se tornar dado, código e paisagem visual, expandindo a linguagem têxtil para novos formatos e narrativas.
 
Sua pesquisa aproxima a IA de referências ligadas ao Brasil e à América Latina, explorando cores, volumes e tramas do fazer manual como vocabulários visuais para algoritmos. Essa abordagem destaca o maximalismo como expressão cultural e propõe uma estética digital que reivindica identidade e memória.
 
Com atuação há mais de uma década como artista e designer de estampas em seu estúdio, Hanna desenvolve narrativas visuais que transitam entre o bordado, a moda e a experimentação tecnológica. Ela também é referência pelos pincéis Procreate utilizados por artistas em diversos países, ampliando sua presença no universo digital.
 
Durante a palestra, o público poderá acompanhar essa relação entre técnica manual e IA em tempo real, sugerindo ideias e observando a geração instantânea de estéticas têxteis. A atividade reforça a tecnologia como extensão da criatividade humana, e não como substituição do gesto artesanal.
 
A participação é gratuita, com pré-inscrição pelo site powfestival.com.br. O ingresso geral do evento também deve ser retirado antecipadamente pelo portal.
 
*A pré-inscrição não garante vaga na palestra. A participação será por ordem de chegada, sem reserva ou guarda de lugares.
 
Programe-se
 
POW FESTIVAL – 3ª edição

Data : 6 e 7 de dezembro de 2025

Local : A Fábrica (Rua Mariana Junqueira, 33)

Ingressos *: powfestival.com.br

Idealização : Instituto SEB

*Entrada gratuita mediante ingresso baixado com antecedência

Realização : Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Brasil Do Lado do Povo Brasileiro

Projeto : “POW Festival - 3ª Edição” é aprovado na Lei de Incentivo à Cultura - Federal: PRONAC 251387
 
Sobre o POW Festival
 
Idealizado pelo Instituto SEB e com curadoria da Zupi Live, a mesma empresa responsável pelo Pixel Show, o POW Festival tem como objetivo consolidar Ribeirão Preto como um dos polos criativos mais importantes do país. Para 2025, a meta é ampliar o impacto social, econômico e cultural do evento, fortalecendo parcerias e impulsionando o ecossistema local de inovação e economia criativa unindo arte, tecnologia, interatividade, gastronomia, música e cultura digital em dois dias de experiências intensas.

Comentários
Assista ao vídeo