Black Friday e Natal devem aquecer ainda mais o comércio na cidade. No RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula, lojistas já se movimentam para as contratações de fim de ano
![]() |
| Lojistas ressaltam que esse é o período de maior movimento e mais oportunidades |
| Créditos: Tábata Barbosa |
O último trimestre do ano é tradicionalmente um dos períodos mais aquecidos para o varejo e os serviços em Ribeirão Preto. A combinação entre Black Friday e as festas de fim de ano intensifica o consumo, amplia o fluxo de visitantes e estimula novas contratações em lojas e operações de alimentação, moda, bem-estar e viagens.
De acordo com dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), cerca de 535 mil contratos temporários devem ser gerados no país entre outubro e dezembro de 2025, representando um crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Metade dessas vagas deve se concentrar justamente nos setores de Comércio e Serviços, impulsionados pelas promoções de novembro e pelo aumento do movimento em shoppings e centros comerciais.
Em Ribeirão Preto, o aumento do consumo já é percebido em empreendimentos como o RibeirãoShopping e o ShoppingSantaÚrsula. Com o fluxo crescente de visitantes, lojistas ampliam suas equipes e se preparam para o pico de vendas de fim de ano.
“Esse é sempre o período de maior movimento e mais oportunidades. Ampliamos a equipe para absorver o fluxo, que deve crescer até 25% em novembro e 50% em dezembro”, comenta Pamela de Castro Moraes Ribeiro, gerente da Mini Melissa, no RibeirãoShopping, que tem vagas abertas para vendedoras, estoquista e operadora de caixa.
O setor gastronômico também projeta um fim de ano promissor. No ShoppingSantaÚrsula, Carlos Gusson, proprietário da More Cookies, estima um crescimento de até 20% no fluxo de clientes da loja e já reforçou a equipe para atender à alta na demanda. “Nesta época, o volume de vendas e o movimento ficam acima do normal, por isso ampliamos o quadro de funcionários, que inclusive devem ser efetivados”, afirma.