Informes - GERAIS

7º Prêmio Arcanjo celebra Nany People e destaques de 2025 na cultura

19 de Novembro de 2025

Premiação idealizada pelo jornalista Miguel Arcanjo Prado foi realizada no Teatro Sérgio Cardoso nesta segunda, 17 de novembro 

Miguel Arcanjo Prado
Créditos: Rafa Marques

O 7º Prêmio Arcanjo - 2025 realizou uma grande festa da cultura no Teatro Sérgio Cardoso, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, nesta segunda, 17 de novembro, com Nany People como a grande homenageada do ano, no marco de seus 60 anos de vida, 50 anos de carreira, 40 anos de chegada em São Paulo e 30 anos de televisão. 

"Que noite linda estou vivendo aqui hoje. Muito obrigada de coração a todas as pessoas que fizeram esse sonho acontecer desde quando eu olhava o céu azul de Minas Gerais e pensava assim: 'Eu quero fugir com circo'. Agradeço às pessoas que me deram chances na vida para eu chegar aqui hoje", disse Nany People, emocionada. "O Miguel Arcanjo, em 2007, me deu uma matéria na revista Contigo intitulada 'Muito além de uma drag queen' e falou bem da minha peça Como Salvar Um Casamento, escrita pelo Bruno Motta. Foi a primeira vez que uma drag teve uma mídia tão expressiva e foi lendo essa matéria que o Jô Soares me convidou para seu programa. Aí a minha vida no teatro mudou e viajei o Brasil inteiro. E tudo isso a partir da matéria e da crítica linda que o Arcanjo fez”, recordou Nany People.

Com idealização e direção geral do jornalista Miguel Arcanjo Prado e apoio da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e da Fundação Itaú, a cerimônia celebrou os melhores do ano na cultura com vencedores em sete diferentes categorias: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Redes, Streaming TV e Teatro (Comédia, Contemporâneo, Drama, Solo, Musical Brasileiro e Musical Internacional); além de homenageados na categoria. Foram 25 troféus entregues na noite. Entre os vencedores estão o ator Gregório Duvivier, a cantora Luedji Luna, a série Tremembé e os programas Arena dos Saberes e Mulheres. No time de apresentadores e participações especiais estiveram nomes como Mel Lisboa, Fabíola Reipert, José Armando Vannucci, Aretha Marcos, Abrahão Costa, Julia Sanchez, Roger Gobeth, Paula Cohen, Thais Piza, Alexia Twister e Bruno Motta.

“Foi uma cerimônia repleta de emoção e com a presença em peso de quem faz a cultura acontecer. O Prêmio Arcanjo surgiu em 2019 para valorizar a diversidade dos artistas brasileiros. Foi uma festa incrível, que demonstrou que o Prêmio Arcanjo está consolidado. Isso é fruto de como o Prêmio Arcanjo é abraçado por todos os trabalhadores da cultura”, comemora Miguel Arcanjo Prado, idealizador do site Blog do Arcanjo, referência no jornalismo cultural. 

Durante a cerimônia, a vereadora Edir Sales anunciou que fez um projeto de lei para colocar o Prêmio Arcanjo no Calendário Oficial da Cidade de São Paulo. “A vereadora se colocou à disposição para colaborar com o Prêmio Arcanjo e confiamos na sensibilidade para com a cultura dos nossos vereadores paulistanos para que o Projeto de Lei Prêmio Arcanjo seja aprovado em breve e tenhamos garantia de poder realizar esta linda celebração da cultura todos os anos”, afirma Miguel Arcanjo.

O Júri do Prêmio Arcanjo de Cultura é formado por Adriana de Barros, Bob Sousa, Hubert Alquéres, Miguel Arcanjo Prado e Zirlene Lemos. A direção de produção é de Zé Guilherme Bueno com produção da 4Ever Produções Artísticas, direção cênica de André Acioli, direção musical de Rodolfo Schwenger e direção de marketing de Julia Zann Saraiva.

Logo após a cerimônia no Teatro Sérgio Cardoso teve a Festa Oficial do Prêmio Arcanjo no Rockwheels Kustom Bar, com show de Abrahão Costa, Adjotta e DJ Rafa Américo. Mais em @miguel.arcanjo e @premioarcanjo.

7º PRÊMIO ARCANJO 2025 - VENCEDORES

GRANDE HOMENAGEADA DO ANO

Nany People

ARTES VISUAIS

Ocupação Leda Maria Martins - Itaú Cultural

CINEMA

Ritas, de Oswaldo Santana e Karen Harley

DANÇA 

Piracema - Grupo Corpo, 50 anos  

MÚSICA

Luedji Luna – Um Mar Para Cara Um e Antes Que a Terra Acabe

REDES

Monique Arruda @arrudamonique @leodias

STREAMING TV 

Arena dos Saberes com Gabriel Chalita – TV Cultura

TEATRO

Teatro Comédia 

O Céu da Língua 

Teatro Contemporâneo

Pai Contra Mãe ou Você Está me Ouvindo?

Teatro Drama

Dois Papas

Teatro Solo

Meu Remédio, com Mouhamed Harfouch

Teatro Musical Brasileiro

Djavan, O Musical – Vidas Pra Contar

Teatro Musical Internacional

Dreamgirls – Em Busca de Um Sonho

ESPECIAL

Alexandre Brazil - Escritório das Artes

APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e Teatro Sérgio Cardoso - Luís Sobral

Bárbara Bruno e Vanessa Goulartt - Família Bruno Goulart

Célia Forte e Selma Morente - Morente Forte 40 anos

Eduardo Martini - Teatro União Cultural

Fundação Itaú - Eduardo Saron

Ilvio Amaral e Maurício Canguçu - Cangaral Produções

Marilia Marton 

Mulheres - 45 anos - Gazeta

Othon Bastos - Não Me Entrego, Não

Raquel Hallak - Universo Produção 30 anos

Renata Borges - Touché Entretenimento

Tremembé - Prime Video

7º PRÊMIO ARCANJO 2025

Ficha Técnica

Idealização e direção geral: Miguel Arcanjo Prado

Direção de produção: Zé Guilherme Bueno - 4Ever Produções Artísticas

Júri: Adriana de Barros, Bob Sousa, Hubert Alquéres, Miguel Arcanjo Prado e Zirlene Lemos

Apoio: APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Teatro Sérgio Cardoso e Fundação Itaú

Apoio institucional: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

Direção Cênica: André Acioli

Direção Musical: Rodolfo Schwenger

Direção de Marketing: Julia Zann Saraiva

Produção Executiva: Gabriela Brown

Assistente de produção: Julia Eger

Design, Produção e Redes: David Godoi e Juan Tellategui

Fotografia: Annelize Tozetto, Duda Médici, Edson Lopes Jr., Neto Vilar e Rafa Marques

Videomaker: Geraldo Arcanjo

Assistentes de palco: Isabella Votta e Runan Braz

Roteiro e mestre de cerimônias: Miguel Arcanjo Prado

Apresentadores: Abrahão Costa, Adriana de Barros, Alexia Twister, Bruno Motta, Cícero de Andrade, Eloisa Vitz, Fabíola Reipert, José Armando Vannucci, Mel Lisboa, Miriam Jardim,

Patricia Vilela, Paula Cohen, Pedro Leão, Roger Gobeth, Zé Guilherme Bueno, Zirlene Lemos.

Números musicais: Abrahão Costa, Alexia Twister, Aretha Marcos, Julia Sanchez, Rodolfo Schwenger e Thais Piza.

Iluminação: Pipe Oliveira

Sonoplastia: Éder Souza

Socialmedia cerimônia: Kateryne Pessoa

Assessoria & Relações Públicas Prêmio Arcanjo: Grazy Pisacane - GPress Comunicação

Assessoria Teatro Sérgio Cardoso: Pevi 56 - Angelina Colicchio e Diogo Locci

Parceria de Estágio Artístico: Escola de Atores Wolf Maya

Festa Oficial: Rockwheels Kustom Bar @rockwheelssp

Show Oficial: Abrahão Costa & Adjotta

DJ: Rafa Américo

Realização: Blog do Arcanjo – Miguel Arcanjo Prado e 4Ever Produções Artísticas

Redes sociais: @miguel.arcanjo @premioarcanjo #premioarcanjo

Parcerias: Apê Smart Studios, Estúdio Mais, Le Maison Pro, Licor 43, Paris 6, Rockwheels Kustom Bar, Unfy, Viniqaa. 

Sobre o Prêmio Arcanjo e Miguel Arcanjo Prado 

O Prêmio Arcanjo é uma premiação anual concedida aos melhores do ano na cultura que existe desde 2019, sob idealização e direção de Miguel Arcanjo Prado, um dos mais respeitados jornalistas culturais do Brasil e criador do site Blog do Arcanjo (blogdoarcanjo.com). Com mais de 22 anos de carreira e passagens pelos principais veículos da imprensa brasileira, como Globo, Abril, Folha, Record, R7, Band, UOL e Gazeta, Miguel Arcanjo é conhecido por realizar uma cobertura cultural diversa e democrática em prol da valorização dos artistas no Brasil. Jornalista formado pela UFMG, é especialista em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e mestre em Artes pela UNESP. É crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Além de comandar o Prêmio Arcanjo, é jurado de premiações como Prêmio Jabuti, Prêmio Governador do Estado, Prêmio APCA, Prêmio Bibi Ferreira, Prêmio do Humor e Prêmio Destaque Imprensa Digital.

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso 

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde.

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro. 

Sobre a Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do O Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. 

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Comentários
Assista ao vídeo