A atuação do ISSA, liderado pela advogada Ilza Maria, abre caminho inédito para famílias brasileiras em busca de cura
![]() |
| Foto: Divulgação |
O que parecia impossível para duas famílias brasileiras se tornou realidade graças à atuação de um escritório de advocacia de Brasília-DF. Liderado pela advogada Ilza Maria Braz de Souza, especialista em Direito Médico e da Saúde, o Escritório ISSA – Sociedade de Advogados se tornou o primeiro do país a conquistar a inclusão de crianças com doenças raras em estudos clínicos internacionais de alto custo, tratamentos milionários que, nos Estados Unidos, podem ultrapassar cifras inalcançáveis para a maioria das famílias, mas que agora serão oferecidos gratuitamente por meio de protocolos experimentais.
Recentemente, o ISSA viabilizou que duas crianças brasileiras de 10 anos, diagnosticadas com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), fossem aceitas em ensaios clínicos internacionais de medicamentos experimentais. Trata-se de uma doença genética rara, progressiva e devastadora, que leva à perda da mobilidade ainda na infância e reduz drasticamente a expectativa de vida.
O acesso a esse tipo de terapia inovadora, até então, era visto como privilégio quase impossível para famílias brasileiras. Mas, graças ao trabalho jurídico especializado do escritório, Arthur da Silva Gremasco (@curaparaarthur) e Alfredo Gonçalves Dias (@salveoalfredo) foram recrutados para receber os tratamentos nos Estados Unidos sem custo com a medicação.
“É um marco para a advocacia brasileira. Conseguimos transformar a burocracia em oportunidade real para salvar vidas. Cada vitória como essa mostra que a lei pode ser uma ponte para a esperança”, afirma a Dra. Ilza.
Além de garantir acesso a essas duas crianças, o feito do ISSA abre um caminho inédito para que outras famílias brasileiras possam, no futuro, ter acesso a tratamentos experimentais internacionais, consolidando o escritório como referência em Direito Médico e da Saúde.
Embora os medicamentos e protocolos clínicos sejam custeados pelos estudos, os custos de sobrevivência como hospedagem, alimentação e exames médicos complementares permanecem como desafio. As famílias seguem em campanha para arrecadar recursos e quem quiser se unir à causa pode acompanhar os perfis e contribuir com as vaquinhas:
Para ajudar Arthur e Para ajudar Alfredo
Com presença ativa nas redes sociais @adv.ilzamariabraze e @issa.advocacia, o escritório amplia o acesso à informação sobre saúde e direito, reforçando sua missão de ultrapassar fronteiras para conectar famílias a tratamentos inovadores que podem mudar destinos.
A história recente do ISSA não apenas inaugura um novo capítulo para a advocacia em saúde no Brasil, como também prova que conhecimento jurídico aliado à sensibilidade humana pode romper barreiras internacionais e devolver esperança onde antes só havia incerteza.