Colaboradores - Tânia Voss

Festas e eventos para fechar o ano

24 de Outubro de 2025

A lendária casa noturna Madame Satã comemora 42 anos com show da banda 365

Símbolo da resistência e da cena underground paulistana, o Madame comemora mais de quatro décadas com show da 365, em uma noite histórica de celebração

Madame Club  Dj Gé Rodrigues e Igor Calmona | Foto: Divulgação

O lendário Madame Satã, um dos espaços mais emblemáticos da vida noturna de São Paulo, celebra 42 anos de história com um show especial da banda 365, em 25 de outubro, a partir das 22h. O grupo retorna ao palco da casa – agora batizada Madame Club – para revisitar sucessos que marcaram gerações e reafirmar a força de uma cena que moldou a identidade cultural da cidade.

Inaugurado em 1983, quando introduziu o conceito de casa noturna com pista de dança, o Madame Satã nasceu como um templo underground, ponto de encontro de punks, góticos, artistas, intelectuais e celebridades em busca de um espaço de expressão e experimentação. No porão do casarão da Bela Vista, surgiram nomes que fizeram história na música brasileira, como Titãs e IRA!, e também foi palco para performances, como da lendária Claudia Wonder – atriz e escritora transexual, ativista pelos direitos LGBTQIAPN+.

Fechado no início dos anos 2000 e reaberto em 2011 como Madame Club pelo DJ, produtor e ativista Gé Rodrigues e seu sócio, o empresário Igor Calmona – figuras essenciais na revitalização de ícones da noite paulistana –, o espaço mantém viva sua vocação de palco da diversidade. Com atmosfera sombria e acolhedora, decoração inusitada e espírito libertário, o clube continua atraindo novas gerações, reafirmando-se como refúgio das minorias e símbolo da efervescência cultural de São Paulo.

A celebração dos 42 anos mantém esse espírito e, mais do que uma festa, a noite é o reencontro de duas trajetórias que ajudaram a escrever capítulos fundamentais do rock alternativo paulistano: a da banda 365 e a do próprio Madame, reduto da liberdade, da diversidade e da contracultura desde os anos 80.

A pista será comandada pelos DJs Gé Rodrigues, Zauber, Luminati e Clarck, com projeções do VJ Borro, em uma programação que atravessa estilos e décadas – do pós-punk ao eletrônico, do darkwave ao indie –, além de performances que remetem à sua história.

Serviço
42 anos do Madame Satã, com show da banda 365
25 de outubro, a partir das 22h - Madame Club
Rua Cons. Ramalho, 873 – Bela Vista - Informações: (11) 99329-2323
R$ 40 (entrada) ou R$ 80 (consumação) - Line-up:
DJs Gé Rodrigues, Zauber, Luminati e Clarck
VJ Borro + performances


Isabella Taviani apresenta novo show "Confissões (De Amor)" em São Paulo no Tokio Marine Hall

Cantora e compositora retorna aos palcos com banda para show de lançamento de EP com canções autorais que combinam MPB, pop e romantismo

Isabella Taviani | Foto: Divulgação

Isabella Taviani está de volta aos palcos e inaugura uma nova fase da carreira com a turnê "Confissões (de Amor)". O espetáculo marca o lançamento do EP homônimo, que reafirma sua identidade confessional e autoral, e celebra o aguardado retorno da artista à circulação com banda. A apresentação chega a São Paulo no dia 23 de novembro, às 19 horas, no Tokio Marine Hall.

"Passei alguns anos celebrando a intimidade do violão, mas voltar ao palco com a força da banda é como redescobrir minhas próprias músicas. É um reencontro com a energia, a potência e a emoção que sempre marcaram meus shows", afirma Isabella.

O espetáculo "Confissões (de Amor)" representa uma fase luminosa na carreira de Isabella Taviani, que volta a se apresentar com a intensidade de uma banda ao vivo, formada por Sérgio Melo (bateria), Tavinho Menezes (guitarra) e Marco Britto (teclados), ampliando a experiência emocional que sempre foi a marca registrada de seus shows. A atmosfera intimista dá lugar a um encontro arrebatador com o público, em que as canções inéditas se entrelaçam a sucessos que marcaram sua trajetória e emocionam plateias há mais de vinte anos, como "Diga Sim Pra Mim", "Luxúria" e "A Canção que Faltava".

O novo EP marca uma fase leve, apaixonada e popular na trajetória de Isabella. O trabalho reúne cinco faixas inéditas que exploram o universo afetivo em suas múltiplas camadas - dos encontros aos desencontros, da saudade à esperança - sempre com a força emocional e melódica que consagrou a artista. É o primeiro volume do que está programado para ser uma série, chamada "Confissões".

"É um projeto que me traz muita alegria. Estou muito feliz com esse novo momento e animada com a forma como essas músicas estão nascendo, se revelando e conversando entre si. São canções que me tocam profundamente e que, ao mesmo tempo, têm tudo para tocar o coração de muita gente", completa.


Raul 80 — Um Tributo a Raul Seixas

Projeto audiovisual renova clássicos do roqueiro nascido há oito décadas com talentos de outras gerações, sob direção musical de Rodrigo Suricato

Raul Seixas | Foto: Divulgação

No ano em que Raul Seixas, nascido em 28 de junho de 1945, completaria oito décadas, a Universal Music Brasil homenageia o eterno maluco beleza com “Raul 80”, projeto audiovisual que reúne artistas de diferentes gerações e variados backgrounds em torno de seu repertório imortal. São sete regravações, todas norteadas por profundo respeito e genuína identificação artística com o mitológico Raul e seu universo lírico e musical. Junto com o álbum, também serão lançados vídeos das performances dos artistas, que serão disponibilizados no canal oficial de Raul Seixas no YouTube.

Sob a batuta do multitalentoso Rodrigo Suricato (cantor, grande guitarrista e produtor), “Raul 80” foi gravado nos estúdios Claquete, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, em registro da Janeiro Filmes (com direção de Eduardo Levy e Marcelo Paiva) em clima de descontração e alegria. Afinal, todos os envolvidos são, antes de qualquer coisa, grandes fãs de Raul. Conexões reais importam, claro. Quando o assunto é rock’n’roll — ou melhor, rock & Raul —, a autenticidade é fundamental.

As novas versões, todas com arranjos inéditos, foram registradas por nomes bem familiarizados e identificados com a obra de Raul Seixas: Ana Cañas, Baia, BNegão, Chico Chico, Maneva e o próprio Suricato. Mas, para além da afinidade, o produtor Rodrigo Suricato trabalhou com rigor dentro das linguagens musicais associadas a Raul. “Tentei aproximar os artistas da sonoridade que o Raul gostava. Não exatamente a dos discos dele, mas a do universo aspiracional do Raul, com country, blues, rock e folk. Trouxe essa paleta de cores, que tem intercessões com o universo dos artistas escolhidos”, conta Suricato.

Ele tocou as guitarras, comandando nas bases um trio formado por músicos admirados na cena de blues do Rio de Janeiro: Márcio Loureiro no contrabaixo e André Carvalho na bateria. Não poderia faltar, porém, um reforço legendário: Rick Ferreira, o fiel escudeiro de Raul, emprestando seu incomparável domínio da linguagem country rock na pedal steel, na guitarra e no mandolim, na faixa “Metamorfose Ambulante”, cantada por Ana Cañas, o lead single que antecedeu o lançamento de “Raul 80”. “Esse projeto tinha que ter o Rick, por tudo que ele representa. A pedal steel é um instrumento dificílimo de tocar, e ele a toca como pouquíssimos”, comenta Suricato, reservando também elogios para a interpretação de Ana. “Maravilhosa. Ela conseguiu abraçar tão bem a canção.”

Íntima do repertório e com experiência em participações nos shows-tributo coletivos Baú do Raul, Ana Cañas conta: “Eu gravei uns três takes e foi isso. Acho que foi tranquilo pela relação que eu tenho com a música, que vem lá da adolescência. Ela nunca saiu de dentro de mim”.

Coube a Chico Chico, 32 anos, o mais jovem dos intérpretes de “Raul 80”, traçar, com doses imensas de carisma e interpretação divertida, “Moleque Maravilhoso”, marcando sua filiação ao raulseixismo. “Raul é uma grande influência por tudo que representa. É um artista que ouço desde sempre. E essa música é engraçada, irônica, bem a cara dele”, conta.

Ouça aqui: http://umusicplay.lnk.to/Raul80

“Raul 80 - Um Tributo a Raul Seixas” - Uma Produção Universal Music
Dirigida por Eduardo Levy e Marcelo Paiva (vídeo) e Rodrigo Suricato (áudio)

  1. “Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás” (Raul Seixas / Paulo Coelho de Souza) - Maneva, Raul Seixas

  2. “Cowboy Fora da Lei” (Raul Seixas / Claudio Roberto) - Suricato, Raul Seixas

  3. “Metamorfose Ambulante” (Raul Seixas) - Ana Cañas, Raul Seixas

  4. “Gita” (Raul Seixas / Paulo Coelho) - Baia, Raul Seixas

  5. “Moleque Maravilhoso” (Raul Seixas / Paulo Coelho de Souza) - Chico Chico, Raul Seixas

  6. “Tente Outra Vez” (Raul Seixas / Paulo Coelho / Marcelo Motta) - BNegão, Raul Seixas

  7. “Sociedade Alternativa” (Paulo Coelho de Souza / Raul Seixas) - Maneva, Suricato, Ana Cañas, Raul Seixas, Baia, Chico Chico, BNegão


Alcione revisita a carreira em série do Instagram “A História Por Trás da Foto"

A Marrom contará histórias inéditas e trará imagens marcantes da carreira

Alcione | Foto: Vinicius Mochizuki/Divulgação

A cantora Alcione está lançando em sua página no Instagram a série “A História Por Trás da Foto”, em que revisitou registros marcantes de sua carreira.

Serão 10 vídeos curtos, sempre às quartas-feiras, com início no dia 22 de outubro (e segue até 24/12), quando a artista compartilhará imagens, momentos importantes de sua trajetória e os bastidores por trás de cada foto. Serão curiosidades, histórias inéditas; falará da infância, do início de carreira, dos casamentos, shows fora do Brasil e até do encontro com Janis Joplin. Também mostrará um pouco do "jeito Alcione de ser": o gosto pela profusão de cores, a exuberância de suas unhas e a diversidade apresentada, a cada lançamento, nos tons dos cabelos.

E, por falar nisso, vale evidenciar que o apreço pelos cuidados com a beleza são uma "herança familiar" e que sua irmã e empresária Solange Nazareth, em parceria com Luiza Helena dos Santos, artesã capilar responsável pelas madeixas de Alcione e que já assinou trabalhos com ícones como Milton Nascimento, Djavan, Elba Ramalho e Glória Maria, entre outros, incluindo a top model Naomi Campbell quando ela esteve no Brasil em 2005, acaba de abrir a "Maison Nazareth Coiffeur" na Barra da Tijuca. Onde, claro, a cantora passa a frequentar antes de seguir para cada show de sua nova turnê.

A iniciativa ("A História Por Trás da Foto”) dialoga com outra importante celebração à sua vida: a exposição “Com Amor, Alcione”, do Centro Cultural Vale Maranhão, em São Luís. A mostra, que já recebeu mais de 65 mil visitantes, reúne fotografias, documentos, objetos e registros audiovisuais que contam a história da artista maranhense. Com visitação gratuita, a exposição seguirá em cartaz até fevereiro de 2026 e pode ser acessada de qualquer lugar do Brasil por meio do tour virtual disponível no site do CCVM.

A série “A História Por Trás da Foto” estará disponível nos perfis @alcioneamarrom e @centroculturalvalemaranhao.


Aniversário e show de lançamento do DVD TUIA - 25 anos Clássicos do Rock Rural em São Paulo

Tuia | Foto: Divulgação

Com mais de 25 anos de carreira, TUIA é compositor, cantor, instrumentista e é um dos destaques da geração mais nova que segue o legado do folk Brasileiro ou Rock Rural (nome dado ao gênero na música "Casa no campo" escrita por Zé Rodrix e Tavito). No show Clássicos do Rock Rural, Tuia canta clássicos do Rock Rural, como: "Romaria" (Renato Teixeira), "Linda Juventude" (14 Bis), "Espanhola", "Sobradinho" (Sá e Guarabyra), "Casa No Campo" (Tavito, Zé Rodrix), "Senhorita" (Zé Geraldo), Vide Vida Marvada (Rolando Boldrin) entre outros grandes clássicos de Sá e Guarabyra em versões mais modernas de folk rock com a personalidade e carisma que Tuia tem no palco.

Tuia é um dos maiores nomes da música brasileira na atualidade. Versátil, ele mistura ritmos e mescla sonoridades. Tem a pegada de rock/folk, música caipira e muito mais.

Dia 24 de outubro, o cantor lança nas plataformas digitais - Caçador de Mim.
Grande intérprete, ele tem a levada de rock, pop, sertanejo e MPB.
Um repertório que faz bem aos ouvidos mais exigentes da boa música.

O repertório do show é uma homenagem aos pilares do gênero que marcou a trajetória do artista. O público poderá ouvir novas versões de canções icônicas como “Romaria” (Renato Teixeira), “Linda Juventude” (14 Bis), “Espanhola” (Sá & Guarabyra) e a emblemática “Casa no Campo” (Tavito e Zé Rodrix). “O repertório foi escolhido pela importância de cada canção dentro do gênero e pelas parcerias que tenho com esses autores mestres”, explica Tuia.

Data: 31/10/25 - Abertura da casa: 19:30h - Show: 20:30h
Endereço: Rua Guararapes, 1736 - Brooklin
https://www.sympla.com.br/evento/show-de-lancamento-do-dvd-tuia-25-anos-classicos-do-rock-rural/3158510?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com
Apresentação acontece no dia 31 de outubro, às 20h30, na Casa Rooftap, em São Paulo


Em véspera de feriado, Raça Negra, Gabi & Rapha e Yasmin Santos comandam show gratuito em São Paulo

O evento “Samba, Sertão e Festa” acontece 1º de novembro, no Parque das Árvores

Show gratuito | Foto: Divulgação

Prepare-se para um dia histórico! Dia 1 de novembro, véspera de feriado, o bairro Parque das Árvores, na Zona Sul de São Paulo, será o destino certo para quem quer curtir música de qualidade e ao ar livre. O local será palco de um mega evento gratuito e aberto ao público, reunindo grandes nomes da música brasileira no festival "Samba, Sertão e Festa". O grande destaque da programação é o icônico grupo Raça Negra. Yasmin Santos e a dupla Gabi e Rapha prometem espetáculos inéditos.

Luiz Carlos e sua banda levam a nova e emocionante turnê do Raça Negra, "Me Leva Junto Com Você”, estreada no último mês no Espaço Unimed. O grupo promete embalar o público com repertório recheado de sucessos que atravessam gerações, como “Cheia de Manias”, “Vida Cigana”, “Deus Me Livre”, “Ciúme de Você”, “Jeito Felino”, entre muitos outros clássicos que marcaram época.

Ao lado deles, sobe ao palco a dupla Gabi & Rapha, trazendo hits que conquistaram o público em todo o Brasil com sua mistura envolvente do sertanejo. Entre os sucessos confirmados no setlist estão “É Por Você Que Canto”, “Linda e Mentirosa”, “Gostoso Sentimento / O Cheiro da Maçã”, “Tenho Medo”, além de interpretações de clássicos sertanejos.

Para completar a festa, a cantora Yasmin Santos, uma das vozes mais potentes do sertanejo atual, promete emocionar com canções que já são verdadeiros hinos: “Nem a Pau”, “Saudade Nível Hard”, “Para, Pensa e Volta”, e muito mais.

O evento acontece na Avenida do Arvoreiro, próximo à Praça Deputado Ivete Vargas, na Zona Sul de São Paulo.


Teatro Sérgio Cardoso inaugura a exposição "Sérgio Cardoso – 100 anos de História", aberta para visitação gratuita do público

Créditos: @adrianoescanhuela

A exposição permanente “Sérgio Cardoso – 100 anos de histórias” está aberta à visitação no Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte. A entrada é gratuita e pode ser realizada uma hora antes dos espetáculos.

“Sérgio Cardoso - 100 anos de histórias” tem curadoria de Sylvia Cardoso Leão, filha do ator que dá nome ao teatro e que é considerado um dos maiores da história do Brasil, com grande êxito no teatro, onde viveu personagens como Hamlet, Henrique IV e Lampião, no cinema e nas telenovelas, sendo sempre protagonista. Sérgio Cardoso, que faleceu aos 47 anos, pouco antes de finalizar as gravações da novela “O Primeiro Amor”, ficou muito conhecido pelo alto nível de exigência que tinha consigo mesmo e com suas produções.

Por meio de fotos, vídeos, desenhos de cenários, anúncios de jornal, cartazes, objetos, vestuário e programas de teatro, a exposição ilustra momentos significativos da vida profissional e pessoal do ator. Uma linha do tempo mostra, ainda, as etapas mais marcantes da sua vida, em ordem cronológica, como sua estreia no Teatro do Estudante do Brasil, seu casamento com a atriz Nydia Licia, sua atuação no Teatro Brasileiro de Comédia, na Companhia Dramática Nacional e na Companhia Nydia Licia-Sérgio Cardoso, sua transformação em ídolo nacional e sua morte precoce e inesperada.

A exposição “Sérgio Cardoso - 100 anos de histórias” faz parte de uma série de homenagens que o Teatro Sérgio Cardoso presta a seu patrono no ano do centenário de seu nascimento. O teatro conta ainda com uma programação especial celebrativa, com espetáculos variados, entre os quais “Seis atores em busca de Sérgio Cardoso”, que faz uma imersão cênica na vida do ator, diretor e empresário, concebida pela Associação Paulista dos Amigos da Arte em parceria com a RIMA Coletiva.

Está, ainda, em fase de finalização, um documentário sobre a vida de Sérgio Cardoso, que cobre aspectos de sua vida pessoal e profissional, bem como seu legado para a cultura, com relatos de nomes como Sylvia Cardoso Leão (sua filha) e do ator Tony Ramos, que chegou a contracenar com Sérgio no início de sua trajetória.

“Sérgio Cardoso - 100 anos de histórias”
Teatro Sérgio Cardoso - Acesso Plateia Nydia Licia - 2° andar
Exposição permanente
A exposição fica aberta 60 minutos antes do início dos espetáculos em cartaz no teatro.
Curadoria: Sylvia Cardoso Leão - Expografia: Arkitito
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista – São Paulo

Comentários
Assista ao vídeo