Cultura - Música

Djavan lança "O Vento", segundo single de "Improviso", seu 26º álbum de estúdio

24 de Outubro de 2025

Faixa inédita na voz de Djavan, gravada originalmente por Gal Costa em 1987, chega às plataformas no dia 23 de outubro, às 18h, em homenagem póstuma à amiga e cantora

Escute: https://SMB.lnk.to/SingleOVento

No dia 23 de outubro, Djavan apresenta “O Vento”, segundo single de “Improviso, seu 26º álbum de estúdio. O disco, com lançamento confirmado para o dia 11 de  novembro, reúne 12 faixas e marca um novo capítulo na trajetória do artista que completa 50 anos de carreira em 2026.

A canção tem uma história especial: composta em parceria com Ronaldo Bastos – que assina a letra com o cantor –, O Vento foi lançada originalmente em 1987 na voz de Gal Costa. Mais de três décadas depois, Djavan registra a música pela primeira vez em sua própria discografia, trazendo uma nova leitura para a única parceria entre os dois compositores. O lançamento é também uma homenagem póstuma à amiga, celebrando a trajetória de uma das intérpretes que mais gravou canções de seu repertório (13 canções) e que manteve uma relação afetuosa e artística com o cantor alagoano ao longo de décadas.

A faixa sucede “Um Brinde”, primeiro single do álbum, que chegou em setembro acompanhado da ação inédita “Improvise com Djavan” no TikTok. A iniciativa convidou fãs a criarem versões próprias a partir de um trecho melódico, aproximando novas gerações da obra do artista.

Com arranjo delicado e atmosférico, “O Vento” ganha nova vida na interpretação de Djavan, sustentada pelo violão de Torcuato Mariano, piano e teclados de Renato Fonseca e Paulo Calasans, baixo de Marcelo Mariano, bateria de Felipe Alves e percussão de Marco Suzano. A harmonia entre os instrumentos estabelece a ambientação perfeita para versos como “Vento que bate na porta / Trazendo notícias / Que tem de alguém”, reforçando a sensação de transformação e conexão que a letra propõe.

Na parte visual de “Improviso”, Djavan reedita a parceria com Giovanni Bianco, um dos nomes mais influentes da comunicação visual contemporânea. Reconhecido por projetos marcantes no universo da música, moda e artes, Bianco foi o responsável pela direção de arte de D, seu álbum anterior. Já todo o trabalho fotográfico de Improviso é assinado pela dupla Mar+Vin (Marcos Florentino e Kelvin Yule), que se tornou referência por sua estética ousada e sofisticada. O figurino é de Claudia Kopke, cujos trabalhos incluem o longa-metragem “Ainda Estou Aqui” — vencedor de dois Oscar em 2025 — e que é referência nos segmentos de audiovisual, teatro e música.

Letra – “O Vento”Autor: Djavan (letra e música) / Ronaldo Bastos (letra)

Minha mulher, minha irmã

Minha cara metade

Da carne maçã, maçã

Minha costela-de-Adão

Meu pé de romã, romã

Vento que bate na porta

Trazendo notícias

Que tem de alguém

Vento que entorna a manhã

Do meu bem

Me leva, me leva

Vento

Bate suas asas

Voa sobre as casas

Vento

Faz o dia delirar

Traz minha morena do além-mar

Minha irmã, meu irmão

Que tem ouro na pele

Da alma pagã, pagã

Vento me ensina a tocar

A flauta de Pã, de Pã.

Ficha técnica – “O Vento”

Voz: Djavan

Bateria: Felipe Alves

Baixo: Marcelo Mariano

Violão: Torcuato Mariano

Teclado: Paulo Calasans

Piano e teclado: Renato Fonseca

Percussão: Marco Suzano (vento)

Comentários
Assista ao vídeo