Colaboradores - Tânia Voss

Viagens, estreias e lançamentos

17 de Outubro de 2025

Skyscanner revela as maiores tendências de viagem para 2026

O ano em que viajar se torna algo "pessoal"

Coletiva de imprensa no Nor | Foto: Teca Lamboglia

De escapadas literárias ao turismo de supermercado e viagens inspiradas em skincare, sete tendências apontam como será viajar em 2026. Relatório também aponta os destinos tendência e com melhor relação custo-benefício para os viajantes brasileiros no próximo ano.

O ano de 2026 será marcado por viagens mais autênticas, conectadas e transformadoras, segundo o recém-lançado Travel Trends 2026, do Skyscanner, apresentado no Brasil pela primeira vez. O estudo desenvolvido pela plataforma global de viagens analisou bilhões de buscas realizadas no site e contou com uma pesquisa global com mais de 22 mil pessoas, incluindo mil brasileiros que já planejam suas viagens para o próximo ano.

Em resumo, 2026 é o ano em que viajar se torna algo pessoal. Com o custo de vida ainda sendo prioridade para as decisões dos viajantes, as viagens do próximo ano estão sendo planejadas com propósito, moldadas por paixões, prioridades e por uma noção individual do que realmente "vale a pena". Os dados revelam as principais tendências que irão moldar o comportamento dos viajantes em 2026, abrangendo novos hábitos de consumo, preferências culturais e escolhas de destinos. Entre os destaques estão sete tendências globais que mostram como os viajantes estão redesenhando suas jornadas, além de listas dos destinos mais buscados na plataforma e dos locais com maior queda no preço das passagens aéreas (partindo de São Paulo).

A seguir, confira os principais insights voltados ao público brasileiro.

Para onde os brasileiros querem viajar em 2026

Os especialistas em viagens do Skyscanner analisaram milhares de dados e selecionaram 10 destinos que registraram os maiores aumentos nas buscas em relação ao ano anterior. "Os brasileiros estão voltando seus olhares para destinos menores e menos conhecidos, que oferecem experiências autênticas, além das atrações turísticas já consolidadas", revela Bruna Reis, especialista em voos e viagens do Skyscanner. Confira abaixo o top 10 completo.

Barretos, Brasil (+383%) – Famosa pelo rodeio e pela cultura sertaneja, Barretos vem se consolidando como um polo turístico após investimentos em infraestrutura e ações de promoção nacional e internacional.
Copiapó, Chile (+263%) – Porta de entrada para o Atacama e o Desierto Florido, fenômeno natural raro que deve ocorrer na primavera de 2026.
Assunção, Paraguai (+121%) – A capital paraguaia ganha visibilidade com novas rotas internacionais e um aumento de 53% no turismo em 2025.
Montego Bay, Jamaica (+86%) – Resort caribenho com praias, campos de golfe e vida noturna vibrante, em alta graças ao número recorde de visitantes da América Latina e à forte repercussão na mídia.
Santa Cruz, Bolívia (+86%) – Cidade tropical que combina charme colonial e vida moderna, atraindo turistas como base para explorar as missões jesuíticas, parques naturais e a rota até o Salar de Uyuni.
Oranjestad, Aruba (+72%) – Sol, mar azul e clima agradável o ano todo. O destino vem ganhando popularidade entre os brasileiros com o aumento das opções de voos diretos.
Hong Kong, China (+71%) – Metrópole vibrante de gastronomia, cultura e eventos, em alta após a flexibilização de vistos para brasileiros.
Casablanca, Marrocos (+59%) – Seus mercados coloridos e passeios pelo deserto têm atraído brasileiros depois de viralizarem no TikTok e no Instagram.
Sófia, Bulgária (+57%) – Uma forma acessível de explorar a Europa. Montanhas, cafés e uma atmosfera tranquila tornam a cidade atraente para quem busca baixo custo e autenticidade.
Tirana, Albânia (+56%) – Conhecida por suas ruas coloridas e clima festivo, ganhou fama entre brasileiros como a "nova Croácia", ainda pouco explorada.

As rotas com maior redução no preço das passagens aéreas em 2026, saindo de São Paulo

Procurando destinos interessantes que não pesem no bolso? Os especialistas do Skyscanner reuniram as tarifas aéreas que registraram as maiores quedas no preço para o próximo ano. "A redução é resultado de fatores como a abertura de novas rotas, o aumento de frequências por companhias aéreas low cost e a retomada de voos diretos, como a rota São Paulo–Porto, recentemente reativada", explica Bruna.

Assunção, Paraguai (–60%)
Caxias do Sul, Brasil (–28%)
Santa Cruz, Bolívia (–27%)
Punta Cana, República Dominicana (–26%)
Fernando de Noronha, Brasil (–22%)
Porto, Portugal (–19%)
Fortaleza, Brasil (–17%)
Recife, Brasil (–16%)
Orlando, Estados Unidos (–14%)
Ushuaia, Argentina (–13%)

Adega Nor | Foto: Divulgação

As 7 tendências que vão moldar o turismo em 2026

Glowmads (De mãos dadas com a beleza)"Em 2026, 33% dos brasileiros pretendem comprar produtos de beleza e skincare locais durante as viagens, incorporando o autocuidado à experiência de viajar", afirma Isla dos Santos, especialista em voos e viagens do Skyscanner. A tendência é comum entre todas as gerações: 35% da Geração Z e dos Millennials seguem o movimento, em comparação com 29% da Geração X e 32% dos Boomers. 41% dos entrevistados afirmam que fazem atividades relacionadas à beleza durante a viagem porque faz parte da sua prática de autocuidado, enquanto 37% querem experimentar a cultura de beleza local.

Shelf discovery (Os sabores nas prateleiras): A prática de visitar supermercados durante as viagens consolidou-se como uma forma autêntica de explorar a cultura local. 39% dos brasileiros pretendem conhecer supermercados e mercearias em suas viagens em 2026. Entre os principais motivos estão o desejo de descobrir comidas, lanches e bebidas que não existem no Brasil (48%), encontrar souvenirs acessíveis para presentear (35%) e observar o cotidiano em outros países (27%). "Os supermercados se tornaram quase atrações culturais para os viajantes, oferecendo uma amostra dos hábitos e sabores locais", analisa Isla.

Bookbound (Viagens literárias): 76% dos brasileiros já fizeram ou considerariam fazer uma viagem inspirada pela literatura. "Os livros podem influenciar a escolha dos destinos das pessoas", revela Isla. Segundo o levantamento, 46% dos brasileiros considerariam visitar um destino mencionado em um livro, 44% incluiriam livrarias ou bibliotecas famosas em seus roteiros e 38% gostariam de conhecer as cidades natais dos autores.

Destination check-in (O destino é o check-in): Para muitos viajantes, o hotel ou a pousada deixaram de ser apenas um lugar para passar a noite e se tornaram o protagonista da viagem. Os números confirmam essa transformação: 61% dos brasileiros já escolheram um destino principalmente por causa de um local onde queriam se hospedar. A tendência é ainda mais forte entre os mais jovens — 64% da Geração Z e 66% dos Millennials, em comparação com 38% dos Boomers. "Estamos vendo as acomodações saírem do pano de fundo e assumirem o centro do palco, tornando-se experiências por si só", afirma a especialista em voos e viagens do Skyscanner.

Catching flights and feelings (Conexões aéreas e humanas): 75% dos brasileiros já fizeram ou considerariam fazer uma viagem com o objetivo de conhecer novas pessoas. Segundo Isla, "os dados refletem uma mudança na forma como as pessoas viajam sozinhas. Mais do que independência, a jornada solo está se tornando também um espaço de socialização." Essa abertura é ainda mais evidente entre os mais jovens: 85% da Geração Z e 79% dos Millennials já fizeram ou considerariam esse tipo de viagem, em comparação com 63% da Geração X e 56% dos Boomers.

Altitude shift (Mudança de altitude): As montanhas serão verdadeiros refúgios em 2026. Mais do que pelos esportes radicais, elas atraem pela promessa de ar puro, silêncio e bem-estar. "87% dos brasileiros já planejam ou consideram uma viagem para regiões montanhosas no verão ou outono de 2026, o que mostra que o turismo de altitude deixou de ser um nicho e passou a conquistar um público muito mais amplo", revela Isla.

Family miles (Milhas em família): As chamadas viagens multigeracionais, que reúnem pais, filhos e avós, estão em alta. 69% dos brasileiros viajariam com familiares por prazer genuíno, enquanto 24% fariam isso para tornar as férias mais acessíveis. "Essa tendência reflete o desejo de criar memórias coletivas e fortalecer laços, mas também está relacionada a questões práticas, como o compartilhamento de custos", explica Isla. Entre os mais jovens, o movimento é ainda mais evidente: 43% da Geração Z viajou com os pais e 61% dos Millennials com seus filhos pequenos nos últimos dois anos.

Com mais de 100 milhões de usuários mensais em 30 idiomas, o Skyscanner apresenta este estudo em 19 mercados e 10 idiomas, consolidando sua posição como líder global na definição de novas formas de compreender o turismo.

Metodologia: pesquisa Travel Trends 2026 – Brasil, realizada entre 10 e 16 de julho, com 1.000 brasileiros adultos que planejam viajar em 2026.

O Skyscanner é um dos principais aplicativos de viagens do mundo, ajudando viajantes a planejar e reservar suas viagens com facilidade e confiança. Todos os meses, o Skyscanner conecta milhões de viajantes em 52 países e 32 idiomas a mais de 1.200 parceiros confiáveis, permitindo que encontrem as melhores opções de voos, hospedagens e aluguel de carros.

Fundado em 2003, o Skyscanner possui escritórios na Europa, na Ásia-Pacífico e na América do Norte, onde desenvolve inovações centradas no viajante, com base em dados e insights. Utilizando tecnologias avançadas, o Skyscanner simplifica as complexidades do setor e oferece soluções honestas e transparentes, analisando mais de 80 bilhões de preços por dia para garantir que os viajantes tenham, em um só lugar, acesso às melhores opções disponíveis.


Encontro de gigantes para o carnaval 2026

Um verdadeiro encontro de gigantes do samba junto ao presidente do grupo Tom Brasil, Christian Tedesco, aconteceu no último dia 09 de outubro, no Tokio Marine Hall com a presença da imprensa para coletiva

Coletiva com diretorias no Tokio | Foto: Teca Lamboglia

Angelina Basílio, Presidente da Rosas de Ouro, Solange Cruz Bichara Rezende, Presidente da Mocidade Alegre, Rinaldo José de Andrade ("Mantega"), Presidente da Nenê de Vila Matilde e Alexandre Domenico Pereira (Alê), presidente da Gaviões da Fiel dividiram a mesa da casa de shows mais famosa do Brasil.

Estavam presentes Thobias da Vai Vai e sua esposa Lisete, as rainhas de bateria das Escolas de Samba presentes, entre outros.

Após a entrevista um pocket show da Gaviões da Fiel, oferecendo uma amostra da energia contagiante que estará presente no palco durante o projeto.

Todos caíram no samba e saborearam uma super feijoada para comemorar o evento.

A saborosa feijoada tradicional e Amstel, a cerveja oficial do evento, marcou presença durante toda a programação, em uma celebração da cultura brasileira em sua essência, repleta de samba, gastronomia e confraternização.

O objetivo do Projeto é que sirva de exemplo para atrair mais patrocinadores e demais escolas.

O valor arrecadado dos shows será doado às escolas e comunidades para maior incentivo da nossa cultura. Afinal, o samba é do povo.

Nos dias 16, 24 e 30 de janeiro e 6 de fevereiro, o projeto reúne Gaviões da Fiel, Grande Rio, Mocidade Alegre, Nenê de Vila Matilde, Portela, Rosas de Ouro, Salgueiro, Vila Isabel, além de convidados especiais.


Tim Maia - Vale Tudo, da Del Claro Produções, está com ingressos à venda

Grande celebração ao legado do artista volta ao teatro em montagem renovada. Com linguagem moderna, promete levar ao Claro MAIS SP um lindo espetáculo em homenagem ao maior artista soul que o Brasil já teve

Thór Junior no papel de Tim Maia | Foto: Stephan Solon/Divulgação

Tim Maia, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos será homenageado no Teatro Claro MAIS SP, em nova temporada de Tim Maia - Vale Tudo - o musical, espetáculo com roteiro de Nelson Motta e baseado no livro "Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia". Os ingressos podem ser adquiridos pela Uhuu!.

A nova montagem é apresentada pela BB Seguros e tem patrocínio da Livelo, maior empresa de recompensas do país. A produção fica a cargo de Del Claro Produções, Grupo Live e Carmelo Maia. A co-produção é da Seroma Produções E Edições Ltda. e Vitória Régia Discos Ltda. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A primeira montagem da peça, de 2012, conquistou público e crítica, tornando-se um dos maiores sucessos do teatro musical brasileiro. Com linguagem moderna e dinâmica, a nova versão promete emocionar e transformar o palco em uma grande festa permeada por 20 hits de Tim Maia. Fãs de longa data e da nova geração poderão celebrar o legado do artista com músicas como "Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)""Azul da Cor do Mar""Vale Tudo""Gostava Tanto de Você""Acenda o Farol" e tantos outros hits.

"Estou imensamente feliz em anunciar o retorno do musical sobre a vida do meu pai. O espetáculo volta em montagem renovada, mas a alma se manterá a mesma. Fazer parte dessa produção é muito mais do que um trabalho, é uma missão. Mesmo sem meu pai fisicamente entre nós, sua musicalidade, genialidade, sua história e sua força seguem vivíssimas entre nós. Tenho o máximo respeito pelo legado que me foi confiado e o administro com o coração, fidelidade e muita seriedade. Esse musical é para ele e feito para vocês", declara Carmelo Maia.

"Estamos felizes em apoiar o musical que celebra a vida e a obra de Tim Maia, um dos maiores ícones da música brasileira. A Livelo acredita que um Brasil melhor se constrói com investimento em pessoas e na valorização da cultura. Esse patrocínio reforça nosso compromisso com a democratização do acesso à arte e com o fortalecimento da cena artística nacional", destaca Henrique Duda, Chief Marketing Officer da Livelo.

Tim Maia - Vale Tudo - o musical percorre a trajetória de Tim Maia, desde a juventude no Rio de Janeiro até a consagração como um dos maiores nomes da música brasileira. Baseada no livro homônimo de Nelson Motta e com curadoria de Carmelo Maia, a peça percorre a trajetória de Tim Maia desde a juventude no Rio de Janeiro, às amizades com artistas do calibre de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Elis Regina, Jorge Ben etc, até a consagração como um dos maiores nomes da música brasileira.

Além do texto de Nelson Motta, a nova montagem conta com direção musical de Carlos Bauzys e Diego Salles, direção geral de Pedro Brício e produção geral de Adriana Del Claro, que com a Del Claro Produções se destacou no cenário do teatro musical brasileiro em produções de sucesso, como "Chaves – Um Tributo Musical""Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812""Sweeney Todd – O Cruel Barbeiro da Rua Fleet""Bonnie & Clyde" e "Rocky".

Temporada: 16 de outubro a 21 de dezembro de 2025
Local: Teatro Claro MAIS SP – Shopping Vila Olímpia - R. Olimpíadas, 360 - Vila Olímpia, São Paulo - SP, 04551-000
Capacidade: 801 lugares
Bilheteria física – sem taxa de serviço
Teatro Claro MAIS SP (Shopping Vila Olímpia)
De 2ª a sábado, das 10h às 22h - Domingos e feriados das 12h às 20h


Ana Carolina abre nova data da turnê "25 Anas" em São Paulo

Ana Carolina | Foto: Divulgação

2025 é realmente especial para Ana Carolina. Celebrando 25 anos de uma das trajetórias mais marcantes da Música Popular Brasileira, a multiartista que dá voz a sucessos que atravessam gerações chega com uma série de novidades. Após lançar "Ainda Já", seu mais novo EP, e rodar todo o Brasil, com a sua turnê "25 Anas", a cantora retorna a São Paulo, para mais dois shows, que acontecem dias 30 e 31 de outubro, em uma das casas mais tradicionais do país, o Tokio Marine Hall.

Dirigida por Jorge Fajalla (do sucesso "Ana Canta Cássia") e produzida pela Global Music, a turnê "25 Anas" tem como proposta do espetáculo a fusão simbólica de versos de dois de seus clássicos: "O tempo faz tudo valer a pena e nem o erro é desperdício", de "O Avesso dos Ponteiros", e "Se precisar de alguma coisa / vá lá no meu armazém / Tem de tudo, quase tudo tem", de "Armazém". Juntas, essas frases ecoam a essência da nova produção — uma celebração da carreira plural e multifacetada da artista. No show, assim como em toda sua trajetória, cabem harmoniosamente 25 (ou talvez mais) Anas, seja aquela dos grandes sucessos, das mais variadas sonoridades e, claro, do olhar atento sobre seu tempo e seu futuro.


Trio Italiano Il Volo volta ao Brasil em março de 2026 para mais uma série de shows

Sucesso absoluto com sua turnê LIVE IN CONCERT 2025, que teve ingressos esgotados em todas as apresentações pelo Brasil, o trio italiano IL VOLO anuncia novas datas atendendo ao carinho e aos inúmeros pedidos de seus fãs.

Il Volo | Foto: Divulgação

Emocionando multidões ao redor do mundo com seu talento e carisma, Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble, voltam a São Paulo em 2026 para mais uma série de apresentações exclusivas. Os shows acontecerão nos dias 19, 20 e 21 de março, na Vibra São Paulo, reforçando a conexão única entre o grupo e os fãs brasileiros.

A pré-venda para as novas datas da turnê LIVE IN CONCERT, inicia-se às 12:00 horas do dia 08 de outubro de 2025, para Sócios Ouro Clube Shows e para membros do Fã Clube Oficial Il Volo.

Já a venda geral estará disponível a partir do dia 09 de outubro de 2025 às 12:00 horas, através do site da ticketeria oficial www.ticket360.com.br.

Nessa extraordinária turnê, que vem conquistando plateias em todo o mundo, o trio reafirma sua posição entre os grandes nomes da música internacional na atualidade. Após o marcante convite para participar do prestigiado espetáculo de Andrea Bocelli no The Kia Forum, em Los Angeles, onde dividiram o palco com renomados artistas, e de uma consagrada turnê europeia que registrou ingressos esgotados em todas as cidades, o IL VOLO segue consolidando sua trajetória de sucesso global.

Datas: 19, 20 e 21 de março de 2026
Horário: 21h30
Abertura da casa: 2 horas antes do espetáculo
Local: Vibra São Paulo - Endereço: Av. das Nações Unidas, 17955
Ingressos: www.ticket360.com.br
Classificação etária: 18 anos


Chico Lobo, um dos melhores violeiros do mundo, mergulha no interior do Brasil e lança Sertão, seu 35º álbum pela Kuarup

Disco tem participações especiais de Edu Lobo, Vitor Ramil, Jackson Antunes, Adriana Farias, Amazan, do músico português Rafael Carvalho e de Leonito e Xonadão da Sanfona, membros do Trio Parada Dura.

Chico Lobo | Foto: Divulgação

Chico Lobo escuta muito que o sertão acabou e com ele, valores profundamente enraizados no Brasil profundo. Não dá para negar o grande êxodo rural, o processo de aculturação, a falta de identidade e o esfacelamento dos sentimentos de pertencimento, resultados de uma modernidade impiedosa. No entanto, o violeiro diz com firmeza, se engana quem acredita nisso. O sertão continua vivo, místico, dentro e fora de nós, metafísico. A agricultura familiar ganha força, a agroecologia vem ensinar novas práticas, a cultura de mutirão, de reavivamento, de resistência persiste. As festas e folguedos, comandados por tantos mestres, estão mais vivas do que nunca, e a viola é redescoberta. Reação à globalização? Talvez. Chico sempre buscou no sertão o entendimento para se conhecer melhor, para entender os sentimentos, de amor, fé, amizade, cumpadricidade, ações de mutirão e o sentimento de pertencimento. E chega à conclusão, de que o mundo de hoje, com seus grandes centros urbanos, doentes pelo individualismo e pela busca desvairada pelo "se dar bem", precisam do sertão em seus corações.

O músico mineiro traz o sertão que conheceu, lendo Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, ouvindo a música caipira, sertaneja e sobretudo os sertões que conheceu por ter a oportunidade de percorrer tantos grotões de Minas Gerais e de um Brasil profundo. E assim conhecer tantos mestres, os modos de vida, os fazeres e o amor à terra. Ele se cerca nesse trabalho, mais uma vez, do parceiro e irmão o grande produtor musical Ricardo Gomes, responsável por arranjos e por comandar com alegria e sensibilidade a equipe de músicos, que estão no seu cotidiano como Léo Pires na bateria, Marcelo Fonseca no violino e cordas e outros, que foram se achegando, como o percussionista Diego Panda, o acordeonista Duduzinho, o celista Sérgio Rabelo, os vocais de Gi Saldanha e violão de sete cordas de Rafael Schimidt.

Chico Lobo tem convidados muito especiais nesse álbum, começando por Edu Lobo, um mestre que, não ensaca seu violão e continua firme, sendo referência da música brasileira, Vitor Ramil que vem dos pampas do sul um outro sertão, o Trio Parada Dura, que tanto ouviu com seu pai, o ator e cantor Jackson Antunes, que sai de Janaúba, norte de Minas Gerais, para ganhar o Brasil, o forrozeiro Amazan, que vem de Campina Grande, na Paraíba, a grande violeira Adriana Farias e o estudioso e tocador de viola dos Açores, em Portugal, Rafael Carvalho. Chico é movido pelas parcerias, isso alimenta o músico e assim destaca parceiros especiais de composição nesse álbum como Thales Martinez, Wander Lourenço, Makely Ka e Vitor Ramil.

"Lançar agora em 2025 o álbum produzido pela gravadora Kuarup, que completou 48 anos de existência e resistência cultural, é fundamental para mim, por reconhecer a importância da Kuarup, no cenário da música brasileira". "Eu que há mais de 40 anos, canto esse Brasil profundo, nos braços de minha viola, apresento a vocês o meu Sertão", declara Chico Lobo, feliz por mais este lançamento.

Comentários
Assista ao vídeo