Luiz Sérgio Person começou como assistente de direção |
Sérgio Person era paulista e entrou para o cinema primeiro como assistente de direção e depois como roteirista. Até que em 1957, com apenas 21 anos de idade, estreou na direção com a comédia “Um Marido Barra Limpa”, estrelada pelo também novato humorista Ronald Golias.
Apaixonado pela sétima arte, Person vai estudar cinema na Itália onde se torna assistente do premiado Luigi Zampa e realiza alguns curta-metragens. Ele volta ao Brasil em 1963 e realiza então o seu filme mais elogiado pela crítica: “São Paulo S.A”, um clássico do cinema nacional estrelado por Walmor Chagas, Eva Wilma e Otelo Zeloni.
Luiz Sérgio Person filmando São Paulo S.A. na década de 60 |
Ao mesmo tempo em dirige alguns teleteatros na TV Tupi, Luiz Sérgio Person se dedica ao terceiro filme, o mais premiado de todos eles, que foi “O Caso dos Irmãos Naves” com um grandioso elenco onde se destacavam Raul Cortez, Juca de Oliveira, Anselmo Duarte e Lélia Abramo. O filme traça um paralelo entre o Estado Novo e a ditadura militar de 1964.
Ele se une a dois outros jovens cineastas, José Mojica Marins e Ozualdo Candeias para criar “Trilogia do Terror” em 1968, um filme de episódios e logo em seguida volta às comédias com “Panca de Valente”, estrelado por Tony Vieira, Marlene França e Chico Martins.
São Paulo S.A. tinha Walmor Chagas e Eva Wilma no elenco |
Com Glauco Mirko Laurelli, que havia estudado cinema também na Itália, Person cria a Lauper Filmes e produz um dos grandes sucessos dos anos 1970, o filme “A Moreninha”, estrelado por Sonia Braga e David Cardoso. Com o sucesso do filme, Person investe em uma comedia que seria um sucesso de bilheteria e lhe daria o prêmio de melhor diretor pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Era “Cassy Jones, o Magnífico Sedutor” com Paulo José e Sandra Bréa.
O cartaz do filme que foi muito elogiado pela crítica |
Consagrado como diretor de cinema, Person resolveu investir no teatro e adquiriu o Auditório Augusta, em São Paulo, junto com Glauco Laurelli, onde dirigiu peças importantes como “El Grande de Coca-Cola”; “Entre Quatro Paredes” e “Orquestra de Senhoritas”, essa última com Paulo Goulart e Ney Latorraca encabeçando grande elenco.
O grande diretor estava há um mês de completar 40 anos quando sofreu um grave acidente de carro na rodovia Régis Bittencourt, quando o veículo que dirigia bateu de frente com um ônibus.
O Caso dos Irmãos Naves reunia Raul Cortez e Juca de Oliveira |
Terminava ali a vitoriosa carreira de um grande diretor de cinema e de teatro, mas sua arte continua por meio de suas duas filhas, ambas apresentadoras e atrizes: Marina e Domingas Person.