Cultura - Teatro

“Édipo De Novo?” estreia nova temporada em Ipanema fazendo graça com a desgraça

7 de Outubro de 2025

Versão cômica de Édipo Rei retorna à Ipanema em outubro, após primeira temporada de sucesso

Créditos: Pedro Nicoll

Depois do sucesso da temporada de estreia, em agosto, a comédia “Édipo De Novo?” volta aos palcos do Teatro Cândido Mendes, em Ipanema (RJ), de 12 até 26 de outubro, com sessões aos domingos às 20h. Escrita em 427 a.C., por Sófocles, a peça, habitual no circuito teatral de qualquer lugar do mundo, mostra que, mesmo depois de mais dois mil anos, ainda tem relevância, devido a genialidade do dramaturgo grego.

A peça repassa a história desde a tenra idade de Laio, pai do personagem principal, quando teve um caso proibido com o jovem Crísipo - resultando na praga que recai em Édipo - até a derrocada do personagem título, quando é expulso de Tebas, recebendo o auxílio de sua filha Antígona. Todo o elenco, formado por Aline Cruz, Fabio Làura, Felipe Pêpe e Laurent Janod, é narrador e personagem deste enredo, contado de uma forma que alterne uma linguagem mais moderna e o texto clássico de Sófocles, que tem adaptação e direção de Thiago Bomilcar Braga.

“Além de “Édipo” ser um clássico muito conhecido, sempre presente no circuito teatral, a história traz uma diversidade de acontecimentos que mantem o interesse do público e proporciona brincar com o gênero e todas as peculiaridades da trama”, conta o diretor.

SINOPSE: “Édipo De Novo?” se utiliza da farsa para contar a clássica história grega, mas se inspira nas sátiras e críticas do teatro de revista, no deboche afiado do teatro besteirol carioca, na interpretação exagerada dos melodramas latinos e na agilidade e improviso dos grupos mambembes. Para quem nunca entendeu essa história porque acha que estão falando grego ou que é tudo complexo demais, este é o tipo de espetáculo que aproxima o público das grandes obras, mostrando que o drama humano também pode ser visto com um sorriso no rosto.

A peça não segue a cartilha trágica, mas se mantém fiel a toda a história, com seus grandes dramas, mistérios, misticismo, maldições, traições, iras, brigas, rivalidades, seres mitológicos e uma das maiores reviravoltas de todos os tempos. Deve ser acessada, relida e, se possível, bem compreendida.

“A montagem surgiu como o resultado bem sucedido de um espetáculo que fizemos a partir de um processo de estudo, em 2022. Criar humor em cima da mais clássica tragédia grega deixou a história de Sófocles mais palatável e acessível para quem nunca tinha assistido”, ressalta Thiago.

Usando do teatro de improviso, a história do mito grego é contada com uma linguagem acessível e sempre com temáticas atuais.

“Toda semana nos reunimos antes do espetáculo para entender o que tem bombando nas redes sociais e noticiários. A partir disso, vemos o que encaixa melhor na história e acrescentamos em forma de piadas, gags ou sátiras”, explica o diretor.

O diretor ainda fala sobre o novo momento do espetáculo e do que o público pode esperar dessa nova temporada carioca.

“Acho que estamos ainda mais afiados, entendendo o que funciona e o que não funciona no espetáculo. Incorporar situações atuais da política nacional nas cenas tem sido um acerto e estaremos ainda mais atentos para criar humor a partir disso”, completa.

Os ingressos para “Édipo De Novo?” estão à venda pelo https://bileto.sympla.com.br/event/108809?share_id=1-copiarlink

Instagram oficial https://www.instagram.com/edipodenovo/

“ÉDIPO DE NOVO?”

Temporada: De 12 a 26 de outubro

Teatro Cândido Mendes

Endereço: Rua Joana Angélica 63 – Ipanema

Dias: Domingos

Horário: 20h

Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia entrada)

Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/108809?share_id=1-copiarlink

Classificação: 16 anos

Duração: 70min

FICHA TÉCNICA

Texto original: Sófocles

Adaptação e direção: Thiago Bomilcar Braga

Assistente de direção: Fabio Làura

Elenco: Aline Cruz, Fabio Làura, Felipe Pêpe e Laurent Janod

Cenário: Aline Villa

Figurino: Fabio Làura

Iluminação: Alexandre Farias

Trilha sonora: Thiago Bomilcar Braga

Arte: Gabriel Trompowsky

Produção executiva: Amanda Loretti

Idealização: Thiago Bomilcar Braga

Assessoria de imprensa: MercadoCom (Ribamar Filho e João Agner)

Comentários
Assista ao vídeo