![]() |
O espetáculo nasceu da peça “De Bar em Bar”, escrita pelo próprio Rogério Corrêa, que reúne os monólogos de quatro personagens que viveram no governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello (1990-1992) quando, além da grande crise econômica e política, o país enfrentava o auge da epidemia de HIV/AIDS.
Boy é a versão expandida da história de um desses personagens, o michê Fernando. “Eu sentia que a história dele não cabia na peça.
Ele não só descreve essa época do ponto de vista das pessoas LGBTQIA+, como viveu muito intensamente nesse período. Ele perdeu muitos amigos e viu a AIDS surgir logo depois da enorme liberação sexual, política e cultural que aconteceu depois do fim da ditadura militar”, conta Corrêa.
A trama conta a história de um garoto de programa que trabalhava como michê em uma sauna gay desde os anos do governo Collor, tendo se relacionado até com figuras importantes da política.
Em 2022, no aniversário de 30 anos do impeachment do presidente Collor, ele está no bar da sua sauna e relembra como aqueles anos impactaram a sua vida. O protagonista evoca várias memórias, entre elas a epidemia de HIV/AIDS e as pessoas queridas que perderam a vida para a doença.
“Quando fiz a peça nos anos 80, aprendi muito sobre a AIDS, porque tínhamos aulas e conversas com muitos cientistas e pesquisadores. Na época, sabia-se muito pouco sobre a doença e ainda se falava que a comunidade LGBTQIA+ era um grupo de risco, o que gerava muitos estigmas. Então, aprendemos que deveríamos falar, na verdade, sobre comportamento de risco e passamos a entender que qualquer pessoa, independentemente da orientação sexual, pode entrar em contato com o vírus”, afirma Bernat. O diretor ainda conta que a encenação vai se basear na simplicidade.
Gil vai transitar livremente pelo espaço, como se estivesse mesmo no bar da sauna gay. A proposta baseia-se na relação de proximidade com a plateia, de conversar, trocar ideias e contar histórias. Tenho desenvolvido em vários trabalhos que dirigi recentemente essa pesquisa em cima do épico e do narrativo, com influência do grande griot africano Sotigui Kouyaté, um mestre para mim. Claro que o dramático também aparece, mas queremos esse diálogo com o público”, explica.
Sinopse
BOY apresenta a história de um garoto de programa que viveu no Rio de Janeiro durante os anos do governo de Fernando Collor. Em 2022, no aniversário de 30 anos do impeachment do Collor, ele está no bar da sua sauna gay e relembra como aqueles anos impactaram a sua vida. O protagonista pinta o retrato de uma época de grandes mudanças para o país: a epidemia da AIDS, o fim da ditadura e o começo da nova república.
Ficha Técnica
Interpretação: Gil Hernández
Dramaturgia: Rogério Corrêa
Direção Artística: Isaac Bernat
Luz: Aurélio de Simoni
Trilha Sonora: Charles Kahn
Produção executiva: Leonardo Gall
Fotos e Vídeo: Leekyung Kim
Identidade Visual e Midias Sociais: Rafael dos Santos
Assessoria de Comunicação: Davi Brandão
Palestrantes convidados: À convidar
Produção e Realização: Los Medanos Produções Culturais LTDA
Produção São Paulo e Tournée – Gerardo Franco
SERVIÇO
SHOPPING WEST PLAZA
TEATRO WEST PLAZA – SALA NICETE BRUNO
DE 4 A 26 DE OUTUBRO – SÁBADOS E DOMINGOS AS 20H30
Praça de Alimentação, Shopping West Plaza - Bloco B - Av. Antártica, 408 - Terceiro Piso - Água Branca, São Paulo - SP, 05003-900
Ingressos a venda