Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do RN, festival celebra 27 anos com edição histórica que reforça a importância do rap na música brasileira
![]() |
Créditos: Dimitrow |
O Festival MADA – Música Alimento da Alma confirma uma das notícias mais aguardadas pelo público: Mano Brown integra o lineup da 27ª edição, marcada para os dias 17 e 18 de outubro de 2025, na Arena das Dunas, em Natal (RN). Ícone da música brasileira e fundador dos Racionais MC’s, Brown marca presença em um festival que, ao longo da última década, consolidou sua relação com o rap e a cena urbana.
“A chegada de Mano Brown no MADA coroa e afirma de vez a importância da cena rap para o festival. Essa relevância pode ser observada ao longo da última década, em que o MADA recebeu artistas como Flora Matos, Criolo, Karol Conká, Emicida, Duquesa, Djonga, Tasha e Tracie, FBC e Ebony. A importância do Mano Brown para o rap é reconhecida mundialmente e ficamos muito entusiasmados em receber um dos fundadores de um dos grupos mais importantes da música brasileira, os Racionais”, afirma Pedro Barreira, curador do MADA.
Além de Mano Brown, outros nomes do rap se apresentam no festival, como Don L, FEBEM, Edgar, AFREEKASSIA e O Cheiro do Queijo, reforçando tanto a diversidade quanto a força criativa da cena nacional contemporânea.
Outra novidade que agita a edição é a divulgação da programação completa do Baile da Amada, espaço que se consolidou como um verdadeiro “festival dentro do festival”, com curadoria própria dedicada à cena eletrônica e urbana contemporânea. Criado em 2023, o Baile retorna em 2025 com performances que atravessam a madrugada e ampliam ainda mais a pluralidade artística do MADA.
Entre os demais nomes já confirmados no MADA 2025 estão BaianaSystem, Liniker, Marina Sena, Boogarins, Rachel Reis, Melly, Dominguinho - encontro inédito entre João Gomes, Mestrinho e Jota Pê - e Guto Brant, além de outras atrações que serão anunciadas em breve.
Com quase três décadas de história, o MADA se consolidou como um dos grandes palcos da música brasileira, reunindo encontros inéditos, revelando novos talentos e celebrando diferentes gerações. Em 2024, o festival reuniu 34 mil pessoas na Arena das Dunas, alcançou mais de 60 milhões de espectadores com transmissões ao vivo pela TV e plataformas digitais, impactou 8 milhões de pessoas nas redes sociais e movimentou R$ 18 milhões na economia local.